Dúvidas Frequentes

Dúvidas Frequentes

Ficou com alguma dúvida? Veja abaixo algumas informações importantes.

Todos os contratos Pessoa Física e Pessoa Jurídica da Santander Financiamentos, exceto:

• Contratos renegociados anteriormente, que não tiveram a 1ª parcela paga;
• Contratos em primeira parcela (contratos novos ou renegociados);
• Contratos na última parcela;
• Contratos de leasing;
• Clientes que utilizaram o Seguro Prestamista no contrato vigente;
• Parcelamento de bens ou serviços de Pessoa Jurídica cedidos para a Santander Financiamentos (exemplo: móveis planejados e convencionais, turismo, entre outros produtos de cessão de crédito, exceto veículos e motos).

¹ Condições sujeitas a elegibilidade.

Esta oferta estará disponível apenas em nossos canais digitais (site www.santanderfinanciamentos.com.br ou nosso aplicativo), a central de relacionamento não realiza esse procedimento.
Para a contratação da oferta, será aplicada a mesma taxa do contrato original com o cálculo nas parcelas sobre a nova extensão do prazo solicitado.

Conforme Decreto 10.572/2020, somente as operações de crédito contratadas entre 15/12/2020 a 31/12/2020, ficam reduzidas a zero. A partir de 01/01/2021 haverá incidência de IOF nas operações de crédito contratadas e você pode consultar a alíquota vigente no momento da contratação do seu Financiamento.

A reorganização de contratos poderá ser solicitada através da área do cliente, seguindo o passo a passo:

1 - Selecione o contrato desejado;
2 - Clique no botão "Renegocie seu contrato";
3 - A formalização será 100% digital e você receberá a confirmação em até 24 horas.

Para contratos em dia, com a forma de pagamento em boleto, a reorganização deverá ser solicitada em até 1 dia útil antes do vencimento da parcela. Os contratos com a forma de pagamento débito em conta devem solicitar a reorganização antes de 10 dias úteis do vencimento da parcela. (exemplo: se sua parcela vence no dia 30, você deverá solicitar até o dia 19).

Caso você esteja fora do período, realize o pagamento da parcela e após um dia útil, solicite a reorganização das próximas parcelas nos canais digitais.

O horário para solicitação é das 7h às 20h de segunda a sexta, exceto feriados.
A oferta de renegociação do seu parcelamento não está disponível. No entanto, caso tenha interesse, a Santander Financiamentos disponibilizará um crédito pessoal que substitua e adeque as condições do seu parcelamento que melhor encaixe no seu orçamento (disponível apenas para Pessoa Física).
Para simulação, acesse a área do cliente com usuário e senha, seguindo o passo a passo:
1 - Selecione o contrato desejado;
2 - Clique no botão "Prorrogar parcelas" localizado na opção "Outros serviços";
3 - A formalização será 100% digital.
Para 1º acesso a sua Área do Cliente:

Caso seja seu primeiro acesso, assim que você digitar seu CPF o sistema irá habilitar uma mensagem com seu o telefone que está no cadastro para envio do token (senha provisória). Caso o telefone esteja desatualizado, você poderá realizar a alteração, basta clicar no botão "Telefone não consta na lista" e preencher um formulário com 5 perguntas (dados cadastrais e informações do contrato), na sequencia você poderá realizar a alteração do telefone para receber a senha.

Caso você tenha esquecido sua senha, basta clicar no botão "esqueci minha senha" e o sistema habilitará o e-mail de cadastro para o envio da sua nova senha.
Você consegue gerar uma 2ª via de boleto somente na sua Área de Cliente seguindo o passo a passo abaixo:

1 - Selecione o contrato desejado;
2 - Clique no ícone de código de barras ao lado do número da parcela;
3 - Será disponibilizado o boleto. Você pode copiar o código de barras ou se desejar imprimir o boleto clique em "Gerar PDF".

O boleto gerado terá como data de vencimento o dia da solicitação.

Atenção! Contratos em débito automático só poderão gerar boleto com 10 dias antes do vencimento da parcela para que seja realizado o cancelamento do débito.

