Atualizado em 05-08-2022

por Equipe Santander

Você já deve ter ouvido falar que muitas pessoas no Brasil estão inadimplentes. O que será que isso quer dizer? Que elas têm dívidas? Pois é, o significado de inadimplente e endividado são diferentes e, neste texto, vamos entender cada um deles, além de saber o que fazer, caso você se encontre em situação parecida.

O que são dívidas? E o que significa estar endividado?

Resumidamente, as dívidas são os compromissos financeiros que você terá que pagar nos próximos dias, meses e anos. Para facilitar, vamos pensar em um exemplo. Se você fez um financiamento para comprar um novo apartamento e terá que pagar parcelas mensais por 5 anos, essa obrigação significa que você assumiu uma dívida com o banco.

Ou seja, pelos próximos 5 anos, você tem dívidas a pagar, você assumiu um endividamento.

O que é inadimplência?

Por outro lado, a inadimplência é o descumprimento dessa obrigação. Sabe o financiamento que citamos no exemplo? Se, por qualquer que seja o motivo, você se perder nas finanças e não conseguir pagar as parcelas, você estará inadimplente.

É por isso que um planejamento financeiro é tão importante, pois se você se comprometer com muitas dívidas nos próximos meses e a sua renda não der conta de arcar com os compromissos, a inadimplência estará bem na sua frente.

Estou inadimplente ou endividado?

Como resultado, se você tem parcelas para pagar nos próximos meses, você está endividado. Se por algum motivo não conseguir pagar as parcelas, estará inadimplente.

Como sair das dívidas

Se você acumulou muitas dívidas nos últimos anos e a inadimplência é questão de tempo, é provável que você esteja sofrendo pela falta de planejamento financeiro.

Preparamos algumas dicas para que você consiga pagar as dívidas em dia e não fique no vermelho.

Defina prioridades para pagar suas dívidas

Caso você entre em um buraco financeiro e não consiga pagar mais de uma dívida, é a hora de planejar o que fazer, de identificar as dívidas que merecem prioridade. Nesta hora, é essencial dar preferências para as dívidas que estejam atreladas aos seus bens próprios como casa ou carro para evitar perdê-los. Caso não possua, comece pelas dívidas que possuem a taxa e juros mais altos.

Veja o que você pode fazer para regularizar suas dívidas e limpar seu nome.

O que é o Score de crédito e como ele é calculado?

Se você acumula muitas dívidas e não consegue arcar com essas cobranças, o seu Score pode ser prejudicado, dificultando também as suas chances de conseguir crédito, caso precise de um empréstimo, por exemplo.

Um dos indicadores utilizados para conseguir crédito é o score, ele traça um perfil financeiro, baseado em suas compras, dívidas e empréstimos. A pontuação vai de 0 até 1000 pontos, indicando as chances de atrasos e de não pagamento de contas.

Estude a possibilidade de renegociar as dívidas

Se você se meteu em dívidas que não consegue pagar, talvez a solução seja a renegociação. Ou seja, é possível encontrar parcelas que cabem no seu bolso e taxas mais atrativas. O processo de renegociar, inclusive, pode ser feito todo pelo celular.

 

Quero renegociar