Atualizado em 04-01-2024

por Equipe Santander

Acessibilidade

Tema para daltônicos

Modo escuro

0:00

 / 

0:00
Na imagem, há a ilustração de um homem entregando um cartão de crédito para outro. No centro superior, a frase: 'Como conseguir cartão com nome sujo'.

Sabemos que o score de crédito é mais que uma simples pontuação: é uma medida de como está sua saúde financeira. E estar com a contagem em um nível baixo pode dificultar algumas metas e sonhos. Neste caso, encontrar um cartão de crédito para negativado se torna uma oportunidade.

E não se engane: não são poucos os que enfrentam essa realidade no país. De acordo com o levantamento do Mapa da Inadimplência no Brasil, realizado pelo Serasa, o número de endividados chegou a 71,45 milhões em junho de 2023 – o que representa 43,78% da população brasileira.

Mesmo que seja passageira, a inadimplência demanda uma maior organização financeira para que as dívidas não aumentem ainda mais. Por isso, a busca por crédito para negativados precisa ser uma decisão estratégica e bem pensada.

Mas nem tudo está perdido: a seguir, você vai descobrir se é possível conseguir cartão de crédito para negativados e soluções para deixar suas contas no azul novamente.

Como funciona o cartão para negativado?

Para alívio daqueles que buscam uma alternativa para algumas compras enquanto estão com dívidas, existem sim algumas opções de cartão de crédito que são aprovadas para quem está com o CPF negativado. São cartões com limite mais baixo, justamente pelo risco de inadimplência, mas que podem ter os mesmos benefícios de qualquer outro cartão de crédito.

A análise para aprovação de um cartão de crédito é feita em qualquer tipo de solicitação, seja para quem tem pendências financeiras ou não. Sendo assim, a liberação sempre vai depender da análise de crédito, que vai levar em conta alguns fatores que vão além do score de crédito. São alguns deles:

- Renda mínima comprovada;

- Ter um bom histórico de trabalho;

- Não ter dívidas pontuais atrasadas há muito tempo;

- Não ter outras pendências financeiras.

Como consigo um cartão de crédito com nome sujo?

Se o seu CPF consta como inadimplente na praça e você precisa de um cartão para fazer compras básicas ou pagar contas, existem alguns pontos a serem considerados.

Primeiro, pense em que tipo de cartão você tem interesse; se é uma opção que oferece recompensas por compras (o que pode estimular você a comprar sempre) ou um simples que tenha taxas baixas.

Depois, tenha uma visão mais racional: considere os cartões que têm maior probabilidade de serem aprovados para o seu perfil. Alguns cartões especificam os critérios mínimos, o que pode ajudar você a encontrar a opção que melhor se encaixa à sua situação.

#DicaSantander: A solicitação de novos cartões pode fazer com que sua pontuação diminua. Se você já está negativado, é importante evitar exagerar nas solicitações de crédito para minimizar problemas no seu score.

Leia também: Posso abrir MEI com nome sujo?

Qual o melhor cartão para negativado?

A resposta para essa pergunta pode depender de alguns fatores, que vão desde a situação financeira e perfil, até às necessidades de cada pessoa para o momento. Por exemplo: quanto maior a sua renda, maiores as chances de conseguir um limite de crédito maior.

Existem também cartões que oferecem benefícios como cashback, milhas e descontos em empresas parceiras, e a melhor escolha vai depender do perfil de cada um.

Para te ajudar a encontrar alternativas ao cartão de crédito para negativado, listamos algumas opções oferecidas pelo Santander:

Cartão de crédito SX

Se você tiver dívida com o Santander, já pode planejar seu recomeço por aqui mesmo! A princípio, é necessário fazer um acordo com o banco e estabelecer novas parcelas e prazo para o pagamento desse compromisso. Assim, caso seja elegível, você passa a ter acesso a uma alternativa financeira para suas compras básicas.

Após a renegociação, você já recebe o cartão de crédito SX Santander com limite pré-aprovado, sujeito à análise de crédito e aprovação. Esse limite estará disponível em até 30 dias úteis após a identificação do pagamento mínimo de R$ 100,00. E não é só isso: vem ver as outras vantagens do cartão SX:

- Possibilidade de zerar a anuidade ao gastar no mínimo R$ 100 por fatura ou cadastrando o celular/CPF como chave Pix no Santander;

- Cartão online para fazer compras pela internet, antes mesmo do cartão físico chegar;

- Descontos imperdíveis em parceiros Esfera.

Fique de olho! Para continuar recebendo aumento de limite, o pagamento das parcelas precisa estar em dia. Com organização das suas finanças, você recebe um cartão e ainda pode se planejar para usar seu novo limite como preferir!

Leia: Como funciona e quanto tempo demora a análise de crédito do Santander?

Cartão SX Universitário

E para você que é universitário e está começando a vida financeira, o cartão SX Universitário oferece benefícios exclusivos – ideais para quem precisa de incentivos para o início da carreira. Entre as vantagens, estão:

- Limite Extra Educação: tenha um limite exclusivo para o pagamento da universidade;

- Descontos e cashback com a Esfera: ideal para aproveitar descontos em diversas lojas e produtos para o dia a dia;

- App Way: acompanhe as transações em tempo real na palma da mão;

- Benefícios das bandeiras Visa e Mastercard.

Dicas para uma vida financeira saudável

Depois de obter um cartão de crédito para negativado, é importante manter uma mentalidade de construção de crédito ao usá-lo – inclusive, para deixar todas as contas no azul. Isso significa fazer coisas que afetarão positivamente seu histórico de crédito, como:

- Pagar suas contas em dia todos os meses;

- Manter baixa a utilização de seu crédito;

- Solicitar novo crédito apenas quando você realmente precisar dele;

- Manter abertas contas de crédito mais antigas.

Tudo isso pode ajudá-lo a melhorar sua pontuação de crédito. À medida que o seu score aumenta, você pode procurar outras opções de empréstimo e construção de capital, como cartões de crédito sem garantia e empréstimos pessoais.

Você também vai querer ler: Como renegociar a fatura do seu cartão de crédito e como verificar seus parcelamentos

No Santander, você encontra diferentes opções de crédito e financiamentos com condições exclusivas, cada uma adequada para os mais diversos perfis e objetivos. E o melhor: você pode contratar a melhor solução sem sair de casa.

Ver opções de crédito

Avalie esse artigo