O horário para solicitação é das 5h às 22h. A informação será disponibilizada on-line, ou seja, no momento na solicitação.
Você consegue gerar o boleto com o valor atualizado das parcelas desejadas, somente na sua Área de Cliente, seguindo o passo a passo abaixo:

1° - Selecione o contrato desejado;
2° - Clique no botão ANTECIPAR PARCELAS e selecione quais parcelas deseja antecipar;
3° - Será disponibilizado um unico boleto com o valor de todas as parcelas selecionadas. Você pode copiar o código de barras ou se desejar imprimir o boleto clique em "Gerar PDF".

O boleto gerado terá como data de vencimento o dia da solicitação.

Atenção! Não será possível antecipar uma parcela agendada para débito de automático, se a mesma estiver dentro do prazo de 10 dias do vencimento.

O horário para solicitação é das 5h às 22h. A informação será disponibilizada on line, ou seja, no momento na solicitação.
Você consegue gerar o boleto de quitação do seu financiamento somente na sua Área de Cliente, seguindo o passo a passo abaixo:

1 - Selecione o contrato desejado;
2 - Clique no botão "Quitar Contrato" e o sistema irá calcular automaticamente o valor para a quitação do seu financiamento;
3 - Será disponibilizado o boleto para pagamento com todos os descontos calculados. Você pode copiar o código de barras ou se desejar imprimir o boleto clique em "Gerar PDF".

O boleto gerado terá como data de vencimento o dia da solicitação.

Atenção! Contratos em débito automático, quando solicitado o boleto de quitação, não será contemplado a parcela de vencimento agendado para débito automático, se a mesma estiver dentro do prazo de 10 dias do vencimento.

O horário para solicitação é das 5h às 22h. A informação será disponibilizada on line, ou seja, no momento na solicitação.
Você consegue visualizar os detalhes do contrato de forma resumida, através da sua Área de Cliente, seguindo o passo a passo:

1 - Selecione o contrato desejado;
2 - Clique no botão "Detalhes do contrato";
3 - Será disponibilizado na tela os detalhes sobre a contratação.

O horário para solicitação da Declaração de quitação é das 5h às 22h. A informação será disponibilizada on line, ou seja, no momento na solicitação.
A Transferência de Financiamento trata-se do processo de transferir o financiamento para outra pessoa sem alterar as condições do contrato (condições do veículo e dados financeiros).

Seguem os critérios para que a transferência de financiamento possa ser concluída:

Sobre o contrato:

• O contrato deve estar em dia;
• A transferência só pode ser de Pessoa Física para Pessoa Física ou de Pessoa Jurídica para Pessoa Jurídica;
• O veículo deve estar com o documento emitido em nome do titular atual do contrato;
• O veículo não pode ter débitos como: Multa, IPVA, DPVAT, etc;
• Caso o contrato tenha a forma de pagamento em débito automático NÃO será possível seguir com a solicitação caso a próxima data de vencimento seja inferior a 5 dias úteis;
• Caso o contrato já possua uma solicitação de transferência de financiamento não será possível seguir com a solicitação;
• Caso tenha sido gerado algum boleto de quitação com vencimento para a mesma data da solicitação da transferência não será possível seguir com o processo.

Sobre o novo titular:

• O Novo titular deve ter mais que 18 anos e possuir CNH (Carteira Nacional de Habilitação);
• O CPF do novo titular passará por análise de crédito, portanto, para seguirmos com a transferência de financiamento este CPF deverá ter o crédito APROVADO.

Importante! O processo de transferência deve ser concluído em 25 dias corridos da notificação de formalização da solicitação. Após esse prazo entre com uma nova solicitação.

Para seguir com a solicitação, através da sua Área de Cliente você deve:

1 - Selecione o contrato desejado;
2 - Clique no botão "Transferência de financiamento";
3 - Preencha dos dados do novo titular para que seja feita a análise de crédito;
4 - Se aprovada a primeira análise será necessário o upload dos documentos do novo cliente para análise;
5 - Se aprovada a análise dos documentos deverá ocorrer em até 5 dias úteis o pagamento da tarifa de R$ 799,00;
6 - Todo o processo e direcionamento dos próximos passos serão disponibilizados na parte "Solicitações".

