Atualizado em Fri Dec 10 19:18:01 GMT-03:00 2021

por Equipe Santander

Se você está passando por algum aperto financeiro ou precisa de dinheiro para resolver alguma emergência, já deve ter se perguntado se fazer um empréstimo é a melhor solução. Na verdade, sentir esse receio é positivo, porque demonstra que você se importa com a sua situação financeira e com o futuro. Mas como saber se recorrer a um empréstimo pode ser uma boa saída?

Aqui, mostramos cinco motivos para contratar um empréstimo sem medo.

1) Para se livrar dos juros do cartão de crédito ou do cheque especial

Muitas pessoas acabam utilizando o cartão de crédito ou o cheque especial como uma extensão do próprio dinheiro. O problema é que isso pode virar uma rotina perigosa, porque você precisa cobrir essa dívida mensalmente. No Brasil, não existe um teto para os juros do cartão e do cheque especial, por isso que eles são mais altos e tanta gente acaba se endividando.

Uma solução é recorrer a um empréstimo, que costuma ter juros bem mais baixos. Dessa maneira, você consegue cobrir o valor que deve ao banco e reduzir sua dívida a uma parcela mensal que caiba no seu bolso.

2) Para abrir o seu próprio negócio

Em algum momento da vida todo mundo já pensou em abrir o próprio negócio e criar uma independência financeira. Mas, claramente, isso não é tão simples. Além de fazer um bom planejamento, é preciso ter dinheiro na mão para começar a empreitada.

Especialistas em finanças não costumam recomendar que você recorra às suas economias para começar o seu negócio, afinal, se a empresa não der certo, você fica sem trabalho e sem ter uma reserva de emergência para seguir a vida. Ou seja, logo de cara, é importante já separar o seu dinheiro de Pessoa Física e de Pessoa Jurídica. Por isso, um empréstimo pode se encaixar perfeitamente nessa situação. Assim, você consegue ter um capital inicial para criar a infraestrutura necessária para sua empresa, comprando materiais e até mesmo contratando colaboradores.

3) Para resolver uma emergência

Todo mundo já passou por alguma situação em que foi necessário conseguir um dinheiro rapidamente. Por mais que você pague suas contas em dia, eventualidades acontecem. Você pode ter uma emergência de saúde na família, um problema com seu veículo ou até mesmo precisar fazer um reparo urgente na estrutura do imóvel em que mora. Para quem não tem um dinheirinho guardado, um jeito mais fácil de resolver essa situação é recorrer a um empréstimo que caiba no seu bolso para resolver o seu problema o mais rápido possível.

4) Para sair das dívidas

Resolver pendências financeiras é um alívio para qualquer pessoa. Se você está endividado, com contas e boletos em atraso, considere fazer um empréstimo para sair dessa situação. Dependendo da sua renda familiar, fica difícil dar conta de todas as despesas do mês pontualmente. Em vez de continuar atrasando pagamentos e correr o risco de ter o nome negativado, recorra a uma modalidade de empréstimo com juros mais baixos e com parcelas que não estourem o seu orçamento. Não se esqueça de se organizar financeiramente para não cair em mais dívidas no futuro.

5) Para fazer uma reforma ou uma viagem

Todo mundo sabe que pagar qualquer coisa à vista é sempre mais vantajoso porque você tem poder de negociação. O mesmo serve para quando você precisa comprar passagens aéreas com antecedência, contratar serviços ou comprar insumos para renovar algum espaço dentro de casa ou da sua empresa. Portanto, se você está planejando fazer uma reforma no seu imóvel ou uma viagem dos sonhos com a família, considere recorrer a um empréstimo.

Os juros são muito mais baixos do que o rotativo do cartão de crédito, ou seja, você pode planejar a parcela ideal para o seu bolso, ter o limite do seu cartão totalmente livre e, com o montante do empréstimo em mãos, pagar o que for preciso à vista. Prático, não?

Agora que você viu alguns motivos para fazer um empréstimo, conheça a Empréstimo Sim, fintech do Grupo Santander:

Simule agora