DDA (Débito Direto Autorizado) - Santander

DDA (Débito Direto Autorizado)

Receba os seus boletos de maneira eletrônica e pague em poucos cliques, sem precisar digitar o código de barras.

Mais segurança e praticidade para pagar os seus boletos

Você agenda e paga os seus boletos quando e onde precisar

Ao selecionar um boleto, você consegue ver todos os detalhes

Uma solução eficiente que deixa o seu dia a dia mais ágil e prático. A gestão dos seus boletos eletrônicos é feita em um só lugar.

Benefícios para quem paga o boleto

Diminui riscos de fraudes e adulteração de dados como código de barras e linha digitável

Como a informação é eletrônica, existe a garantia de recebimento, sem risco de extravio ou atraso de entrega pelos correios

Ao cadastrar o DDA, você recebe avisos de recebimento do boleto e alertas de prazos

Cadastro sem custo

Benefícios para quem emite boletos

Recebimento de valores e informação antecipada

Possibilidade de deixar de emitir os boletos caso o pagador faça adesão ao DDA

Facilidade na integração com os principais sistemas de gestão

Diminui riscos de fraude existentes no processo de emissão até a chegada dos boletos ao pagador (adulteração de dados, como código de barras e linha digitável)

Diminui consideravelmente as solicitações de emissão de segunda via

Faça o cadastro do DDA

Para você

Para a sua empresa

Condições

Como cadastrar

Para pessoa física:
Cadastre-se pelo app Santander no Menu Pagamentos > Boletos Eletrônicos DDA, internet banking ou fale com o seu gerente de relacionamento.

Para empresas:
Cadastre-se no internet banking empresarial no Menu Pagamentos > DDA - Pagador Eletrônico > Incluir, no app Santander Empresas no Menu Título Eletrônico DDA ou fale com seu gerente de relacionamento.

Custos

Não há tarifa prevista para a apresentação e liquidação dos títulos por DDA.

Tire suas dúvidas

Como eu acesso meus boletos?

Você pode visualizar todos os detalhes dos seus boletos, pagar ou agendar o pagamento pelo app Santander e no internet banking.

O boleto será debitado automaticamente de minha conta corrente se eu aderir ao DDA?

Não, o pagamento só será efetivado com a sua autorização.

Qual a diferença entre DDA e Débito Automático?

O DDA é a apresentação eletrônica dos boletos. Já o Débito Automático é um serviço previamente contratado e autorizado que permite o débito das suas contas de consumo direto da sua conta corrente.

Quais contas serão visualizadas no DDA?

Boletos de cobrança registrados, como boletos de condomínio, aluguel, clube, escola, fatura de cartão de crédito, entre outros. Arrecadação de tributos e contas de serviços públicos como água, luz, gás e telefone não são disponibilizados no DDA.

Mesmo aderindo ao DDA, receberei boletos em papel? O que devo fazer?

Sim, mesmo sendo disponibilizado nos canais eletrônicos, se o emissor do boleto de cobrança faz a impressão e postagem do boleto, você ainda poderá receber o físico. Nesse caso, você poderá desconsiderar o boleto físico e contar com a facilidade de pagar o boleto eletronicamente por meio do DDA.

Se o emissor do boleto conceder algum abatimento/desconto, efetuando o pagamento pelo DDA, eu consigo pagar o boleto com esse benefício?

Sim, se o emissor do boleto de cobrança conceder um desconto e/ou abatimento, o valor a pagar poderá já vir calculado ou você poderá informar conforme as instruções no momento do pagamento.

Posso pagar um boleto vencido?

Sim, você pode pagar o boleto vencido até a data limite estipulada pelo emissor da cobrança e, caso o boleto tenha alguma atualização de encargos, ele será automaticamente calculado.

Consigo visualizar as cobranças que não estão em meu nome, mas que são de minha responsabilidade, como, por exemplo, o boleto da faculdade que é gerado no nome do meu filho?

Sim, o DDA permite essa facilidade. Cadastrando o CPF do seu filho como agregado, você passa a visualizar também os boletos gerados para o CPF do seu filho, mediante a autorização do mesmo.

Posso aplicar a funcionalidade de agregado também para a minha empresa?

Sim, essa funcionalidade também pode ser usada para sua empresa. Você pode cadastrar como agregados da matriz todas as suas filiais, facilitando a concentração dos boletos de cobrança em um só lugar. Isso, claro, mediante a autorização das mesmas.