Atualizado em 17-02-2022

por Milena Mocci

Às vezes acontecem imprevistos e quando percebemos as contas viraram uma bola de neve. Se você está com o nome sujo, provavelmente sente que não tem uma saída, mas tem!

Veja abaixo o que você pode fazer para reverter o jogo e limpar seu nome:

Tenha uma organização financeira

Para começar, é muito importante ter uma organização. Crie uma planilha ou uma lista com todas as suas contas. Pode ser de forma simples, mas é necessário ter o nome da empresa que você deve, o valor, a quantidade de parcelas (caso tenha), o valor total e as datas de vencimento.

No final, some todos os valores para conseguir entender a gravidade do problema e quanto você precisa para solucioná-lo.

Defina prioridades para pagar suas dívidas

Com sua planilha feita, identifique quais dívidas devem ter prioridade. Dê preferências para as dívidas que estejam atreladas aos seus bens próprios como casa ou carro para evitar perde-los. Caso não possua, comece pelas dívidas que possuem a taxa e juros mais altos.

Faça escolhas mais conscientes

Veja se existe a possibilidade de trocar suas dívidas por empréstimo pessoal ou crédito consignado, isso fará que você troque várias dívidas por apenas uma. Mas tenha consciência dos valores e parcelas e policie-se para cumprir os pagamentos nas datas programadas e não atrasar os pagamentos.

Acesse nosso Portal de Renegociação e veja as ofertas que o Santander tem para te ajudar a sair do vermelho

Aproveite as oportunidades

Existem feirões para limpar nome ou propostas de negociação que podem facilitar seu pagamento e te ajudar a ter bons descontos.  Também é possível que você receba uma ótima proposta para pagar suas dívidas através de parcelas únicas. Se esse for o caso, aproveite! Muitas vezes esses descontos são concedidos em caso de exceção pelas empresas. Vale a pena aceitar.

Além dessas dicas é importante, se conscientizar dos seus ganhos em relação as suas contas. Corte gastos supérfluos ou desnecessários pelo menos por um tempo e crie metas por períodos. 

Aos poucos você conseguira limpar seu nome e colocar sua vida financeira nos eixos. 

Coloque nossas dicas em prática

Aproveite as ofertas que o Santander tem para você