Negócios socioambientais | Agronegócio - Santander

Agronegócio responsável

Somos parceiros do produtor rural brasileiro na transição para uma agropecuária mais inovadora, produtiva e sustentável.

Em 2018, destinamos R$ 396,1 milhões a projetos de agricultura de baixo carbono, modernização e inovação no campo, por meio de linhas do BNDES.

300 agências vocacionadas no agronegócio e 40 lojas especializadas para atender nossos clientes nas principais regiões produtoras.

Com a adoção do sistema integrado lavoura-pecuária-floresta, o produtor Thiago Ienaga aumentou em 40% a produção de soja e dobrou a taxa de ocupação do gado na Fazenda Palmeira, em Sinop (MT). Conheça melhor esta história:

O que fazemos

Desde 2010, oferecemos crédito acompanhado de orientação técnica aos produtores rurais que desejam investir em inovação e sustentabilidade no campo. O programa Agronegócio Responsável atua em duas frentes: incentivo à agricultura de baixo carbono, com a adoção de sistemas de plantio e pecuária que aliem produtividade, conservação de recursos naturais e menores impactos ambientais, e estímulo ao uso da energia solar.

Como funciona

Agrônomos e técnicos em agronegócios treinados no Código Florestal e em temas socioambientais atuam em parceria com nossas equipes comerciais na identificação de oportunidades de melhorias no campo e prestam orientação aos clientes. Além disso, promovemos eventos para engajar nossos clientes em boas práticas socioambientais. Em 2018, foram dez eventos que capacitaram 230 produtores rurais e profissionais do agronegócio.

Conheça os financiamentos disponíveis

CDC Agro Socioambiental

Financia a compra de equipamentos para eficiência energética, tratamento de resíduos e acessibilidade.

CDC Agro Solar

Financia a compra de equipamentos para geração de energia renovável em propriedades rurais.

BNDES ABC

Financia soluções como o plantio direto na palha, a integração lavoura-pecuária-floresta e a recuperação de pastagens degradadas.

BNDES Moderagro

Voltado para soluções de modernização e expansão que incluam recuperação do solo e defesa animal.

BNDES Moderinfra

Financia sistemas de irrigação e estruturas para produção em ambiente protegido

BNDES Automático

Para a compra e a modernização de ativos, projetos ambientais, de pesquisa e inovação.

BNDES Inovagro

Para inovações tecnológicas, aumento da produtividade, boas práticas de gestão e comercialização.

Santander Financiamentos

Crédito contratado diretamente com o lojista, que pode ser usado na aquisição de equipamentos para energias renováveis e eficiência energética, entre outros.

Parcerias

Atuamos em parceria com cooperativas agrícolas e outras organizações na promoção da agricultura responsável no Brasil. Em 2018, lançamos em parceria com a Bunge e a The Nature Conservancy um mecanismo de financiamento para estimular a produção agrícola sem desmatamento no cerrado brasileiro. Na primeira fase foram disponibilizados US$ 50 milhões para o programa.

Outro exemplo é o Programa Produzindo Certo, criado em 2015 em parceria pelo Santander, Bayer, Unilever e Aliança da Terra. O programa ajuda produtores da cadeia da soja a se adequarem aos padrões internacionais de conformidade socioambiental da certificação Round Table Responsible Soy (RTRS).

Exemplos de soluções socioambientais

Guia de boas práticas no agronegócio

Um manual de técnicas socioambientais aplicadas à produção rural.

A vez do agronegócio sustentável

Nesse infográfico você confere como o Santander atua em parceria com o agronegócio, financiando soluções para a inovação e a sustentabilidade no campo.

Agropecuária de baixo carbono

Fizemos um amplo estudo sobre a agropecuária de baixo carbono e consolidamos nesta cartilha os principais achados desse trabalho.

Fazenda Palmeira

Neste caso prático, Thiago Ienaga conta como tem trabalhado para tornar sua fazenda um empreendimento mais produtivo e sustentável.

Ouro Branco Agronegócios

Rubens Prudente transformou mais de 2,4 mil hectares de pastagens degradadas em áreas produtivas.