DDA (Débito Direto Autorizado) - Santander

DDA (Débito Direto Autorizado)

Receba os seus boletos de maneira eletrônica e pague em poucos cliques, sem precisar digitar o código de barras.

Mais segurança e praticidade para pagar os seus boletos

Você agenda e paga os seus boletos quando e onde precisar

Ao selecionar um boleto, você consegue ver todos os detalhes

Uma solução eficiente que deixa o seu dia a dia mais ágil e prático. A gestão dos seus boletos eletrônicos é feita em um só lugar.

Benefícios para quem paga o boleto

Diminui riscos de fraudes e adulteração de dados como código de barras e linha digitável

Como a informação é eletrônica, existe a garantia de recebimento, sem risco de extravio ou atraso de entrega pelos correios

Ao cadastrar o DDA, você recebe avisos de recebimento do boleto e alertas de prazos

Autorizar pagamentos automáticos e recorrentes dos boletos.

Cadastro sem custo

Benefícios para quem emite boletos

Recebimento de valores e informação antecipada

Possibilidade de deixar de emitir os boletos caso o pagador faça adesão ao DDA

Facilidade na integração com os principais sistemas de gestão

Diminui riscos de fraude existentes no processo de emissão até a chegada dos boletos ao pagador (adulteração de dados, como código de barras e linha digitável)

Diminui as solicitações de emissão de segunda via

Faça o cadastro do DDA

Para você

Para a sua empresa

Condições

Como cadastrar

Para pessoa física:
  • App Santander no Menu Transações > Boletos Eletrônicos DDA.
  • Internet banking no Menu Pagamentos e Recargas > Boletos Eletrônicos (DDA) >  Cadastrar 


Para empresas:
  • App Santander no Menu Transações > Boletos Eletrônicos DDA.
  • Internet banking no Menu Pagamentos e Recargas > Boletos Eletrônicos (DDA) >  Cadastrar 

Custos

Não há tarifa prevista para a apresentação e liquidação dos Boletos por DDA.

Tire suas dúvidas

Como eu acesso meus boletos?

Você pode visualizar todos os detalhes dos seus boletos, pagar ou agendar o pagamento pelos canais eletrônicos:

  • App Santander no Menu Transações > Boletos Eletrônicos DDA
  • Internet Banking no Menu Pagamentos e Recargas > Boletos Eletrônicos (DDA)
  • ATM no menu Outras Opções > Outros Pagamentos > Mais opções > Títulos Eletrônicos DDA

O boleto será debitado automaticamente de minha conta corrente se eu aderir ao DDA?

Não, o pagamento só será efetivado com a sua autorização.

Qual a diferença entre DDA e Débito Automático?

O DDA é a apresentação eletrônica dos boletos. Já o Débito Automático é um serviço previamente contratado e autorizado que permite o débito das suas contas direto da sua conta corrente.

Quais contas serão visualizadas no DDA?

Boletos de cobrança registrados, como boletos de condomínio, aluguel, clube, escola, fatura de cartão de crédito, entre outros. Arrecadação de tributos e contas de serviços públicos como água, luz, gás e telefone não são disponibilizados no DDA.

Mesmo aderindo ao DDA, receberei boletos em papel? O que devo fazer?

Sim, mesmo sendo disponibilizado nos canais eletrônicos, se o emissor do boleto de cobrança faz a impressão e postagem do boleto, você ainda poderá receber o físico. Nesse caso, você poderá desconsiderar o boleto físico e contar com a facilidade de pagar o boleto eletronicamente por meio do DDA.

Se o emissor do boleto conceder algum abatimento/desconto, efetuando o pagamento pelo DDA, eu consigo pagar o boleto com esse benefício?

Sim, se o emissor do boleto de cobrança conceder um desconto e/ou abatimento, o valor a pagar poderá já vir calculado ou você poderá informar conforme as instruções no momento do pagamento.

Posso pagar um boleto vencido?

Sim, você pode pagar o boleto vencido até a data limite estipulada pelo emissor da cobrança e, caso o boleto tenha alguma atualização de encargos, ele será automaticamente calculado.

Consigo visualizar as cobranças que não estão em meu nome, mas que são de minha responsabilidade, como, por exemplo, o boleto da faculdade que é gerado no nome do meu filho?

