Atualizado em 08-06-2022

por Equipe Santander

No dia a dia você pode acabar sendo surpreendido por um gasto inesperado com o carro, uma emergência de saúde ou até mesmo uma fatura acima do que você pode pagar. Na maioria das vezes, fazer um empréstimo é a solução mais inteligente.

A questão é que os juros do empréstimo são muito mais baixos do que o parcelamento da fatura do cartão de crédito ou do cheque especial, por exemplo, ou a melhor saída para ter um dinheiro extra em pouco tempo. Mas, para fazer um empréstimo com segurança e ter a certeza de que você poderá pagá-lo sem passar aperto no fim do mês, preparamos algumas dicas essenciais:

Antes de tudo, faça um planejamento

O empréstimo serve para salvá-lo de apuros financeiros, não para dar mais prejuízo. Portanto, organize suas despesas, veja o quanto você precisa no momento e também o quanto precisará mensalmente para quitar sua dívida. Com esses valores em mente, vamos ao próximo passo.

Onde fazer um empréstimo

Para fazer um empréstimo você pode recorrer a bancos, financeiras, fintechs,  cooperativas e lojas de departamento. Não tenha pressa na hora da escolha e opte sempre por instituições de confiança e que oferecerão as melhores condições para o que precisa.

Cuidado com os golpes

Tome cuidado com links suspeitos, pedidos de adiantamento, empresas desconhecidas e propostas que fujam dos valores praticados no mercado. Existem muitos golpes financeiros por aí. Vale sempre lembrar que o barato pode sair caro.

Fique de olho no CET

Cada instituição possui limites, condições e prazos de pagamento diferentes. Na hora de escolher qual empréstimo é mais vantajoso para o seu bolso, fique de olho no CET (Custo Efetivo Total), que é a soma das taxas de juros e de todas as tarifas da operação financeira que você está realizando.

Com garantia ou sem garantia?

Ao fazer um empréstimo, você pode optar por duas modalidades: empréstimo com garantia ou sem garantia. Ao oferecer uma garantia, que pode ser o seu imóvel ou carro, você consegue taxas de juros bem mais atrativas. Por outro lado, o empréstimo sem garantia é aquela modalidade mais conhecida pelos brasileiros, onde você não precisa de um bem para conseguir o dinheiro extra.

Defina um valor de parcela que caiba no seu bolso

Para evitar que suas dívidas virem uma bola de neve, defina qual valor de parcela do empréstimo você realmente pode pagar por mês sem passar aperto. É muito importante você saber qual é esse valor para que não se comprometa com uma parcela que não vai conseguir pagar.

Cheque seu score de crédito

score é um dos critérios usados por instituições financeiras para a liberação de crédito. Sua pontuação pode, inclusive, fazer toda a diferença na hora de solicitar um empréstimo, pois, se a sua pontuação estiver baixa você pode não conseguir o dinheiro que tanto precisa ou até ter uma taxa de juros muito alta. Por isso, fique sempre atento ao seu score para conseguir as melhores condições.

Esteja com a sua documentação em dia

Para fazer um empréstimo você, basicamente, precisa ser maior de 18 anos e ter documentos pessoais válidos, como RG e CPF. É preciso também apresentar comprovante de renda (holerite, extrato bancário, declaração do Imposto de Renda, etc) e de residência.

Viu como não é tão difícil assim entender o que é necessário para fazer um empréstimo? Boa sorte!

Agora que você viu como é fácil entender o que é necessário para fazer um empréstimo, conheça a Empréstimo Sim, fintech do Grupo Santander.

Clique aqui

Procurando crédito, mas ainda não tem conta aqui? Conheça as soluções disponíveis para não correntistas.