Atualizado em 04-01-2024

por Equipe Santander

Acessibilidade

Tema para daltônicos

Modo escuro

0:00

 / 

0:00
Na imagem, há uma ilustração de um homem apontando para uma lâmpada acesa. No topo, a frase: seja contemplado mais rápido.

No primeiro semestre de 2023, os consórcios apresentaram um bom desempenho ao registrar um recorde histórico de 1,99 milhão de vendas de novas cotas. Isso significa que tem muita gente participando de consórcios, talvez por ser algo já tão conhecido pelos brasileiros.

O consórcio é uma modalidade de aquisição de bens que, como mostram os dados da Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios (ABAC), tem conquistado cada vez mais espaço no país. É uma opção financeira para ajudar a realizar sonhos, como comprar um carro, uma casa, moto, e até investir no seu negócio.

Neste artigo, exploraremos o funcionamento do consórcio, suas vantagens e, é claro, estratégias inteligentes para ser contemplado rapidamente.

O que é um consórcio?

Antes de começarmos com as estratégias para ser contemplado de forma ágil, é importante compreender o que é um consórcio e como ele opera. Um consórcio é um grupo de pessoas que se une com o objetivo comum de adquirir um bem. Que tipo de bem? Aqui no Brasil, por exemplo, os consórcios mais populares são os de carros, motos e imóveis. Mas também pode ser para uma reforma na sua casa própria. As opções são muitas.

Vale lembrar que esse grupo é administrado por uma empresa, um banco, instituição financeira ou uma administradora de consórcios.

Os participantes do consórcio contribuem mensalmente com valores predeterminados, formando um fundo comum. Todos os meses, um ou mais consorciados do grupo são contemplados, ou seja, recebem uma carta de crédito para adquirir o bem escolhido.

A contemplação pode ocorrer por sorteio, que acontece através da loteria federal, ou por lance, que funciona como um leilão, em que as melhores ofertas do mês também são contempladas.

Como funciona um consórcio?

1. Formação do grupo: o primeiro passo vai partir da instituição responsável pelo consórcio. Ela vai criar o grupo de pessoas interessadas em adquirir um determinado bem. Ao reunir essas pessoas, será possível formar um grupo de consórcio.

2. Contribuições mensais: vamos supor que você contratou um consórcio, certo? A partir desse momento, você e cada participante deverá realizar contribuições mensais, que são destinadas à formação de um fundo comum.

3. Contemplação: ao fim de cada mês, uma quantia de dinheiro terá sido arrecadada. Com isso, acontecerá a contemplação por meio de sorteios regulares entre os participantes e lances oferecidos opcionalmente.

4. Recebimento da carta de crédito: o participante que for contemplado naquele mês, receberá a carta de crédito, que é a garantia de que o crédito está disponível para a compra do bem junto ao banco ou outra instituição financeira.

E aqui vale a pena ter atenção: mesmo após ser contemplado, ainda é preciso pagar as parcelas restantes até o fim do prazo. Isso é importante para manter a saúde financeira do grupo e garantir que todos os participantes sejam contemplados, podendo realizar cada um o seu objetivo.

Leia também: Consórcio ou Financiamento: qual escolher?

Como ser contemplado rapidamente no consórcio?

• Oferte lances consistentes: no momento da contratação e da oferta do lance, é possível consultar a média dos lances contemplados no seu grupo. Assim, você consegue se programar para uma oferta de lance competitiva, que aumente suas chances de contemplação.

• Conheça o lance embutido: além de recursos que você já possua para o lance, ainda é possível potencializar sua oferta com o lance embutido, que utiliza até 30% do próprio crédito para complementar a oferta. Mas lembre-se de que se essa opção for escolhida, o crédito para a aquisição do bem será menor.

• Utilize até o FTGS: na modalidade de imóveis, ainda é possível utilizar o FGTS como oferta de lance, respeitando sempre as regras do benefício para aquisição de imóveis.

Não sabe como funcionam os lances? Assista a esse vídeo:

É importante entender que para ser contemplado no consórcio é preciso um pouco de sorte, mas também envolve uma boa dose de estratégia financeira. Analise suas condições, adapte suas estratégias ao grupo e, principalmente, seja disciplinado financeiramente durante todo o processo.

Em resumo, o consórcio é uma modalidade financeira acessível e vantajosa, proporcionando a realização de sonhos sem a incidência de juros. Ao usar estratégias inteligentes, você pode aumentar suas chances de ser contemplado rapidamente. Isso torna o caminho para conquistar o que deseja mais eficiente e satisfatório.

Leia também: Posso quitar meu financiamento com o Consórcio?

 Quais as vantagens do consórcio?

Antes de explorarmos as estratégias para ser contemplado rapidamente, é importante destacar algumas vantagens do consórcio:

1. Planejamento financeiro: o consórcio permite um planejamento financeiro mais eficiente, pois as parcelas são predeterminadas e não há incidência de juros. E se você é leitor do Blog Santander, já deve saber da importância que um bom planejamento financeiro deve ter na sua vida.

Com entendimento dos seus gastos, é possível entender onde estão as suas oportunidades de economia e, com isso, controlar seus gastos para evitar o endividamento.

2. Ausência de juros: diferentemente de outras modalidades de financiamento, o consórcio não possui juros, tornando-se uma opção mais econômica.

3. Flexibilidade: a carta de crédito é flexível, você poderá escolher o bem que deseja somente após a contemplação, dentro das aceitações de cada modalidade.

Se você participa de um consórcio para comprar um carro novo, por exemplo, e após ser sorteado opta pela compra de outro modelo de carro, é possível. Essa facilidade torna o processo mais atrativo.

Agora, vamos explorar estratégias inteligentes para aumentar suas chances de ser contemplado rapidamente em um consórcio.

Consórcio é com o Santander

Segundo o Banco Central, o Santander é o banco com os grupos que mais contemplam. Ah, e se você quiser, é possível simular o bem que deseja comprar, para entender qual o valor da parcela que deveria pagar. Ficou interessado?

Simular Consórcio

 

 

 

 

Avalie esse artigo