Sim, o DDA permite essa facilidade. Cadastrando o CPF do seu filho como agregado, você passa a visualizar também os boletos gerados para o CPF do seu filho, mediante a autorização do mesmo.

Posso aplicar a funcionalidade de agregado também para a minha empresa?

Sim, essa funcionalidade também pode ser usada para sua empresa. Você pode cadastrar como agregados da matriz todas as suas filiais, facilitando a concentração dos boletos de cobrança em um só lugar. Isso, claro, mediante a autorização das mesmas.

Caso não identifique um boleto, consigo excluir do DDA?

No App Santander você pode contar com a possiblidade de ocultar o boleto, ele não será baixado, apenas sairá da sua lista de boletos para pagamento e será transferido para a lista de boletos ocultos, podendo ser resgata-lo a qualquer momento.

A baixa do boleto somente o emissor da cobrança tem o poder de comandar a baixa.

Nessa situação orientamos que entre em contato com a empresa emissora do boleto e solicite a baixa do mesmo.

Consigo autorizar os pagamentos boletos para que ocorra de forma automática e recorrente?

Sim , agora com o DDA você também pode autorizar que o pagamento  automático.

Você autoriza a empresa emissora do boleto de cobrança, cadastra um valor máximo para pagamento no mês e escolhe a data de pagamento.

Dessa forma, todos boletos emitido emitidos por essa empresa com pagamento autorizado cadastrado, serão agendados e pagos conforme o valor máximo autorizado no mês.

A limitação de valor não limita quantidade de boletos que serão pagos, . Exemplo:

Tenho 2 filhos na mesma escola, a autorização do pagamento é realizada para o CNPJ da escola.

O valor máximo a ser cadastrado na autorização deverá ser um valor que englobe as duas mensalidades.

 Essa novidade esta disponível apenas para o público Pessoa Física e a autorização poderá ser realizada pelo App Santander no momento  do pagamento/ agendamento do boleto pela opção  Transações > Boletos Eletrônicos DDA.

O que é DDA?

É um produto que permite que os clientes acessem de maneira eletrônica os seus boletos de cobranças.

A partir da adesão ao DDA, todos os boletos emitidos no mercado financeiro, independente de qual seja o banco emissor, serão disponibilizados nos canais eletrônicos de pagamento.

Ou seja, acessando os canais como Internet Banking ou Mobile você terá acesso a todos os boletos direcionados para o seu CPF/ CNPJ, sem a necessidade do boleto físico ou digitar o código de barras para pagamento.

E você conta com essa comunidade sem pagar nada por isso, o DDA não tem tarifa.

Onde faço a exclusão do meu DDA?

Para a maior comodidade, você pode efetuar inclusão ou exclusão do seu cadastro como Pagador Eletrônico nos canais  eletrônicos:

Para Pessoa Física:

  • App Santander no Menu Configurações > Autorizar  Boletos  Eletrônicos
  • Internet banking no Menu Pagamentos e Recargas > Boletos Eletrônicos (DDA) > Consultar/ Pagar > Selecione a opção Excluir Pagador Eletrônico

Para Pessoa Jurídica:

  • App Santander no Menu Título Eletrônico DDA > Excluir Pagador
  • Internet banking no Menu Pagamentos  > DDA - Pagador Eletrônico > Excluir

A exclusão  definitiva como Pagador eletrônico no sistema de Débito Direto Autorizado (DDA), somente é efetivada após a exclusão em todos os bancos que tiveram a adesão do DDA. Os boletos eletrônicos enviados antes de exclusão do cadastro do pagador não serão emitidos via papel, independente do prazo de vencimento.

Onde faço a exclusão do Pagamento Autorizado ?

A exclusão poder ser ser realizada no próprio App Santander, acesse o menu Transações > Boletos Eletrônicos DDA > Autorizados,

selecione o Beneficiário - Excluir Autorização.
Após a exclusão, os boletos já agendados, terão seus agendamentos cancelados  e serão disponibilizados na lista de boletos DDA para pagamento.

Novos boletos , deixam de ser agendados e pagos automaticamente, ficando disponível  na lista de boletos do DDA.

Pago alguma tarifa por cadastrar o Pagamento Autorizado?

Não, essa é mais uma facilidade que o DDA disponibiliza para facilitar seu dia a dia sem custo, sem pagar nenhuma tarifa por isso.