O horário para solicitação é das 6h às 23h.
A opção de Troca do Bem Financiado possibilita o cliente realizar a troca da garantia atual de seu contrato para uma nova garantia, antes do termino do contrato.
Essa possibilidade está disponível apenas para contratos de Veículos.

A substituição somente será possível se atendidas as seguintes condições:

• As parcelas do contrato devem estar em dia;
• A troca somente será realizada para veículos da mesma categoria;
• O valor do novo veículo deve ser igual ou superior ao valor do veículo atual;
• O novo veículo deve ser aprovado em vistoria (exceto veículo 0KM);
• O documento do veículo atual deve estar em seu nome e alienado ao Banco;
• Pagamento de tarifa de acordo com o valor de serviço publicado na Tabela de Tarifas (tarifa de troca do bem recebido em garantia).

O novo veículo não poderá:

• Estar em seu nome (titular do contrato);
• Ter mais de 20 anos de fabricação;
• Ter chassi remarcado ou débitos no Detran, como IPVA, multa, DPVAT;
• Estar financiado/alienado com nenhuma instituição financeira.

Atenção! O processo de Troca do bem financiado deve ser concluído em até 25 dias corridos da notificação para formalização da solicitação. Após esse prazo, entre com uma nova solicitação.

Para seguir com a solicitação, através da sua Área de Cliente você deve:

1 - Selecione o contrato desejado;
2 - Clique no botão "Troca do bem financiado";
3 - Preencha dos dados do novo bem (veículo) para que seja feita a análise de crédito;
4 - Se aprovado analise deverá ocorrer o pagamento da tarifa de R$ 180,00;
5 - Todo o processo e direcionamento dos próximos passos serão disponibilizados na parte "Solicitações".

O horário para solicitação é das 6h às 23h.
Esse processo é bem simples, veja o passo a passo para solicitar a Cópia do seu Contrato na sua Área de Cliente:

1 - Selecione o contrato desejado;
2 - Clique no botão "Cópia do contrato";
3 - Selecione a forma que gostaria de receber a cópia do seu contrato (por e-mail ou físico).

O boleto gerado terá como data de vencimento o dia da solicitação.

O horário para solicitação é das 5h às 22h. A informação será disponibilizada on line, ou seja, no momento na solicitação.
Para ocorrer a alteração da forma de pagamento é necessário que o contrato esteja em dia (sem atrasos).

As regras para alteração na forma de pagamento, são:

Alteração de Carnê para Débito em Conta:


• A alteração para forma de pagamento em débito esta disponível apenas para correntistas Santander, ou seja, o titular do contrato deve possui uma conta corrente ativa no Banco Santander;
• Será permitido o cadastro de conta corrente conjunta, desde que o titular do financiamento seja um dos titulares da conta;
• A conta corrente deve estar ativa e com movimentação nos últimos 180 dias;
• Não é permitido alteração para conta salário, conta poupança ou conta previdência.

Alteração de Débito em Conta para Carnê:

• Solicitando a alteração de débito em conta para carnê, todos os boletos serão enviados para seu e-mail em até 2 dias úteis da alteração;
• Pontos de atenção! A alteração para a forma de pagamento para carnê só poderá ser realizada até 10 dias antes do próximo vencimento, pois precisamos desse período para cancelar o débito da parcela.

A alteração poderá ser solicitada através da sua Área de Cliente, seguindo o passo a passo:

1 - Selecione o contrato desejado;
2 - Clique no botão "Alteração da forma de pagamento";
3 - Se sua solicitação é para alterar a forma de pagamento para débito será habilitada uma tela para que você inclua seus dados bancários. Já se a alteração e para a forma de pagamento carnê você deverá cadastrar seu e-mail para receber seus boletos.

O horário para Alteração da Forma de Pagamento é das 6h às 20h. E o período para a conclusão de sua solicitação será de 2 dias úteis.
Para realizar a alteração de conta corrente será necessário que seu contrato já esteja com a forma de pagamento de débito em conta e com as parcelas em dia (sem atrasos).

