Santander

Dúvidas sobre Câmbio no Santander?

Aqui, você encontra as perguntas e respostas mais frequentes sobre o assunto para você ficar bem informado

O que é câmbio?

Câmbio significa a troca entre duas moedas de dois países diferentes. A diferença de valores entre uma moeda e outra gera a taxa de câmbio, que representa a diferença de valores entre uma unidade monetária de cada país. Pode-se realizar o câmbio via transferência internacional ou trocar o papel moeda em espécie.

Qual a diferença entre taxa de câmbio e tarifa?

Enquanto a taxa de câmbio é a diferença que existe entre os valores das diferentes moedas, a tarifa de câmbio é um valor cobrado pelo banco, de acordo com segmento do Cliente e serviço solicitado, para realizar uma transação que envolva troca de moedas.

O que é taxa de câmbio?

É o valor da conversão da moeda de um país para o valor da moeda de um outro País.

O que é SWIFT ou BIC?

É um código universal único para identificar uma instituição bancária. Pode ter entre 8 e 11 caracteres. Bancos podem ter mais de um código SWIFT ou BIC, dado que eles podem querer identificar uma região de atuação de forma individual. Os dois códigos exercem a mesma função.

O que é IBAN?

É um código-padrão internacional para a identificação de contas bancárias. É composto, no máximo, por 34 caracteres.

O que é ABA Routing Number?

É um código único para identificar agências bancárias dentro dos EUA. Composto por 9 dígitos.

Como eu posso saber o meu SWIFT e IBAN?

Veja aqui os dados bancários dos Santander Brasil Ou acesse: www.santander.com.br > fazer o login em sua conta > Outros Produtos > Câmbio > Código IBAN – Conta Corrente.

O que significa envio de remessa? E recebimento de remessa?

Quando um cliente tem recursos no Brasil e deseja enviá-los para o exterior, ele precisa realizar um envio de remessa. Se dentro do país a transferência de recursos de uma conta para outra se dá através de TED’s ou DOC’s, entre países isso acontece com Envio de Remessas.
Quem é o destinatário dos recursos estrangeiros, por outro lado, precisa do Recebimento de Remessa, que nada mais é do que recepcionar na conta nacional um recurso vindo de outro país.

Preciso apresentar documentos para realizar remessa internacional?

Para envio de recursos para contas de mesma titularidade e manutenção de residente no exterior não é necessário apresentar documentação. Para outras finalidades é necessário apresentar documentos comprobatórios para transações com valor superior a USD 3 mil ou o valor equivalente em outra moeda.

Como funciona a Central de Câmbio Santander?

É possível a contratação via Central de Câmbio de operações de envio e recebimento de Ordens de Pagamento do Exterior até USD100 mil (ou equivalente em outra moeda) em dias úteis das 09h às 18h.
 
 
Ligue:
 
4004 3535 (capitais e regiões metropolitanas)
 
0800 702 3535 (demais localidades)
 
0800 723 5007 (pessoas com deficiência auditiva e fala)
 
+55 11 4504 3535 (ligações realizadas do exterior)

Tem imposto para enviar ou receber dinheiro do exterior?

Dependendo do motivo que você está recebendo ou enviando um valor esta operação de câmbio pode ter imposto. Imposto de Renda: 0% a 33,33% (alíquotas variam de acordo com o motivo do envio e país do recebedor) IOF: 0,38% a 1,10% (alíquotas variam de acordo com o motivo do envio).

Como receber dinheiro do exterior?

1) Informar os dados bancários do Santander Brasil + IBAN para quem vai te enviar o valor. Você consegue compartilhar seus dados direto pelo aplicativo, basta acessar a aba de câmbio, clicar em compartilhar dados bancários, selecionar a moeda desejada e compartilhar.

2) Certificar que o dinheiro já chegou no Santander Brasil – *Receba um push no seu celular (App Santander > Menu > Configurações > Configurar notificações > Ativar as notificações de “Conta Corrente”). Você também pode consultar no aplicativo quando a ordem estiver disponível para fechamento, basta acessar a aba de câmbio e clicar em ordens recebidas, ou consulte no seu internet banking (opção Outros Produtos > Câmbio > Consultar Ordens de Pagamento).

3) Solicitar que o seu gerente habilite seu cadastro para operar câmbio.

4) Até USD 10 mil ou o equivalente em outra moeda é possível realizar o fechamento direto no aplicativo do Santander, basta acessar a aba de câmbio no aplicativo (App > Menu > Câmbio > Ordens Recebidas), e também pela Central de Atendimento (4004-3535).
*O celular tem que estar cadastrado e habilitado para receber push.

Tem limite para receber ou enviar dinheiro para o exterior?

Você poderá receber ou enviar qualquer valor desde que esteja compatível com sua capacidade financeira e você tenha documentos que comprovem a origem do recurso. Consulte seu Gerente para habilitação do produto.

