Atualizado em 06-11-2023

por Equipe Santander

Acessibilidade

Tema para daltônicos

Modo escuro

0:00

 / 

0:00

Criado em 2020, o sistema de pagamento eletrônico do Banco Central caiu no gosto dos brasileiros e já superou o número de movimentações feitas por cartões de crédito e débito em todo o país.

Sem dúvidas, a facilidade para transferir recursos rapidamente, em qualquer dia da semana, é o principal motivo desse sucesso. Por estar tão bem presente no nosso dia a dia, boa parte da população tem dúvidas em relação a se é possível cancelar uma transferência via Pix, ou até mesmo receber o estorno. Saiba mais sobre essa questão!

Dá para cancelar uma transferência via Pix?

Essa pergunta costuma ser uma dúvida ou curiosidade de muitas pessoas, já que se trata de um modo de transferir dinheiro reconhecido por suas vantagens e praticidades, e com particularidades diferentes das demais opções que existiam até a criação do Pix.

Assim sendo, dá para cancelar um Pix? Até o momento, após a sua confirmação, não pode ser cancelado visto que a liquidação do Pix é em tempo real. Quem enviar o dinheiro só poderá alterar o valor a ser pago ou cancelar a transação apenas antes da confirmação do pagamento.

Como agir se fizer um Pix errado?

Por não ser possível cancelar um Pix, algumas situações exigem que você encontre outras saídas para solucionar um erro. Por exemplo, vamos supor que você fez uma transferência via Pix para a pessoa errada.

Então, o que fazer nessa situação? Será preciso entrar em contato com o recebedor para negociar a devolução do valor. Hoje em dia, no próprio aplicativo bancário, há a funcionalidade para devolver a quantia recebido, integral ou parcial.

Apesar dessa limitação, desde a criação do Pix, o Banco Central está aprimorando o sistema para casos de fraudes ou de falhas operacionais. Ou seja, existe um sistema de segurança que irá analisar o caso individualmente se for identificada uma fraude, caso o cliente seja vítima de um golpe.

Nesse cenário, o cliente precisará registrar um boletim de ocorrência e avisar o seu banco do ocorrido, através do Serviço de Atendimento ao Consumidor. Se a fraude for confirmada, a instituição financeira que recebeu o dinheiro terá que fazer o estorno do dinheiro para o pagador.

Evite o golpe do Pix

Como visto anteriormente, o Pix é uma maneira de transferir dinheiro muito segura e prática. Por causa disso, existem golpes acontecendo diariamente. No entanto, a boa notícia é que se você tomar alguns cuidados vai dificultar bastante nas pessoas que desejam aplicar alguma fraude.

Por exemplo, sempre confirme quais são os dados do destinatário antes de finalizar uma transferência via Pix e verifique se é alguém que você conhece mesmo ao invés de ser um golpista. Outra maneira de se proteger é ter cuidado tanto com o WhatsApp, como mensagens suspeitas em que pessoas estão pedindo dinheiro, quanto com links falsos.

| Veja também: conheça mais dicas de segurança para usar o Pix de maneira segura.

Pix no Santander

Se o Pix já é bom, com o Santander fica ainda melhor. Um jeito mais fácil e simples de movimentar o seu dinheiro.

- Um jeito mais fácil e simples de movimentar o seu dinheiro;

- É sem taxas;

- Dinheiro na conta em segundos, a qualquer hora e dia, com possibilidade de agendamento;

- 10 dias sem juros por mês no limite da conta, ao manter o seu CPF ou celular como chave Pix em sua conta Santander, para os pagamentos e transferências que não podem esperar;

- Mais segurança para suas transações, gerencie seus limites de acordo com sua necessidade.

Agora que você viu as vantagens do Pix no Santander, aproveite para fazer o cadastro das suas chaves e comece a usar todas as facilidades que oferecemos para você.

Cadastre sua chave Pix

Avalie esse artigo