Atualizado em 08-03-2022

por Equipe Santander

No artigo sobre planejamento financeiro, explicamos a importância de organizar as finanças para conseguir realizar seus sonhos. Dentro das muitas dicas, falamos da possibilidade de contratar um consórcio, uma solução financeira para adquirir bens e serviços de maneira econômica.

Por isso, neste artigo, vamos explicar o que é um consórcio, como fazer um, como ser contemplado e muitas outras informações. Vamos lá?

O que é um consórcio?

Como dissemos anteriormente, é uma solução financeira para adquirir bens e serviços. É a união de pessoas com o mesmo objetivo que, para atingi-lo, decidem contribuir mensalmente para a formação de um fundo comum. Essa quantia arrecadada funcionará para, no fim de cada mês, adquirir um bem ou serviço para um dos consorciados, que pode ser desde a compra de uma casa, carro, moto, embarcações e até produtos agrícolas.

Como funciona um consórcio?

Após o fundo ser formado em cada mês, um dos membros do consórcio será contemplado através de sorteio, por meio da Loteria Federal. E não importa a quantidade de parcelas pagas, ou seja, você pode ser premiado desde o primeiro até o último mês de duração do consórcio. Existe ainda a possibilidade de o consorciado ofertar lances para aumentar suas chances de contemplação.

A pessoa sorteada irá receber uma carta de crédito, com o valor determinado no contrato, para realizar a compra do bem. Por exemplo, se foi um consórcio imobiliário, a quantia deve ser usada para a compra de um imóvel.

Por falar em consórcio imobiliário, essa modalidade no Santander tem incríveis vantagens, como: taxa de administração de 0,11% a.m, crédito à partir de R$ 60 mil e pagamento em até 180 parcelas.

Ah, não é preciso ser correntista, mas os benefícios são tantos que você devia fazer uma conta agora.

Quem pode fazer um Consórcio?

Qualquer Pessoa Física, com idade mínima de 18 anos e máxima de 70 anos, e Pessoa Jurídica com 1 ano de constituição.

Contrate um consórcio

Agora que você sabe como funciona um consórcio, aproveite para realizar uma simulação com o Santander e veja como é fácil transformar seus sonhos em realidade.


* Todas as opiniões e depoimentos contidos nesta publicação foram dadas por seus autores dentro do contexto e conjuntura em que o material foi elaborado. Quaisquer opiniões, estimativas e visões expressas nesse material refletem, de forma única e exclusiva, as visões e opiniões pessoais das pessoas envolvidas na elaboração deste conteúdo, não representando a opinião ou posicionamento formal do Santander ou das empresas de seu conglomerado.