Atualizado em 31-01-2024

por Equipe Santander

c. concepts / client-service/Bank and Counter/simple credit Copy 11

Acessibilidade

c. concepts / client-service/Bank and Counter/simple credit Copy 12
Aumentar espessura do texto A+
Aumento de espessura do texto Aa
Preto e amarelo - tema para daltônicos (WCAG 16:44:1)
Preto e branco - tema para daltônicos (WCAG 21:1)
c. concepts / client-service/Bank and Counter/simple credit Copy 11

Modo escuro

0:00

 / 

0:00
Na imagem temos um texto à esquerda com a frase ‘Tempo versus dinheiro: conquiste seu sonho’. Já à direita, temos uma ilustração que representa uma mão segurando uma moeda.

Fazer o planejamento das suas finanças é uma das boas práticas econômicas com a qual se torna possível chegar cada vez mais perto de conquistar os seus sonhos, independentemente de qual for o seu valor.

Se para você não tem sensação melhor do que conseguir tirar um sonho do papel e realizá-lo com o próprio dinheiro, vamos mostrar como você pode usar o conceito de Calculadora dos Sonhos para chegar no seu objetivo tendo como uma base um orçamento realista. Confira!

Como usar a Calculadora dos Sonhos?

Você pode ter o desejo de comprar um novo computador, realizar uma viagem com a sua família ou fazer algo que precisa de ainda mais dinheiro, como adquirir uma casa própria. Esses objetivos são comuns entre muitas pessoas e ter as ferramentas que os ajude a alcançá-los é ideal, como é o caso de usar a Calculadora dos Sonhos.

A Calculadora dos Sonhos é um método que auxilia a compreender quais são os passos que você precisa dar em busca da sua conquista. Ela consiste em determinar os valores reais a serem guardados em um investimento rentável, definir o prazo para alcançar o seu sonho e usar um produto financeiro que te ajuda nesse objetivo.

Veja como incluir essa ferramenta no seu planejamento com as nossas dicas abaixo.

Dê um nome para o seu sonho

Comece dando um nome para o seu sonho. Por exemplo, “Casa da Praia” ou “Viagem Inesquecível de Aniversário”. Use a sua criatividade para usar as palavras que têm significado para você.

Isso porque nomear o seu objetivo financeiro é uma maneira bastante eficaz de tornar mais palpável o montante que você está juntando e até mesmo de ser um apoio essencial que irá lembrar você de porque está fazendo o esforço para guardar dinheiro mês a mês, ou sempre que possível.

Defina o valor para começar os seus investimentos

Se você já tem um pouco de dinheiro guardando em sua conta bancária, aproveite para começar a juntar a quantia que você precisa ou quer alcançar para realizar o seu sonho com um investimento que irá trazer retorno para o seu bolso, como a poupança ou outro produto de renda fixa.

Neste caso, lembre-se que qualquer valor é válido, seja R$ 100, R$ 1.000, mais ou menos do que isso. A ideia é que seja o ponto inicial como se fosse uma “entrada” na quantia total que você precisa juntar.

Planeje em quanto tempo quer realizar seu sonho

Em seis meses, um ano, dois anos ou até mais tempo: esses são alguns dos períodos em que você pode optar por guardar o dinheiro necessário para adquirir o seu bem ou ter a renda para realizar alguma experiência diferenciada.

Saber qual é esse prazo de validade para o seu orçamento deste objetivo é ideal para auxiliar a se manter determinado em busca de conquistá-lo, e a se organizar com o próximo passo.

Escolha aquele que tiver mais coerência entre o seu planejamento e com o que é viável para você, já que é com essa informação que a Calculadora dos Sonhos vai poder funcionar.

Deposite todos os meses com o Depósito Programado em Poupança

Depois de definir o valor inicial que será depositado e o período total até realizar o seu sonho, para concluir o seu uso da Calculadora dos Sonhos, é necessário entender como você poderá guardar um pouco por mês.

Em relação a esse ponto, também considere quantias que são realmente possíveis para você de acordo com o quanto você ganha e com as suas despesas. Por isso, analise o seu orçamento e quanto está sobrando de dinheiro ao longo dos meses. Depois, opte por um produto financeiro que oferece benefícios para você.

Aqui no Santander, montar a sua Calculadora dos Sonhos fica ainda mais simples com o Depósito Programado em Poupança. Ao deixar as suas aplicações mensalmente planejadas, de acordo com o valor e o dia de depósito que você preferir, o seu dinheiro da conta corrente é aplicado de forma automática.

Para começar a usar o Depósito Programado em Poupança, é simples: você pode fazer tudo no App Santander ao clicar no Menu e em “Poupança”. Em seguida, escolha o produto financeiro que você preferir ou comece uma nova poupança em “Adicionar conta”.

E aí, que tal agora começar a calcular o seu orçamento para chegar nos seus sonhos? Saiba mais sobre o que a Poupança do Santander disponibiliza para você.

Conheça a Poupança

Avalie esse artigo