Atualizado em 27-02-2024

por Equipe Santander

Acessibilidade

Tema para daltônicos

Modo escuro

0:00

 / 

0:00
Na imagem temos um texto à direita com a frase ‘App para bloquear celular roubado’. Já à esquerda, temos uma ilustração que representa um celular com um ícone de cadeado.

Como hoje em dia a maioria das informações pessoais e financeiras da população estão reunidas nos celulares, esse dispositivo passou a ser alvos dos crimes, já que estando nas mãos erradas é possível realizar diversos outros golpes a partir dos dados da vítima, como fazer empréstimo ao acessar o aplicativo bancário.

Assim, com o objetivo de aprimorar a segurança da população, o Governo Federal lançou o Celular Seguro. Como iremos explicar a seguir, essa ferramenta faz o bloqueio do aparelho e impede o acesso a dados pessoais e contas bancárias.

Para ficar por dentro de tudo sobre essa nova, continue acompanhando e saiba mais!

O que é o Celular Seguro?

O Celular Seguro é totalmente gratuito e conta com uma funcionalidade de extrema importância: bloquear de forma completa os dispositivos que forem pegos por criminosos ou que sejam perdidos, desde que o IMEI do aparelho tenha sido informado.

Trata-se de uma ferramenta que impede criminosos usem os aparelhos capturados, ou seja, que o celular da vítima inutilizável nas mãos de pessoas mal-intencionadas. Para isso, o Governo Federal conta com a parceira de diversos bancos, como é o caso do Santander.  

O seu lançamento foi no dia 19 de dezembro de 2023 pelo Governo Federal, e partiu de combinados entre a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), como uma medida de aumentar a segurança dos brasileiros.

E como o Santander participa do Celular Seguro?

Essa ferramenta de segurança do Governo Federal conta com instituições financeiras parceira e o Santander é uma delas. Afinal, estamos sempre pensando em sua proteção e, por isso, nós estamos participando dessa funcionalidade.

Isso significa que caso você ative o Celular Seguro, nós seremos informados sobre a necessidade de fazer o bloqueio da sua conta com a gente.

Entenda como utilizar o Celular Seguro

Para ativar o bloqueio do seu aparelho usando o Celular Seguro, basta acessar essa ferramenta pelo aplicativo, disponível na Play Store e na App Store, ou pelo site oficial. Depois, siga o passo a passo:

Passo 01 – Faça login com a sua conta gov.br e realize o cadastro de qual é o seu celular;

Passo 02 – Agora, cadastre um contato de confiança;

Passo 03 – Caso você seja vítima de furto ou de roubo, ou até mesmo perca o seu celular, registre a ocorrência no aplicativo ou site Celular Seguro, seja por você ou pelo contato de confiança cadastrado, e apresente as informações sobre quando, onde e como aconteceu;

Passo 04 – Será nessa etapa em que você deverá informar o seu IMEI.

Após informar o ocorrido no Celular Seguro, aproveite para conferir contas, faturas de cartões, extratos e o que mais tiver ligação com as suas finanças a fim de checar se não movimentaram o seu dinheiro de forma indevida em seu nome. Para isso, acesse o aplicativo do seu banco, como o App Santander, e verifique as movimentações.

Agora que você já conheceu tudo sobre o Celular Seguro, não deixe de fazer o seu cadastro para evitar dores de cabeça futuras. E também, acesse o Portal de Segurança do Santander e descubra ainda mais maneiras de se proteger dos principais golpes ou furtos.

Leia sobre segurança

 

Avalie esse artigo