Atualizado em Fri Mar 11 13:54:19 GMT-03:00 2022

por Equipe Santander

Você com certeza já deve ter recebido uma sugestão de alteração de senha em um de seus aplicativos, principalmente de acessos às redes sociais e ao banco, mas mesmo assim optou por permanecer com a mesma, porque acredita que ela seja segura e você já a tem memorizada, sem correr o risco de perdê-la.

Acontece que a notificação que você recebe pode ser um alerta de que há possibilidades de ataques de hackers tentando invadir os seus acessos. Por isso, separamos esse conteúdo para você, onde explicaremos qual a importância de trocar a sua senha periodicamente e como realizar essa operação através do aplicativo Santander.

Continue a leitura e aproveite o conteúdo!

Qual a importância da troca de senhas?

De acordo com os especialistas em segurança cibernética, devemos trocar nossas senhas periodicamente, sendo ideal o prazo de 3 em 3 meses. Mas por que essa preocupação deveria ser levada tão a sério? Nos últimos tempos, os ataques cibernéticos têm sido frequentes, principalmente a aplicativos que possuem informações pessoais dos usuários.

Segundo uma pesquisa realizada, o Brasil foi o 5° país que mais sofreu ataques cibernéticos no último ano, sendo apenas no primeiro trimestre um total de 9,1 milhões de ocorrências. Esses ataques são de diversas formas, desde acesso ao banco de dados de uma rede social até invasão aos sites do Governo Federal.

Por isso, a sugestão é de que você realize a troca de senhas no período citado anteriormente, para evitar possíveis vazamento de dados sensíveis, como número de cartão, telefone de parentes próximos a você, dados pessoais como RG e CPF e muito mais.

Além disso, é importante ressaltar que existem casos que é necessário realizar a troca da senha o mais rápido possível, como por exemplo, se você desconfiar que ela tenha sido descoberta ou se o aparelho que você realizou o acesso (computador, celular, tablet e etc.) pode ter sido invadido ou infectado por algum tipo de vírus.

Mas, a troca deverá ser realizada para uma senha forte, evitando utilizar informações pessoais para compor a sua chave, como a própria data de nascimento ou de parentes próximos, nome acompanhado de uma numeração crescente, como 1234 e etc.

Mas como colocar uma senha que seja segura?

No momento de registrar sua conta em um site é necessário fazer o registro de senha e é possível visualizar as boas práticas para você seguir e criar uma senha que seja segura. Então, no momento de registrar a sua senha, lembre-se de seguir os passos a seguir:

  • Pelo menos 8 caracteres;

  • Combine letras, números e caracteres especiais;

  • Use maiúsculas e minúsculas;

  • Não inclua informações óbvias, como seu nome ou data de nascimento;

  • Não use para outros serviços! Se uma de suas contas for comprometida, todos estarão em risco;

No caso dos acessos aos aplicativos bancários, siga os passos sugeridos pelo próprio aplicativo, pois são combinações numéricas apenas, sem a possibilidade de utilizar letras ou caracteres especiais.

Como realizar a troca da minha senha do app Santander?

Para realizar a troca da sua senha do APP Santander é bem fácil e não levará 2 minutos. Para isso, você deverá fazer o seguinte:

1. Acesso o aplicativo Santander.

2. Vá na opção “Acessar sua conta”.

3. Insira o seu CPF.

4. Clique no botão “Esqueci minha senha”.

5. Digite a senha do seu cartão e clique em “Confirmar”.

6. Após isso, você deverá criar sua nova senha, seguindo os passos do aplicativo e as boas práticas para uma senha forte.

7. Por fim, clique no botão continuar e pronto, sua senha nova estará cadastrada.

Além disso, o Santander disponibiliza para você algumas dicas de segurança, como:

  • Não aceite ajuda ou utilize celular de estranhos para acessar sua conta ou aplicativo Way

  • Não comunique sua senha para outras pessoas, afinal ela é pessoal e só pode ser utilizada pelo titular do cartão

  • Anote suas senhas em um lugar seguro, assim você não precisa memorizá-la

  • Ative o ID Santander no seu Smartphone e tenha mais segurança ao realizar transações financeiras.

Por mais que seja um pouco cansativo e visto como perda de tempo, por conta das demandas do dia a dia, é sempre importante revisar as suas senhas de acesso, para que evitar possíveis riscos a sua segurança e as de seus dados. Mas se você possui uma conta no Santander, as alterações são simples e poderão ser feitas em um curto período de tempo.

Gostou do conteúdo? Então fique ligado no nosso blog, temos conteúdos semanais perfeitos para esclarecer as suas dúvidas!

Abra Sua Conta