Você sabe identificar se o boleto é falso?

Como identificar na hora do pagamento

Boleto em dispositivo móvel Boleto em dispositivo móvel

Utilize apenas os canais oficiais do Santander: www.santanderfinanciamentos.com.br,

App Santander financiamentos e whatsapp (11) 4004-9090

No boleto

1

Todo boleto emitido pelo Santander começa com 033, confira sempre.

2

O beneficiário deve ser AYMORE CREDITO FINANCIAMENTO E INVESTIMENTO S.A

3

Confira se o valor é o de sua parcela, desconfie de valores diferentes.

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Confira se consta corretamente o seu nome e cpf no campo pagador.

Por isso, preparamos um video com dicas importantes:

Boleto Seguro

Dicas de como você pode garantir que gerou ou recebeu um boleto verdadeiro:

E-mail

Se o boleto foi enviado pelo e-mail sitesantander@santander.com.br

Portal

Se gerou o boleto pelo site www.santanderfinanciamentos.com.br

Telefone

Se entrou em contato pelo telefone 4004-9090 (regiões metropolitanas) ou 0800 722 9090 (demais localidades).

Aplicativo

Se gerou o boleto pelo aplicativo Santander Financiamentos com seu login e senha.

Whatsapp

Se consultou informações de boleto pelo Whatsapp no número 4004-9090.

Fraudes

As fraudes estão cada vez mais frequentes tanto no ambiente digital quanto no físico. Por isso, a informação é a melhor maneira de se prevenir contra esses tipos de golpes:

Pessoas mal-intencionadas podem entrar em contato solicitando seus dados cadastrais ou suas senhas e ID Santander.

Como se proteger

  • Fique atento a abordagens por SMS, Email, WhatsApp e NUNCA FORNEÇA SEUS DADOS PESSOAIS.
  • O Santander NÃO envia links solicitando dados cadastrais, senhas, foto do QR Code, Token ou código de segurança do ID Santander.
  • Desconfie de links com promoções “milagrosas”, podem ser uma isca ou cilada para coletar seus dados ou infectar seu computador.
  • Em caso de PERDA OU ROUBO do seu celular, comunique imediatamente o ocorrido para nossa Central de Atendimento.
  • Desconfie de solicitações via WhatsApp pedindo dinheiro ou envio de dados pessoais. Se for alguém conhecido, faça uma ligação (não pelo WhatsApp) e confirme a veracidade das informações.
  • Proteja sua conta do WhatsApp por meio de verificação em duas etapas:
    IOS: Ajustes > Conta > Confirmação em duas etapas > Ativar.
    Android: Configurações > Conta > Confirmação em duas etapas > Ativar.
  • Restrinja o acesso de sua foto no WhatsApp:
    IOS: Ajustes > Conta > Privacidade > Foto do perfil > Apenas Contatos.
    Android: Configurações > Conta > Privacidade > Foto do perfil > Meus contatos.

Pessoas mal-intencionadas entram em contato se passando por funcionários do banco para obter seus dados cadastrais, suas senhas e ID Santander. Em ligações telefônicas, chegam até a simular uma falsa Central de Atendimento, com o intuito de fazer com que os clientes acreditem que estão falando com o banco.

Como se proteger

  • NUNCA ligamos solicitando dados de acesso, senhas ou códigos de dispositivos de segurança.
  • NUNCA ligamos solicitando acesso a sites para procedimentos de segurança ou atualizações com digitação de senhas ou códigos de dispositivos de segurança.
  • O Banco não entra em contato solicitando foto do QR Code ou do código de validação do ID Santander. A gente nunca vai pedir para você enviar a imagem para outras pessoas.
  • O Banco não entra em contato para agendar a entrega de cartões de crédito.
  • O Banco nunca solicita seus dados, suas senhas ou código numérico do ID Santander para contestar transações ou sustar cheques.

Para obter seus dados bancários, pessoas mal-intencionadas podem criar páginas falsas, semelhantes às do Santander.