Essa alteração só poderá ser realizada até 10 dias antes do próximo vencimento, pois precisamos desse período para cancelar o débito da parcela.

As regras para alteração da conta corrente, são:

• A conta corrente cadastrada deverá ser Santander, ou seja, o titular do contrato deve possui uma conta corrente ativa no Banco Santander;
• Será permitido o cadastro de conta corrente conjunta, desde que o titular do financiamento seja um dos titulares da conta;
• A conta corrente deve estar ativa e com movimentação nos últimos 180 dias;
• Não é permitido alteração para conta salário, conta poupança ou conta previdência;
• Não pode haver alteração de conta corrente de pessoa física (PF) para pessoa jurídica (PJ) ou pessoa jurídica (PJ) para pessoa física (PF).

A alteração poderá ser solicitada através da sua Área de Cliente, seguindo o passo a passo:

1 - Selecione o contrato desejado;
2 - Clique no botão "Alteração da Conta";
3 - Na próxima tela preencha os dados da nova conta no formulário de alteração de conta.

O horário para Alteração da Conta Corrente é das 6h às 19h. E o período para a conclusão de sua solicitação será de 2 dias úteis.
A Receita Federal exige que sejam declarados todos os bens adquiridos pela pessoa física no ano anterior, diante disso você poderá solicitar a declaração de imposto de Renda do seu financiamento através de da sua Área de Cliente, seguindo o passo a passo:

1 - Selecione o contrato desejado;
2 - Clique no botão "Declaração de IR";
3 - Na próxima tela disponibilizaremos os anos referentes ao período pago do financiamento, você deve selecionar o ano desejado. Lembrando que a informação será somente de anos anteriores ao atual e posteriores ao início do contrato;
4 - Será disponibilizado o arquivo no formato PDF com as informações referentes apenas ao ano selecionado. Você pode salvar ou se desejar imprimir o arquivo.

O horário para solicitação da Declaração de IR é das 6h às 20h. A informação será disponibilizada on line, ou seja, no momento na solicitação.
Declaração de débito é uma declaração que comprova haver dívidas financeiras em aberto no financiamento para repasse a Seguradora em caso de perda total do bem.

Na sua Área de Cliente disponibilizaremos a declaração de débito e o boleto de quitação do contrato para que você envie para a Seguradora, seguindo as regras:

• Somente para contratos que não estiverem quitados;
• Para contratos que possuírem a forma de pagamento de débito em conta, a geração do boleto de quitação estará disponível até 10 dias antes do próximo vencimento, pois precisamos desse período para cancelar o débito da parcela.

A Declaração de débito poderá ser solicitada através da sua Área de Cliente, seguindo o passo a passo:

1 - Selecione o contrato desejado;
2 - Clique no botão "Declaração de Débito seguradora";
3 - Agora basta preencher o formulário para dar início ao processo. Serão solicitados: Nome da Seguradora, e-mail da Seguradora, nº do sinistro, data da quitação informada pela seguradora e e-mail do cliente.

Após a geração da declaração de débito, os arquivos gerados serão enviados para o e-mail da seguradora com cópia para o e-mail do cliente (preenchidos na tela de solicitação).

O horário para solicitação da Declaração de IR é das 5h às 22h. A informação será disponibilizada on line, ou seja, no momento na solicitação.
A declaração de quitação é uma declaração que comprova NÃO haver dívidas financeiras no financiamento.

Na sua Área de Cliente disponibilizaremos a declaração de quitação do contrato, seguindo as regras:

• Somente para contratos que estiverem quitados.

A Declaração de quitação poderá ser solicitada através da sua Área de Cliente, seguindo o passo a passo:

1 - Selecione o contrato desejado;
2 - Clique no botão "Declaração de quitação";
3 - Será disponibilizado um arquivo em PDF no mesmo momento da solicitação da Santander Financiamentos comprovando a quitação do financiamento.

O horário para solicitação da Declaração de quitação é das 5h às 22h. A informação será disponibilizada on-line, ou seja, no momento na solicitação.
A declaração de pagamento é uma declaração que comprova quais parcelas foram pagas até o momento do contrato de financiamento (considerando a data do vencimento e o dia que o pagamento foi realizado).

