Atualizado em 15-03-2022

por Equipe Santander

Você já recebeu uma notificação de uma compra realizada no seu cartão, mas não lembra de ter efetuado essa compra? É muito provável que seu cartão de crédito tenha sido clonado. No Brasil, cerca de 3,65 milhões de consumidores já sofreram algum prejuízo devido à clonagem de cartão, segundo números de uma pesquisa realizada pelo SPC (Serviço de Proteção ao Crédito).

Mas o que devo fazer caso meu cartão seja clonado? Sou obrigado a pagar a fatura por uma compra que não realizei? Como evitar que meu cartão seja clonado?

Neste post, vamos responder a estas principais perguntas com dicas de como proceder nesses casos e precauções para evitar cair neste golpe.

O que é a clonagem de cartão?

A expressão “cartão clonado” surgiu na época em que os cartões ainda utilizavam uma tarja preta no seu verso e nela continham as principais informações como Nome do titular do cartão, número do cartão, data de vencimento e código de segurança, conhecido como CVV.

Os criminosos então conseguiram criar um sistema que ao passar o cartão em uma maquininha, eram coletadas todas as informações citadas anteriormente e esses dados eram usados para realizar compras.

Nos dias atuais, a maioria dos cartões utilizam a tecnologia de chip, diminuindo as chances de clonagem das informações. Porém, os golpistas utilizam outras formas para acessar os dados do cartão e realizar compras no nome dos responsáveis, sem o seu consentimento.

Meu cartão foi clonado, o que devo fazer?

Primeiramente, caso receba uma notificação do aplicativo do banco ou encontre uma compra suspeita em sua fatura, é muito importante manter a calma. Alguns passos deverão ser feitos rapidamente, para evitar prejuízos ainda maiores.

  1. Bloqueie ou cancele o seu cartão - Isso evitará que os golpistas realizem outras compras com as suas informações. Para isso, você pode entrar em contato com o seu banco através da Central de Atendimento, realizar o acesso através do site ou até mesmo pelo aplicativo.

  2. Verifique sua fatura ou extrato - Ao identificar uma compra suspeita em seu extrato bancário ou fatura do seu cartão, é importante anotar as principais informações, tais como, data, horário, valor e estabelecimento.

  3. Entre em contato com a emissora do cartão - Através dos canais de atendimento, informe à emissora as informações anotadas no passo anterior e informe que você não reconhece a compra, para que seja feito o cancelamento.

No Santander, você tem total autonomia para realizar o cancelamento através dos nossos apps:

App Way: Acesse o app > selecione o cartão > na home do app clique na compra > depois em “Não reconheço essa compra” e siga o passo a passo. Para acompanhar o status da contestação, acesse menu > compras não reconhecidas.

App Santander: Acesse o app > menu > Cartões > Fatura > clique na compra > depois em “Não reconheço essa compra” e siga o passo a passo. Para acompanhar o status da contestação, acesse menu > cartões > compras não reconhecidas.

  1. Faça o Boletim de Ocorrência (B.O) - Acione a delegacia mais próxima de você e faça o registro, pois caso venha cobranças futuras em seu nome, você terá comprovantes que não foi o responsável pela compra.

Mas se o cartão for clonado, terei que pagar pelas compras não autorizadas?

Esta é uma dúvida muito frequente, mas pode ficar tranquilo, a resposta é não. Isso porque a segurança dos dados é de inteira responsabilidade da operadora do cartão.

O banco deverá estornar os valores ou enviar uma nova fatura, desconsiderando a compra. Caso você já tenha realizado o pagamento da fatura com o valor da compra suspeita inclusa, você poderá solicitar o reembolso junto ao banco responsável.

E como posso proteger meu cartão de ser clonado? 

Listamos algumas dicas de como evitar que você sofra com essa fraude:

1 - Evite compartilhar informações do cartão de crédito

É muito comum as pessoas emprestarem o cartão para amigos ou familiares realizarem compras ou receberem ligações de números desconhecidos para confirmar algum tipo de informação e solicitar dados. Jamais confirme nenhum tipo de dado, especialmente o número do cartão, data de vencimento, CVV e CPF.

2 - Opte por cartão virtual em compras online

As compras online têm se tornado cada vez mais frequentes e com elas os números de clonagens. Por isso, foi desenvolvida a tecnologia de cartão virtual, uma cópia do seu cartão físico, porém com numeração e validade diferentes. Assim, você evita que os fraudadores utilizem seus dados para firmar golpes. Ela é a forma mais segura de evitar esse tipo de golpe online.

E para gerar o cartão virtual é bem simples, basta acessar o app do banco e ele gera automaticamente para você. Para você que é cliente Santander, saiba como solicitar o seu cartão virtual aqui.

3 - Cuidado ao compartilhar fotos do seu cartão

Outro fator importante para evitar uma possível clonagem em seu cartão são as fotos compartilhadas através de aplicativos de mensagens. Assim como a clonagem de cartão, os aplicativos também podem ser hackeados por golpistas, acessando todas as informações que você compartilha com os seus contatos.

Em casos de necessidade, ligue para a pessoa ou realize a compra para ela através do seu navegador, desse modo você pode garantir a segurança das suas informações, evitando possíveis dores de cabeça futuras. E lembre-se: por mais animado que você esteja com a chegada do seu novo cartão, nunca publique a foto dele com os dados à mostra nas suas redes sociais.

4 - Redobre a atenção para links suspeitos

Você já deve ter recebido uma mensagem de texto (SMS) ou e-mail com algum tipo de sorteio, onde o seu número foi o ganhador de um prêmio muito valioso. Pois bem, quem não gosta de um presente gratuito às vezes, não é mesmo? Mas é importante ter ciência de que isso seja um vírus ou um site não confiável.

Os cuidados devem ser redobrados quando falamos de informações de cartões, especialmente em compras online, por isso, é sempre importante estar atento a todas as dicas mencionadas no texto, para que sua experiência não seja negativa.

E aí, gostou das dicas para evitar a clonagem do seu cartão? Acompanhe nosso blog, com conteúdos semanais, para estar atento às principais novidades do mercado!