Como eu sei que um dinheiro do exterior chegou para mim?

Você consegue consultar no aplicativo quando a ordem estiver disponível para fechamento, basta acessar: App Santander > Menu > Câmbio > Ordens Recebidas e conferir. Além disso, habilite seu celular para receber um push informando sobre a ordem ou consulte no seu internet banking (opção Outros Produtos > Câmbio > Consultar Ordens de Pagamento).

Em quanto tempo o recurso chega até o exterior?

Suas transferências em dólar Americano para os Estados Unidos, Euro para países Europeus em que a moeda local é o Euro e Libra Esterlina para o Reino Unido, podem chegar em até 2 horas e para as demais moedas, o prazo é de 48 horas úteis. Já para recebimento de recursos, o crédito é realizado em minutos após o fechamento da operação.

Quais os Benefícios do One Pay?

Através da ferramenta One Pay, no app Santander, é possível enviar e receber recursos para o exterior de forma rápida e com tarifa zero. Suas transferências em dólar Americano para os Estados Unidos, Euro para países Europeus em que a moeda local é o Euro e Libra Esterlina para o Reino Unido, podem chegar em até 2 horas e para as demais moedas, o prazo é de 48 horas úteis. Já para recebimento, o crédito é realizado em minutos após o fechamento da operação.

Qual o horário de funcionamento do One Pay?

A função One Pay está disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana.

Qual o valor máximo que podemos transacionar no One Pay?

O limite de envio é de até USD 10.000,00 por dia (ou equivalente em outras moedas) para transferências de Manutenção de Residentes, Estudantes ou Transferência entre Contas de mesma titularidade. Para outros motivos o valor máximo é de USD 3.000,00. No caso do recebimento, o limite é de USD 10.000,00 para manutenção de Residente e Estudante, e USD 3.000,00 para as demais naturezas.

Qual a tarifa de contratação do One Pay?

Todas as operações fechadas via One Pay são isentas de tarifa.

Qual o imposto das operações do One Pay?

O imposto varia de acordo com o motivo de cada operação. Todos os valores são apresentados na tela do celular antes do fechamento da operação.

Quais os motivos disponíveis para o envio de recursos para o exterior via One Pay?

Os motivos disponíveis para envio de recursos para o exterior no app são: disponibilidade - envio de recursos para conta de mesma titularidade, manutenção de residente e estudante, pagamento de cursos, faculdade, hotéis, tratamento de saúde e compras online.

Quais os motivos disponíveis para o recebimento de recursos via One Pay?

Os motivos disponíveis para recebimento de recursos para o exterior no app são: disponibilidade - envio de recursos para conta de mesma titularidade, manutenção de residente e estudante, publicidade, pesquisas de mercado, participações em feiras, serviços técnicos, patrimônio, salários e outras compensações, ações e outras transferências correntes.

É possível fechar operações de câmbio via One Pay sem saldo em conta?

Não. Só é possível contratar a operação se tiver saldo suficiente em conta, caso contrário, o aplicativo não permitirá o prosseguimento da operação.

Quais são as moedas disponíveis no One Pay?

Temos 13 moedas disponíveis para envio e recebimento. São elas:

Dólar Americano*
Euro*
Libra Esterlina*
Iene
Dólar Australiano
Dólar Canadense
Dólar Cingapura
Coroa Dinamarquesa
Coroa Norueguesa
Coroa Sueca
Franco Suíço
Peso Mexicano
Lira Turca

Onde achar a opção One Pay no APP Santander?

Acesse:

- App Santander > Menu > Câmbio ou App Santander > Transferir > Câmbio

Como enviar dinheiro para o meu filho que mora/está no exterior?

1) Solicitar que o seu gerente habilite seu cadastro para operar câmbio.

2) Solicitar os dados bancários de quem irá receber o valor. (SWIFT, Iban, Conta etc.)

3) Até USD 10 mil ou o equivalente em outra moeda, realizar o fechamento através do One Pay Câmbio, no App Santander.

4) Acima de USD 10 mil ou o equivalente em outra moeda, realize a operação via central de atendimento ou com seu gerente de relacionamento.

Imposto de Renda: 0% a 33,33% (alíquotas variam de acordo com o motivo do envio e país do recebedor) IOF: 0,38% a 1,10% (alíquotas variam de acordo com o motivo do envio).

Como enviar dinheiro para o exterior?

1) Solicitar que o seu gerente habilite seu cadastro para operar câmbio.

2) Solicitar os dados bancários de quem irá receber o valor. (SWIFT, Iban, Conta etc.)

3) Até USD 10 mil ou o equivalente em outra moeda, realizar o fechamento através do One Pay Câmbio, no App Santander.

4) Acima de USD 10 mil ou o equivalente em outra moeda, realize a operação via central de atendimento ou com seu gerente de relacionamento.

*o valor limite varia de acordo com a natureza de câmbio.

