Atualizado em Wed Jun 08 11:55:33 GMT-03:00 2022

por Equipe Santander

Você já ouviu falar em Débito Direto Autorizado (DDA)? Essa é um dos meios de pagamento mais utilizados no Brasil. Pois é, segundo o Banco Central, são mais de 1 milhão de transações só no último semestre de 2020. Mas como funciona O DDA? Resumidamente, é uma opção para quem quer automatizar o pagamento dos boletos, parecido com o débito automático.

Qual a diferença entre DDA e débito automático?

Apesar de serem meios de pagamentos semelhantes, existem diferenças marcantes entre o débito automático e o DDA. No primeiro, é preciso cadastrar o boleto a ser pago uma única vez e, a partir daí, aquele valor será debitado na sua conta, sempre na data de vencimento.

No DDA o valor não é debitado automaticamente todos os meses. Você será notificado quando um boleto em seu CPF ou CNPJ for lançado. Após visualizar a conta em aberto no seu nome, você autoriza o pagamento ou não, ou seja, sem a necessidade de imprimi-lo em papel.

Aqui no Santander, você pode escolher o método do Débito Direto Autorizado para pagar as suas contas.  Vamos te ensinar como realizar o cadastro e como pagar os boletos, ok? Confira o passo a passo.

Ah, você ainda não é cliente?

Abra a sua conta

 

Como cadastrar sua conta Santander para receber boletos de maneira automática?

Pelo aplicativo

1. Vá até o menu, na lateral superior direita, e clique em “transações”;

2. Escolha a opção “Boletos Eletrônicos DDA”;

3. Informe o seu CPF e leia o termo de adesão. Pressione em “Cadastrar”;

4. Aguarde a validação do ID Santander;

5. Espere a conclusão do cadastro. Pronto! Seu cadastro foi feito.

• Pelo Internet Banking

1. No menu lateral, acesse “Pagamentos e Recargas”;

2. Na opção “Recebimento Automático de Boletos DDA”, clique em “Cadastrar Recebimento Automático”;

3. Acesse a opção “Incluir/excluir Pagador Eletrônico” e confirme o CPF para cadastro”. Clique em continuar;

4. Realize a leitura do QR Code com o ID Santander no o aplicativo em seu celular. Insira o código de segurança informado e clique em continuar.

Veja como é simples realizar pagamentos com DDA.

Pelo aplicativo

1. No menu lateral, selecione “Transações”;

2. Escolha a opção “Boletos eletrônicos DDA”;

3. Selecione o boleto que deseja pagar.

4. Confira as informações e selecione a data que deseja pagar. Logo em seguida, clique em “Continuar”;

5. Aguarde a validação e pronto, o pagamento foi realizado.

Pelo Internet Banking

1. No menu lateral, acesse a opção “Pagamento e recarga”.

2. Clique nem “Recebimento automático de boletos DDA”.

3. Em seguida, clique em “Pagar boletos recebidos” e selecione o boleto que deseja pagar.

4. Pronto! Não dava pra ser mais fácil, hein?

Contas que não podem ser pagas via DDA

As regras do Banco Central em relação ao Débito Direto Autorizado não permitem que todos os tipos de contas sejam pagas através desse meio de pagamento. Não podem ser pagos por meio de DDA os boletos de arrecadação de tributos (IPVA, IPTU etc.) e contas de serviços públicos (luz, água, gás e telefone).