Na sua Área de Cliente disponibilizaremos a declaração de pagamento, seguindo as regras:

• Para contratos que estiverem quitados ou em aberto.

A Declaração de pagamento poderá ser solicitada através da sua Área de Cliente, seguindo o passo a passo:

1 - Selecione o contrato desejado;
2 - Clique no botão "Declaração de pagamento";
3 - Será disponibilizado um arquivo em PDF no mesmo momento da solicitação da Santander Financiamentos comprovando a quitação do financiamento.

O horário para solicitação da Declaração de quitação é das 5h às 22h. A informação será disponibilizada on-line, ou seja, no momento na solicitação.
Gravame é a restrição inserida pela Financeira no veículo, através do SNG - Sistema nacional de Gravame, para garantir a segurança na operação de CDC ou Leasing.
Quando uma pessoa compra um veículo por meio de um financiamento, o mesmo é incluso no sistema do Departamento Estaduais de Trânsito (DETRAN) como uma alienação do veículo com a instituição financeira, o que impede a transferência do veículo para outro proprietário.
O gravame é a única forma de garantir/impedir que um veículo seja vendido ou negociado enquanto estiver vinculado como garantia a instituição financeira. Desta forma, o gravame só será baixado após a quitação do contrato e emissão do documento (CRV/DUT).
A alteração da dados no SNG (nome, CPF e UF) é necessária para que o cliente consiga emitir o documento do veículo com os dados corretos.
É a retirada da restrição inserida pela Financeira no veículo do cliente do SNG - Sistema Nacional de Gravame. Desta forma, o cliente fica livre para realizar a emissão do documento ou transferência do veículo para terceiros.
A baixa do gravame ocorre automaticamente, em até 10 dias corridos, após a quitação do contrato (conforme Resolução 320 do CONTRAN) e a emissão do documento.

Contratos CDC
O contrato de financiamento/Cédula de Crédito Bancário deve estar quitado e não pode ter despesas de cobranças em aberto. Salvo nos casos de GCA abaixo de R$100,00 para contratos de LEASING que poderá ser aberta ocorrência para a área de Gravame (sem necessidade de abrir o "GCA Verificação").
A baixa de gravame é feita de maneira automática, no prazo máximo de até 10 (dez) dias corridos a contar da data de quitação do contrato, de acordo com a Resolução 320 do Contran (Conselho Nacional de Trânsito);

"Art. 9º Após o cumprimento das obrigações por parte do devedor, a instituição credora providenciará, automática e eletronicamente, a informação da baixa do gravame junto ao órgão ou entidade executivo de trânsito no qual o veículo estiver registrado e licenciado, no prazo máximo de 10 (dez) dias."

A baixa do gravame será realizada caso o documentos do veículo esteja devidamente emitido em nome do financiado/cliente, emissão esta que deve ocorrer no prazo de 30 (trinta) dias, contatos da transferência de propriedade, nos termos do parágrafo primeiro, artigo 123 do Código de Trânsito Brasileiro, e com alienação fiduciária ou arrendamento mercantil para o Santander Financiamentos.
Nos casos onde o documento do veículo (CRV) ainda não foi emitido, o cliente deverá dirigir-se à um posto do DETRAN mais próximo ou à um despachante de confiança para a devida regularização e, após a emissão do documento, abrir uma nova solicitação.
Após a baixa do gravame, o documento do veículo permanecerá com a informação de alienação, somente com uma nova emissão de documento a informação deixará de existir.
É uma forma de suspender temporariamente (por 15 dias úteis) o gravame do veículo para correções do Detran, para emissão de segunda via do documento do veículo, etc.
Ponto de atenção: Todas as solicitações de cancelamento temporário devem ser acompanhadas de documentação complementar que valide o motivo da solicitação.
É o documento expedido pelo Detran que define a propriedade de um veículo a pessoa física ou jurídica. É nele que o vendedor formaliza a autorização para a transferência de propriedade.
Esse certificado também é necessário nos processos que envolvem alterações das características do veículo ou os dados do proprietário.
É um documento emitido anualmente pelo Detran para atender as exigências da legislação em vigor.