Como se proteger

  • EVITE clicar em links. Acesse o site do Santander digitando www.santander.com.br na barra de endereços do navegador.
  • Desconfie de promoções “milagrosas”: pode ser uma isca ou cilada para coletar seus dados ou infectar seu computador.
  • Mantenha o sistema operacional de seu computador, tablet ou celular sempre atualizado e instale programas de ANTIVÍRUS.
  • Não use redes WIFI desconhecidas ou de locais públicos para efetuar transações bancárias.

No Golpe do Falso Motoboy o golpista finge ser do Banco e entra em contato para confirmar alguma transação suspeita. Então, transfere a ligação para uma Central de Atendimento falsa, pede a senha do cliente e oferece o serviço de retirada do cartão, via motoboy.

Como se proteger

  • O Banco NUNCA recolhe cartões, mesmo que inutilizados.
  • Se precisar jogar fora um cartão, destrua-o completamente: corte o chip ao meio e NUNCA o entregue a ninguém.
  • Não solicitamos senhas ou código do dispositivo de segurança em nossas ligações. Não forneça, nem digite.

No Golpe da Troca, o golpista troca o cartão após realizar uma transação verdadeira na maquininha. Sem perceber, o cliente vai embora com o cartão trocado.

Como se proteger

  • Após uma compra, verifique se o cartão devolvido é realmente o seu.
  • Ao realizar uma compra, veja se o valor está correto e se está digitando sua senha no campo certo.
  • Se o vendedor disser que precisa passar o cartão novamente, desconfie. Sempre confira suas transações pelo aplicativo Way de forma rápida e digital.
  • Caso perca ou tenha o seu cartão roubado, você pode cancelar imediatamente seu cartão de crédito pelo aplicativo Way. Se preferir, ligue para nossa Central de Atendimento.

Pessoas mal-intencionadas podem oferecer ajuda nos Caixas Eletrônicos para aplicar golpes e ter acesso aos cartões e às senhas.

Como se proteger

  • Nunca aceite a ajuda de estranhos quando estiver nos Caixas Eletrônicos de uma Agência Santander.
  • Nunca forneça sua senha do cartão. Golpistas podem oferecer ajuda ou puxar conversa para tentar obter seus dados.
  • Se o seu cartão ficar preso na leitora, NÃO aceite ajuda ou fale em celular de estranhos. Se conseguir resgatar o cartão, confirme se o nome gravado é o seu, pois pode haver troca sem que você perceba.
  • Lembre-se de que as salas de autoatendimento não possuem telefone.
  • Em caso de dúvida, procure um funcionário identificado ou ligue para nossa Central de Atendimento: os números de telefones oficiais estão no site do Santander ou no verso do cartão.

Redes Sociais são meios de comunicação úteis e divertidos. Porém, é necessário tomar alguns cuidados com seus dados pessoais e sua privacidade.

Como se proteger

  • Ao criar um perfil em redes sociais, faça o controle de privacidade de suas publicações.
  • É recomendada cautela ao publicar informações pessoais, não revele dados como endereço, telefone e email.
  • É importante manter-se alerta às mensagens de origens duvidosas, como arquivos anexados ou indicação de links para clicar.
  • Não confie em tudo o que ler e cuidado ao compartilhar links. A veiculação de notícias falsas é um grande meio para a prática de engenharia social.
  • Crie senhas diferentes para cada tipo de acesso, diferenciando seus acessos de redes sociais com os dos sistemas bancários.
  • Sempre use combinações fortes, difíceis de decifrar (evite datas comemorativas e números sequenciais) e utilize caracteres especiais ($, %, &, #).
  • Não anote a sua senha, nem a compartilhe com outras pessoas.

Canal de denúncia

Encontrou algum site suspeito, está recebendo contatos de um Whatsapp desconhecido?

Entre em contato conosco pelo e-mail: suspeita@santander.com.br