Desculpa, mas infelizmente nosso site não está habilitado para o seu navegador

Para ter uma melhor experiência ao usar o portal Santander, prefira um dos navegadores abaixo

Navegadores compatíveis

Internet Explorer 11

Redes Sociais - Santander

Redes Sociais

Redes Sociais são meios de comunicação úteis e divertidos. Porém, com os avanços na digitalização e o aumento da nossa presença online é necessário tomar alguns cuidados com seus dados pessoais e sua privacidade.

Os golpistas podem usar essas plataformas para ganhar sua confiança se passando por perfis oficiais. Dessa forma, eles podem alcançar muitas pessoas ao mesmo tempo ou identificar indivíduos específicos para realizar seus golpes, simulando, por exemplo, um atendimento ao cliente ou realizando falsas promoções.

Veja como se proteger:

- Ao criar um perfil em redes sociais, faça o controle de privacidade de suas publicações.

- Crie senhas diferentes para cada tipo de acesso, diferenciando seus acessos de redes sociais com os dos sistemas bancários. Nunca as informe a ninguém.

- Crie senhas fortes, difíceis de decifrar (evite datas comemorativas e números sequenciais) e utilize caracteres especiais ($, %, &, #).

- É recomendada cautela ao publicar informações pessoais, não revele dados como endereço, telefone e email.

- É importante manter-se alerta às mensagens de origens duvidosas, como arquivos anexados ou indicação de links para clicar.

- Não confie em tudo o que ler e cuidado ao compartilhar links. A veiculação de notícias falsas é um grande meio para a prática de engenharia social. Por isso recomendamos que você siga as seguintes etapas para garantir que o perfil que veicula a informação seja oficial.

- O Santander não solicita senhas, código do ID Santander ou código de segurança do cartão nas Redes Sociais.

- Crie senhas diferentes para cada tipo de acesso, diferenciando seus acessos de redes sociais com os dos sistemas bancários.

- Sempre use combinações fortes, difíceis de decifrar (evite datas comemorativas e números sequenciais) e utilize caracteres especiais ($, %, &, #).

- Não anote a sua senha, nem a compartilhe com outras pessoas.

- Identifique perfis falsos de Redes Sociais em 4 passos:

1. Ícone

Uma conta do Facebook, Instagram ou Twitter verificada é identificada por um ícone azul, no caso do WhatsApp o ícone verde. Ambos são localizados no final do nome do usuário e em alguns inclui o texto "Conta Verificada".

Esta certificação só é concedida às empresas que comprovam com documentação que elas são realmente são um canal oficial. Se não tiver certeza, na maioria dos casos você encontrará os perfis oficiais no site oficial da empresa.

O Santander tem perfis oficiais em:

2. Atividade da conta

Os perfis oficiais recebem muitas menções e mensagens por dia, hora ou até mesmo por minuto, dependendo de sua tipologia. Sempre verifique as interações que o perfil tem com seus seguidores e desconfie de perfis que publicam spam ou muitas promoções boas demais para ser verdade.

Se for uma conta de suporte ao cliente, a interação será mais direta com os seguidores do perfil, mas atenção nunca informe seus dados pessoais nas interações.

3.  Número de seguidores

Embora o número de seguidores varie muito dependendo da popularidade da marca, produto ou empresa, pode ser uma indicação de um canal não oficial.

4.  Idade do perfil

Algumas plataformas, como o Twitter, permitem que você veja há quanto tempo o perfil está ativo. Cuidado ao interagir com perfis que estão abertos há pouco tempo, já que você não sabe para que finalidade foi aberto.

Sempre verifique a legitimidade de uma conta ou uma mensagem entrando em contato com a empresa ou organização através de um canal confiável. Lembre-se sempre disso antes de clicar ou responder.

Está com uma suspeita? Não forneça os seus dados!

Envie seu relato para suspeita@santander.com.br descrevendo o ocorrido e anexando as capturas de tela e/ou arquivos suspeitos.

Sofreu uma fraude? Entre em contato imediatamente com a nossa central de atendimento 4004  3535