Imposto de Renda: 0% a 33,33% (alíquotas variam de acordo com o motivo do envio e país do recebedor) IOF: 0,38% a 1,10% (alíquotas variam de acordo com o motivo do envio)

Como receber dinheiro do exterior?

1) Solicitar que o seu gerente habilite seu cadastro para operar câmbio.
2) Compartilhe seus dados bancários para a pessoa que irá enviar o valor. (SWIFT, Iban, Conta etc.)
3) Até USD 10 mil ou o equivalente em outras moedas, realize o fechamento através do One Pay Câmbio, no App Santander*.
4) Acima de USD 10 mil ou o equivalente em outra moeda, realize a operação via central de atendimento ou com seu gerente de relacionamento.
*o valor limite varia de acordo com a natureza de câmbio.
IOF: 0,38% (alíquotas variam de acordo com o motivo do recebimento).

Como pagar um hotel no exterior?

1) Solicitar que o seu gerente habilite seu cadastro para operar câmbio.
2) Solicitar os dados bancários de quem irá receber o valor. (SWIFT, Iban, Conta etc.)
3) Até USD 3 mil ou o equivalente em outras moedas, realize o fechamento através do One Pay Câmbio, no App Santander.
4) Acima de USD 3 mil ou o equivalente em outra moeda, realize a operação via central de atendimento ou com seu gerente de relacionamento. Necessária a fatura de pagamento (invoice).
Imposto de Renda: 0% a 33,33% (alíquotas variam de acordo com o motivo do envio e país do recebedor) IOF: 0,38% a 1,10% (alíquotas variam de acordo com o motivo do envio).
 

Como pagar curso/universidade no exterior?

1) Solicitar que o seu gerente habilite seu cadastro para operar câmbio.
2) Solicitar os dados bancários de quem irá receber o valor. (SWIFT, Iban, Conta etc.)   3) Até USD 3 mil ou o equivalente em outras moedas, realize o fechamento através do One Pay Câmbio, no App Santander.
4) Acima de USD 3 mil ou o equivalente em outra moeda, realize a operação via central de atendimento ou entre em contato com seu gerente de relacionamento. Necessária a fatura de pagamento (invoice).
Imposto de Renda: 0% a 33,33% (alíquotas variam de acordo com o motivo do envio e país do recebedor) IOF: 0,38% a 1,10% (alíquotas variam de acordo com o motivo do envio).
 

Compra de imóvel no exterior?

1) Solicitar que o seu gerente habilite seu cadastro para operar câmbio.
2) Solicitar os dados bancários de quem irá receber o valor. (SWIFT, Iban, Conta etc.)
3) Até USD 100 mil ou o equivalente em outras moedas, realize a operação via central de atendimento. 
Necessário enviar o contrato de compra assinado por ambas as partes, tendo o endereço, valor do imóvel e escritura pública estrangeira.
Para valores superiores, entre em contato com seu gerente de relacionamento. Necessário enviar o contrato de compra assinado por ambas as partes, tendo o endereço, valor do imóvel e escritura pública estrangeira.
 

Como receber por venda de ações (Stock Options) no exterior?

1) Solicitar que o seu gerente habilite seu cadastro para operar câmbio.
2) Solicitar os dados bancários de quem irá receber o valor. (SWIFT, Iban, Conta etc.)
3) Até USD 3 mil ou o equivalente em outras moedas, realize o fechamento através do One Pay Câmbio, no App Santander.
Acima de USD 3 mil ou o equivalente em outra moeda, realize a operação via central de atendimento ou entre em contato com seu gerente de relacionamento. Necessário o envio de comprovante da venda em nome de quem está recebendo o valor no Brasil.
 

Como receber uma herança vinda do exterior?

1) Solicitar que o seu gerente habilite seu cadastro para operar câmbio.
2) Solicitar os dados bancários de quem irá receber o valor. (SWIFT, Iban, Conta etc.)
3) Até USD 100 mil ou o equivalente em outras moedas, realize o fechamento via central de atendimento. Necessário enviar o formal de partilha com os herdeiros e valores.
Para valores superiores, entre em contato com seu gerente de relacionamento. Necessário enviar o formal de partilha com os herdeiros e valores.
 

Até quantos dólares em espécie posso levar para fora do Brasil?

Para qualquer valor superior ao equivalente de R$ 10.000,00 em espécie torna-se obrigatório apresentar a Declaração Eletrônica de Bens de Viajantes (e-DBV) que pode ser realizado no site da Receita Federal. Esta regra se aplica para entrada ou saída do país através de qualquer meio de transporte.

Tenho limite para sacar no ATM?

Sim, você pode sacar até USD 3.000,00 por dia.

Qual a diferença entre Dólar Turismo ou Dólar Comercial?

O dólar turismo representa a cotação da moeda que será utilizada no exterior (viagem) ou compras internacionais, e o dólar comercial é aquele que está sendo negociado em bolsa de valores.