Atualizado em 22-03-2024

por Equipe Santander

c. concepts / client-service/Bank and Counter/simple credit Copy 11

Acessibilidade

c. concepts / client-service/Bank and Counter/simple credit Copy 12
Aumentar espessura do texto Aa
Preto e amarelo - tema para daltônicos (WCAG 16:44:1)
Preto e branco - tema para daltônicos (WCAG 21:1)
c. concepts / client-service/Bank and Counter/simple credit Copy 11

Modo escuro

0:00

 / 

0:00
No lado esquerdo da imagem, a frase: aumente o nível da sua conta gov. No lado direito, ilustração de um homem vestindo terno e usando um laptop.

Em um mundo cada vez mais conectado, o acesso aos serviços governamentais de forma digital tornou-se uma necessidade primordial. Foi por conta disso que surgiu a Conta Gov, uma solução abrangente que unifica o acesso a uma variedade de serviços públicos online.

Mas você sabe o que exatamente é essa plataforma e como você pode aumentar seu nível para desfrutar de benefícios adicionais? Apesar de estar no ar há mais de cinco anos, muitos usuários da conta Gov ainda têm dúvidas quanto aos níveis de acesso dentro dessa plataforma e como podem ampliá-los para aproveitar ao máximo seus recursos.

O texto a seguir vai tratar sobre tudo isso: entender o que é e como funciona essa conta e mostrar como elevar o nível de acesso pelo seu celular, sem precisar sair de casa. Vamos?

O que é uma Conta Gov?

A Conta Gov é uma iniciativa do Governo Federal Brasileiro que oferece um ambiente seguro para acessar diversos serviços públicos online de forma integrada.

Imagine poder acessar serviços como a declaração de imposto de renda, solicitação de documentos, assinar documentos digitalmente, conferir sua carteira de documentos e se inscrever em programas sociais com apenas alguns cliques, sem a necessidade de enfrentar filas ou burocracias intermináveis.

Isso é exatamente o que a Conta Gov oferece - uma maneira conveniente e segura de interagir com o Governo Federal.

Para que serve a Conta Gov?

A Conta Gov tem como principal objetivo facilitar o acesso do cidadão aos serviços governamentais, tornando o processo mais simples, rápido e seguro. Com uma única conta, o usuário pode acessar uma variedade de serviços sem a necessidade de criar múltiplas credenciais de acesso.

O que são os níveis da Conta Gov?

Além do intuito de facilitar a vida do cidadão, a conta Gov ainda serve como identificação segura para comprovar quem está utilizando os serviços do Governo Federal. Por isso, possui diversos sistemas de segurança.

Para começar, existem três níveis de proteção:

- Bronze para acessar serviços digitais menos sensíveis. Nesse nível, o usuário fornece apenas informações básicas, como nome, CPF e data de nascimento;

- Prata para acessar muitos serviços digitais. Para alcançar esse nível, é necessário realizar o reconhecimento facial. Com isso, o governo vai conseguir identificar a foto com a base da Carteira Nacional de Habilitação (CNH);

- Ouro para qualquer serviço digital, sem restrição de acesso. Esse é o mais alto nível de acesso e é alcançado quando o Governo Federal identifica o reconhecimento facial com a foto da base da Justiça Eleitoral ou quando o usuário faz login com um certificado digital.

Como aumentar o nível da sua Conta Gov?

Agora que você já conhece os níveis da Conta Gov, vamos explicar como aumentar o seu nível, sem precisar sair de casa.

1 - Baixe o aplicativo Gov.br para o seu celular, abra o app e clique em 'Entrar com o gov.br'. Em seguida, insira seu CPF e senha.

2 - O nível da sua conta aparecerá na parte superior, já na tela logada. Embaixo do nível, há um botão ‘Aumentar nível’. Clique nesse botão.

3 - Na tela a seguir, haverá outro botão: Aumentar nível da conta. Clique nele.

4 - Em seguida, é o momento de fazer o seu reconhecimento facial. Siga as instruções passadas no aplicativo. Quando o reconhecimento for finalizado, sua conta já será Prata ou Ouro.

Conta Prata, o que você precisa?

Ter Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ou conta em banco. Sua conta se torna Prata ao fazer reconhecimento facial e o Governo Federal identificar a sua foto na base da CNH ou quando você faz login através de um banco credenciado.

Ainda não tem uma conta bancária?  Chegou a hora de abrir a sua.

Abrir conta

Conta Ouro, o que você precisa?

Ter Título de Eleitor ou Certificado Digital. Sua conta se torna Ouro ao fazer reconhecimento facial e o Governo Federal identifica a sua foto na base da Justiça Eleitoral ou quando você faz login com seu certificado digital.

A Conta Gov é fundamental se você deseja acessar serviços governamentais de forma segura e simplificada. Para isso, será preciso aumentar o nível da sua conta. Siga os passos mencionados neste texto e aproveite ao máximo os benefícios oferecidos por essa solução.

 

Avalie esse artigo