Atualizado em 17-08-2023

por Equipe Santander

c. concepts / client-service/Bank and Counter/simple credit Copy 11

Acessibilidade

c. concepts / client-service/Bank and Counter/simple credit Copy 12
Aumentar espessura do texto A+
Aumento de espessura do texto Aa
Preto e amarelo - tema para daltônicos (WCAG 16:44:1)
Preto e branco - tema para daltônicos (WCAG 21:1)
c. concepts / client-service/Bank and Counter/simple credit Copy 11

Modo escuro

0:00

 / 

0:00

Atualmente, existem diversos tipos de seguros para proteger você, seu carro, sua casa, sua viagem e até a sua empresa dos mais diferentes tipos de imprevistos.

Um dos seguros que ainda é pouco conhecido pelo público, mas muito importante e funcional, é o Seguro Prestamista. Já ouviu falar dele? A ideia é proteger a pessoa que vai contratar um empréstimo ou financiamento.

Para se ter uma ideia, nove em cada dez brasileiros já pensaram em contratar alguma categoria de crédito ao menos uma vez na vida, segundo pesquisa da Creditas de 2023. E com a realidade financeira do Brasil, é fundamental estar preparado caso algo aconteça e você não consiga cumprir com os pagamentos.

Continue a leitura e entenda tudo sobre o Seguro Prestamista, como ele funciona, os objetivos e as vantagens de fazer o seu com o Santander. 

O que é o seguro prestamista e para que serve?

O Seguro Prestamista é um produto que garante o pagamento de prestações ou do saldo devedor da dívida caso um dos eventos previstos na apólice do seguro aconteça com quem o contratou.

Já imaginou quantas situações inesperadas podem ocorrer dentro do período de financiamento de 36 meses do seu carro?

Este seguro existe justamente para tranquilizar você e sua família quanto a essa dívida em caso de situações inesperadas. Por isso, é um recurso extremamente importante para quem faz:

Empréstimos Pessoais;

Empréstimos Consignados;

Financiamentos;

- Parcelamento de cartão de crédito.

O que o seguro pode cobrir e como acionar?

Esse tipo de resposta vai depender das condições gerais de cada produto, mas como uma visão geral, costuma-se cobrir:

- Morte por qualquer causa;

- Invalidez permanente total por acidente, para caso o cliente fique impossibilitado de forma permanente de exercer suas atividades profissionais, e consequentemente não consiga dar seguimento ao pagamento de sua dívida;

- Incapacidade física temporária por acidente, destinada para o cliente que fique impossibilitado por um determinado período de exercer suas atividades profissionais em decorrência de tratamento médico;

- E, desemprego involuntário para caso o cliente seja mandado embora de seu emprego (exceto por justa causa) na qual permaneceu por 12 meses ininterruptos e de carteira assinada.

Algumas dessas coberturas possui carência e franquia, e se você ainda não sabe o que é, vamos te explicar melhor o que significam esses termos:

Carência é um périodo estabelecido para que a cobertura seja ativada contado a partir da data de inicio de vigência do seguro. Logo, o cliente não terá direito a indenização durante este período. As coberturas de Morte e Desemprego possuem esse critério, e os períodos são informados em apólice.

Já a Franquia corresponde ao período contado a partir da data do evento coberto (sinistro), no qual o cliente não tem direito a cobertura. Ou seja, o cliente deverá esperar desde a data de ocorrência do sinistro até finalizar o prazo de franquia, para que tenha direito a indenização. As coberturas de Desemprego e Incapacidade Física Temporária por Acidente possuem esse critério, e os períodos são informados em apólice.

Atenção: em outros tipos de produtos, franquia pode ter outro significado, sendo o valor que o cliente deve arcar, na ocorrência do sinistro, para contribuir com a seguradora na hora de cobrir o evento.

E lembre-se, cada cobertura possui alguns critérios de elegibilidade e limites máximos de indenização, por isso é importante ter conhecimento do que você contratou, consultando sua apólice e condição geral do produto.

A validade do seguro prestamista será de acordo com o período do contrato do empréstimo ou financiamento, ou seja, se o seu empréstimo foi parcelado em 24 vezes, o seguro prestamista terá validade por 24 meses também. Mas, caso você liquide antecipadamente a sua dívida, o seguro é automaticamente cancelado.

Para acionar o seguro, o segurado ou algum familiar deve entrar em contato com a seguradora pelos canais disponíveis no último tópico.

Fiz um empréstimo. Preciso do Seguro Prestamista?

Se vale a pena contratar esse tipo de seguro para a sua realidade, será preciso alguns fatores, como a sua situação financeira, seu nível geral de tolerância a riscos e suas preferências pessoais.

Por exemplo, se você tem ativos limitados e a sua família precisaria se desdobrar para cobrir os pagamentos do empréstimo se algo acontecer om você, o Prestamista se torna em um investimento muito inteligente.

Mas lembre-se: o Seguro Prestamista não é obrigatório, é possível contratar um empréstimo ou financiamento sem o seguro. 

Em última análise, a decisão de adquirir um seguro prestamista é pessoal e é importante considerar cuidadosamente as suas prioridades antes de tomar uma decisão. Se possível, avalie os prós e os contras do seguro prestamista e determine se faz sentido para você.

Se quiser fazer consultas sobre o seguro ou reclamçaões, entre em contato com o Santander pelos telefones:

Central de atendimento:

4004 3535 (capitais e regiões metropolitanas)

0800 702 35 35 (demais localidades)

SAC:

0800 763 7777

Confira os seguros prestamistas do Santander para você

O Santander tem diversos produtos, cada um pensado para atender diferentes características de empréstimo e financiamentos. Nós listamos todos os seguros prestamistas a seguir:

Seguro CDC Premiado: garanta o pagamento das parcelas do seu financiamento de veículo em caso de imprevistos.

Seguro Consignado Protegido: garanta o pagamento do saldo devedor ao contratar um Crédito Consignado.

Seguro Consignado com Desemprego: garanta o pagamento do saldo devedor ao contratar um Crédito Consignado, com opção de seguro com cobertura de até R$ 9 mil em caso de desemprego.

Consórcio Proteção Premiada: seguro que garante o pagamento das parcelas do seu consórcio de carro, moto, imóvel ou caminhão, limitado ao capital segurado contratado.

Seguro CP Premiado com Desemprego: garanta o pagamento do saldo devedor do seu Crédito Pessoal.

Seguro Limite da Conta Protegido: você e a sua família tranquilos com o pagamento do saldo devedor do limite da sua conta.

Seguro Parcelado de Cartões: seguro que garante o pagamento do valor parcelado no seu cartão em caso de imprevistos.

Seguro para seu empréstimo, cartão ou consórcio: fique tranquilo para pagar as suas dívidas mesmo em caso de imprevistos.

Agora você já sabe um pouco mais sobre o Seguro Prestamista e todas as possibilidades que o Santander pode oferecer. Mas lembre-se sempre: leia a apólice e as condições gerais do produto antes de assinar qualquer contrato.

E se você estiver em busca de crédito que satisfaz as suas necessidades e dá match com a sua realidade financeira, conheça as soluções que temos a oferecer.

Quero crédito

Avalie esse artigo