Atualizado em 03-03-2022

por Equipe Santander

Primeiramente, é importante saber o que é uma conta Pessoa Jurídica (PJ), as diferenças entre uma conta física, funcionalidades e benefícios. Basicamente, a conta PJ é uma conta bancária para empresas e, por isso, possui algumas aplicações úteis para os empresários, como a emissão de boleto de cobrança.

No artigo de hoje, vamos aprender tudo sobre a conta PJ e, inclusive, como abrir uma. Confira!

Qual a diferença entre conta jurídica e conta física?

Em poucas palavras, a conta PF é para uma pessoa e seus gastos pessoais. Já a conta PJ é para as finanças de uma empresa.

Já com a Receita Federal, os registros também são diferentes e possuem impostos diferentes, já que a finalidade de cada uma daquelas contas também é distinta.

Como abrir a minha conta PJ?

No Santander, dá para fazer tudo online. É simples, fácil e seguro. É só seguir o passo a passo e aproveitar todas as facilidades e benefícios que o Santander oferece.

Abra já a sua conta PJ

1º Clique no botão e informe seus dados pessoais

2º Informe também os dados da sua empresa

3º Tire uma selfie com o seu celular

4º Personalize a sua conta

5º Confira os dados e envie

Ah, não são todas as empresas que podem abrir a conta online. Apenas o Microempreendedor Individual, o Empresário Individual e a Empresa Individual de Reponsabilidade Limitada. Se sua empresa possui 2 ou mais sócios, a abertura deverá ser feita em uma agência. Encontre a agência Santander mais próxima de você aqui.

Tenho uma empresa. Preciso de uma conta PJ?

A conta jurídica não é obrigatória para as empresas brasileiras, de acordo com a lei. Apesar disso, é uma escolha empresarial muito importante por conta dos benefícios que traz para os negócios. Desde as microempresas até as grandes companhias, é importante saber separar as finanças pessoais das organizacionais.

É um passo a mais em direção ao profissionalismo que o mundo corporativo exige. O fluxo de caixa ficará mais acessível e de fácil controle, pois todos os lucros, despesas e rentabilidades estarão detalhados em um só lugar.

Quais os benefícios de ter uma conta para pessoa jurídica?

Além da organização, existem empresas do mercado que exigem uma conta PJ para pagar fornecedores ou para contratar terceirizadas. Ou seja, até para conquistar novos clientes, a conta pode ser essencial. E novos negócios são sempre bem-vindos, hein?

Tem outro ponto que merece bastante destaque: a blindagem do seu patrimônio pessoal. Como assim? Com uma conta específica para as finanças da empresa, os seus bens pessoais não correm risco caso o negócio enfrente alguma ação judicial.

A conta PJ, em algumas instituições financeiras, também amplia a linha de crédito. Com isso, dependendo da negociação, é possível solicitar taxas reduzidas.

Conheça mais vantagens de ter conta e cartão PJ no Santander.

Vale mesmo a pena ter uma conta PJ?

Depois de todos esses benefícios, talvez você esteja se perguntando de valores. Será que o custo vale a pena? Pois é, saiba que o tempo de pagar taxas e tarifas muito caras para ter uma conta PJ na sua empresa ficou para trás. Veja a opção da Conta Empresarial Santander, por exemplo:

• Abertura 100% online para empresas com 1 sócio

• 5 dias s/ juros no limite da conta cadastrando o CNPJ no Pix

• Taxa de 1,89% no débito com a máquina Getnet

E o melhor: os valores variam entre R$ 29 e R$ 68 ao mês.

Como vimos neste artigo, os diferenciais organizacionais e financeiros são inúmeros para as empresas que optam por utilizar a conta PJ, além do custo disso tudo ser bem acessível. Como resultado, cada vez mais companhias adotam esse tipo conta.

Chegou a hora de abrir sua conta PJ