Documento não emitido/não transferido

Pode ocorrer em dias situações:
  1. Quando o cliente faz o financiamento e não transfere no prazo de 30 dias;
  2. Quando há inclusão tardia do gravame e o cliente faz a transferência antes de constar no SNG.

Débito Direto Autorizado (DDA)

Mais uma opção de receber seus boletos de maneira eletrônica pagando em poucos cliques, sem precisar digitar o código de barras. Uma solução eficiente que deixa o seu dia a dia mais ágil e prático.
A gestão dos seus boletos eletrônicos é feita em um só lugar através do seu Internet Banking.

Você pode visualizar todos os detalhes dos seus boletos, pagar ou AUTORIZAR o pagamento pelo APP Santander em Transações/Boletos Eletrônicos DDA (para Clientes Santander ) ou no internet banking do seu Banco.
Não, o pagamento só será efetivado com a sua autorização.
O DDA é a apresentação eletrônica dos boletos. Já o Débito Automático é um serviço previamente contratado e autorizado que permite o débito das suas contas de consumo direto da sua conta corrente.
Boletos de cobrança registrados: como boletos de condomínio, aluguel, clube, escola, fatura de cartão de crédito, entre outros.
Arrecadação de tributos e contas de serviços públicos como água, luz, gás e telefone não são disponibilizados no DDA.
Sim, mesmo sendo disponibilizado nos canais eletrônicos, se o emissor do boleto de cobrança faz a impressão e postagem do boleto, você ainda poderá receber o físico.
Nesse caso, você poderá desconsiderar o boleto físico e contar com a facilidade de pagar o boleto eletronicamente por meio do DDA.
Sim, se o emissor do boleto de cobrança conceder um desconto e/ou abatimento, o valor a pagar poderá já vir calculado ou você poderá informar conforme as instruções no momento do pagamento.
Sim, você pode pagar o boleto vencido até a data limite estipulada pelo emissor da cobrança e, caso o boleto tenha alguma atualização de encargos, ele será automaticamente calculado. Dessa forma não há necessidade de solicitar um novo boleto.
Sim, o DDA permite essa facilidade. Cadastrando o CPF do seu filho como agregado, você passa a visualizar também os boletos gerados para o CPF do seu filho, mediante a autorização do mesmo.
Sim, essa funcionalidade também pode ser usada para sua empresa. Você pode cadastrar como agregados da matriz todas as suas filiais, facilitando a concentração dos boletos de cobrança em um só lugar. Isso, claro, mediante a autorização das mesmas.

Lei de Proteção de Dados (LGPD)

A LGPD, definida na Lei Nº 13.709 de agosto de 2018, estabelece normas reguladoras de como os dados dos brasileiros devem ser coletados, tratados, armazenados e protegidos, prevendo punições para descumprimento em casos de vazamentos ou outras irregularidades.
Regras sobre coleta e manutenção das informações tanto de cidadãos brasileiros quanto de pessoas que estejam no território nacional, que deve ser feita sempre com o consentimento dos usuários salvo em casos de mandados judiciais ou para garantir a segurança pública e/ou do Estado, no caso de investigações criminais. Vale tanto para dados digitais conseguidos pela internet como através de outros meios.
A Santander Financiamentos tem um forte compromisso com a transparência e a proteção no tratamento de dados. De acordo com a lei geral de proteção de dados (LGPD), protegemos todas as informações que te identificam, ou seja, dados pessoais, como nome, RG, CPF, CNH, e-mail e etc. Não apenas os dados de pessoas físicas, mas também os dados de pessoas jurídicas como o CNPJ, razão social, endereço comercial, entre outros.
Caso queira saber mais sobre o tratamento dos seus dados armazenados, clique aqui.
A partir de agora, você pode visualizar os dados fornecidos para a Santander Financiamentos que estão armazenados sob nossa segurança. Basta preencher o formulário de solicitação e aguardar a confirmação por email. Lembrando que essa solicitação não é obrigatória, é apenas para conhecimento do uso dos dados caso você tenha interesse.
Clique aqui para saber mais.