Dicas de segurança - Santander

Dicas de segurança

Se estiver com dúvida entre em contato com o seu gerente ou utilize os canais oficiais do banco imediatamente. Caso receba qualquer informação suspeita, não informe seus dados e encaminhe a evidência para o e-mail: suspeita@santander.com.br.

Dúvidas e suspeitas

Segurança nos caixas eletrônicos

No caixa eletrônico, se tiver dificuldades ou o seu cartão ficar preso na leitora, NÃO aceite ajuda ou fale em  celular de estranhos. Se conseguir resgatar o cartão, confirme se o nome gravado é o seu, pois pode haver troca sem que você perceba. Lembre-se de que as salas de autoatendimento não possuem telefone.

Envio de email e SMS falso

O Santander NÃO envia links solicitando dados cadastrais, senhas de acesso, foto do cartão, Token, código de identificação do aparelho celular (IMEI) ou atualizações. 

Falso contato telefônico

JAMAIS forneça dados pessoais, senhas, código de identificação do aparelho celular (IMEI) em contatos por telefone. O banco NÃO solicita sincronização do Token por email ou telefone.

Golpe do falso motoboy

NUNCA enviamos um portador para retirar o seu cartão, mesmo que inutilizado.

Como se proteger

Toda a segurança torna-se frágil se você não estiver preocupado com o sigilo de suas informações e atento para situações não usuais.

Dicas importantes

Antivírus

Mantenha o antivírus atualizado e instalado no computador que você usa para ter acesso aos serviços bancários. Tenha também o sistema operacional atualizado e outras ferramentas de controle de segurança, como um firewall pessoal, e utilize email com filtros anti-spam (para filtrar mensagens não solicitadas).

Senhas

Proteja suas senhas e seus dispositivos de segurança utilizados na validação de suas transações.

Sempre use combinações fortes, difíceis de se decifrar, nada de números sequênciais ou datas. Utilize nas senhas, sempre que possível, caracteres especiais.

Não use a mesma combinação de senha da conta bancária, em outros cadastros como: redes sociais, sites, jogos, TV por assinatura ou emails. Se a senha de um desses cadastros for comprometida, por consequência, o acesso a conta bancária também estará.

Perda/roubo

Em caso de perda ou roubo do seu celular, comunique imediatamente o ocorrido para nossa central de atendimento.

Caso perca ou tenha o seu cartão roubado, você pode cancelar imediatamente seu cartão de crédito pelo aplicativo Way. Se preferir, ligue para nossa central de atendimento.

Navegação

Evite visitar sites para realizar download (transferência de arquivos) de programas ilegais e com aparência duvidosa, alguns desses sites instalam automaticamente ferramentas com características maliciosas e que podem ser utilizadas por fraudadores. Só faça downloads de sites que conheça e saiba que são confiáveis.

Lançamentos em conta

Acompanhe periodicamente os lançamentos em sua conta corrente.

Caso constate qualquer crédito ou débito irregular, entre em contato com o Banco imediatamente

Criptografia/certificado de segurança

O internet banking possue criptografia transformando dados legíveis em dados criptografados, impedindo que as informações transmitidas sejam capturadas.

Tambem possue certificado de segurança que é um atestado fornecido por empresa especializada confirmando a legitimidade e niveis de segurança so site.

Para visualizá-lo, basta que você clique sobre o ícone do cadeado existente no seu navegador.