DAS MEI 2026: confira as atualizações de valores, impostos e prazos 

Por Equipe Santander • 27 Fevereiro, 2023 • 5 min Leitura

Mei
Conta Corrente Pj

Compartilhe nas redes sociais

Entenda como o reajuste do salário mínimo altera a sua contribuição mensal, veja os prazos do calendário fiscal e evite multas no seu CNPJ.


O valor MEI 2026 é uma informação importante para quem atua como Microempreendedor Individual e precisa manter o CNPJ regular. Isso porque a contribuição mensal do MEI, paga por meio do DAS, acompanha o salário mínimo vigente e pode mudar no início do ano. 



Além disso, acompanhar as mudanças MEI 2026 ajuda você a se organizar melhor, evitar atrasos e manter o acesso aos benefícios previdenciários previstos para a categoria. Por isso, vale conferir os novos valores, os prazos de pagamento e as obrigações anuais. 



Neste artigo, você vai entender o que é a contribuição do MEI, quanto o MEI vai pagar de imposto em 2026, quais são os valores por atividade, os principais prazos do calendário fiscal, as multas por atraso e como pagar a contribuição mensal. 



O que é a contribuição do MEI? 



A contribuição mensal do MEI é paga por meio do DAS, o Documento de Arrecadação do Simples Nacional. Esse boleto reúne, em uma única guia, a contribuição previdenciária e os impostos devidos conforme a atividade exercida. 



Na prática, pagar a contribuição MEI em dia ajuda a manter o CNPJ regular e garante acesso a benefícios do INSS, desde que os requisitos legais sejam cumpridos. Entre eles, estão: 



  • Aposentadoria por idade; 



  •  Aposentadoria por invalidez; 



  • Auxílio-doença;  



  • Auxílio por incapacidade temporária; 



  • Salário-maternidade; 



  • Pensão por morte para dependentes. 



Além disso, o pagamento do DAS facilita a organização tributária do microempreendedor, já que os valores são fixos mensais, de acordo com a categoria de atividade cadastrada no CNPJ. 



Quanto o MEI vai pagar de imposto em 2026? 



O valor MEI 2026 muda porque a contribuição previdenciária do Microempreendedor Individual corresponde, em regra, a 5% do salário mínimo. Considerando o salário mínimo de R$1.621,00 para 2026, a contribuição base fica em R$81,05. 



No entanto, esse não é necessariamente o valor final do DAS. Isso porque também podem ser somados impostos estaduais e municipais, conforme a atividade exercida. Confira: 



  • R$ 1,00 de ICMS para comércio ou indústria; 



  • R$ 5,00 de ISS para prestação de serviços; 



  • R$1,00 de ICMS + R$5,00 de ISS para atividades mistas. 



Dessa forma, os valores do MEI 2026 variam conforme o tipo de atividade do CNPJ. Para o MEI Caminhoneiro, a contribuição segue regra específica e tem valor maior, conforme a categoria de transporte. 



Tabela de valores do MEI 2026 por atividade 



Para facilitar a consulta, veja abaixo a tabela com os principais valores do DAS-MEI em 2026: 



Atividade do CNPJ 

Como é calculado o imposto 

Valor Total do DAS em 2026 

Comércio ou Indústria 

R$ 81,05 de INSS + R$ 1,00 de ICMS 

R$ 82,05 

Prestação de Serviços 

R$ 81,05 de INSS + R$ 5,00 de ISS 

R$ 86,05 

Comércio e Serviços (Misto) 

R$ 81,05 de INSS + R$ 1,00 de ICMS + R$ 5,00 de ISS 

R$ 87,05 

MEI Caminhoneiro 

Varia conforme o tipo de carga e o destino 

Entre R$ 194,52 e R$ 200,52 




Portanto, antes de pagar a contribuição MEI, é importante verificar qual atividade está cadastrada no seu CNPJ. Assim, você evita dúvidas sobre o valor cobrado no DAS mensal. 



Calendário e prazos para pagar contribuição MEI 



Além de conhecer o valor MEI 2026, é essencial acompanhar os prazos de pagamento e entrega das obrigações. Afinal, atrasos podem gerar juros, multas e problemas na regularidade do CNPJ. 



Confira os principais prazos: 



  • Vencimento do DAS: a contribuição mensal do MEI deve ser paga até o dia 20 de cada mês; 



  • Regularização do Simples Nacional: empresas excluídas do regime ou com pendências devem observar os prazos oficiais de regularização; 



  • Entrega da DASN-SIMEI: a Declaração Anual do Simples Nacional do MEI, referente ao ano-calendário de 2025, deve ser enviada até 31 de maio de 2026. 



Vale lembrar que a declaração anual deve ser entregue mesmo que o MEI não tenha faturado no ano anterior. Ou seja, se o faturamento foi zero, ainda assim a obrigação permanece. 



Quais são as multas por atraso na DASN-SIMEI? 



Caso a declaração anual seja entregue fora do prazo, o valor MEI 2026 fica sujeito à multa. Por isso, é importante se organizar com antecedência e registrar corretamente o faturamento do ano anterior. 



As principais penalidades são: 



  • Multa por atraso na entrega: 2% ao mês sobre o valor dos tributos declarados, limitada a 20%; 



  • Valor mínimo da multa: R$ 50,00; 



  • Redução da multa: pode haver desconto de 50% se o pagamento for feito dentro do prazo indicado na notificação; 



  • Risco de irregularidade no CNPJ: atrasos recorrentes e falta de entrega de declarações podem gerar pendências e prejudicar o funcionamento do negócio. 




Além disso, deixar de pagar o DAS por longos períodos pode dificultar o acesso a benefícios previdenciários e gerar cobrança de débitos. Portanto, manter uma rotina de controle financeiro é uma forma simples de evitar problemas. 



Como fazer o pagamento do DAS-MEI 2026? 



Para emitir o boleto do DAS-MEI, é preciso entrar no Portal do Empreendedor ou no Programa Gerador PGMEI. 



Para isso, basta acessar um dos canais abaixo: 





  • PGMEI (Programa Gerador de DAS do Microempreendedor Individual); 





Para ver o passo a passo da emissão do documento e como cadastrar o pagamento em débito automático, confira o nosso guia DAS-MEI completo. 



Depois de emitir o boleto, é só acessar o App Santander e realizar o pagamento de duas formas: 



  • Lendo o código de barras do boleto, na opção “Pagar” ou 



  • Escaneando o Código QR na área Pix do App Santander. 



Como se organizar para pagar a contribuição MEI em dia? 



Como o DAS vence todos os meses, o ideal é incluir o valor MEI 2026 no planejamento financeiro do negócio. Mesmo sendo um valor fixo, ele deve ser considerado no cálculo de custos mensais. 



Algumas práticas ajudam bastante, como: 



  • separar uma reserva mensal para impostos; 



  • anotar a data de vencimento do DAS; 



  • acompanhar o faturamento do mês; 






  • organizar documentos para a declaração anual. 



Ainda não tem conta MEI no Santander? 



Se você é MEI, contar com uma solução financeira para o seu negócio pode facilitar a rotina de pagamentos, recebimentos e organização. Com uma conta PJ, você separa melhor as finanças pessoais das finanças da empresa e ganha mais controle sobre o caixa. 



No Santander, você pode abrir sua conta de forma simples e acompanhar sua movimentação pelos canais digitais. 



Compartilhe nas redes sociais