Atualizado em 01-04-2022

por Equipe Santander

Todas as pessoas já tiveram que fazer uma compra e, na hora de realizar o pagamento, olharam para o valor e pensaram: pago à vista ou parcelo? A situação é muito comum e não existe uma resposta definitiva, pois cada caso é um caso e precisa ser estudado separadamente.

Na verdade, a dúvida só existe se você possuir dinheiro suficiente para a compra, caso contrário a aquisição à vista não será possível. Se assim for, é importante analisar as alternativas, porém, saiba que só faz sentido pagar à vista se houver um desconto considerável, entre outros fatores.

Neste artigo, vamos dar dicas para que você sempre saiba a melhor opção entre parcelar e comprar à vista.

Pagar à vista ou parcelar? O que preciso avaliar?

Antes de decidir, vale a pena dar uma passada por alguns dos fatores que podem iluminar a escolha correta.

• Para começar, o valor da compra é, sem dúvidas, uma informação preponderante, pois se o preço for muito alto, pode ser que você não tenha a possibilidade de pagar à vista. Ou seja, a decisão terá que ser pela compra parcelada. Nem precisou pensar muito, hein?

• As parcelas dão certo com a sua realidade financeira? Você não quer passar sufoco todos os meses. Se optar pelo maior número de parcelas possível e mesmo assim o preço ficou difícil de honrar, talvez a compra tenha que ser adiada. Não assuma um compromisso sem a certeza de que vai pagá-lo em dia, pois as coisas podem sair do controle.

• Logo em seguida, confirme qual a taxa de juros em caso de parcelamento. Se a taxa for muito alta, a sua atenção precisa ser redobrada na hora de escolher. Se você optar por parcelar e, no futuro, não conseguir pagar as parcelas, os juros vão fazer com que a dívida saia do controle. Ninguém quer isso, certo?

• Se o pagamento for à vista, é padrão que o estabelecimento ofereça um desconto e isso é ótimo. Mas qual o valor do desconto? Se a % oferecida for baixa, talvez seja mais lucrativo parcelar e deixar a quantia investida e rendendo um valor acima da taxa de juros. A taxa Selic voltou a crescer em 2022 e existem muitos investimentos interessantes no mercado de renda fixa. Veja nosso guia de como começar a investir.

Quando é melhor pagar à vista?

Resumidamente, existem algumas características para uma compra que podem indicar que o pagamento à vista é a melhor escolha. São elas:

• Se você tem a quantia de dinheiro necessária;

• Se a taxa de juros do parcelamento for alta;

• Se o desconto for alto;

• Se você não tem um bom planejamento financeiro.

Quando é melhor pagar parcelado?

Por outro lado, essas próximas condições podem te indicar que é vantajoso parcelar a compra. São elas:

• Se não te oferecerem desconto para o pagamento à vista;

• Se não há taxa de juros para o parcelamento;

• Se a compra é essencial e você não possui a quantia total;

• Se há uma possibilidade de investir o dinheiro com boa rentabilidade durante o mesmo período que estaria pagando as parcelas.

Conheça nossos cartões, descubra os benefícios de cada um deles e escolha o melhor para as suas necessidades.

Planejamento e saúde financeira

Se você está em busca de ser mais assertivo nas suas decisões financeiras, é preciso estar em dia com o seu planejamento.

Para tudo na vida, um bom plano pode fazer a diferença, sem falar que que a melhor maneira para gastar conscientemente e ter as rédeas da sua carteira é conhecer o seu orçamento profundamente.

Quanto dinheiro vai entrar na sua conta no fim de cada mês? Quais as despesas essenciais? O que é possível cortar em momentos de aperto financeiro? Quais as minhas metas e objetivos? A minha reserva de emergência é suficiente? Você precisa ter em mãos todas essas respostas. Assim, será possível escolher com mais facilidade entre pagar à vista ou parcelado. Leia o nosso artigo sobre saúde financeira para uma vida mais equilibrada em todos os sentidos.

Conclusão

Fazer escolhas é sempre um processo de analisar as circunstâncias e se você deseja se relacionar com dinheiro de maneira mais responsável, é importante entender os prós e contras de cada opção.

Com uma conta no Santander, suas escolhas serão auxiliadas por um banco que te oferece sempre as melhores condições. Aqui, você conta com diversas opções de pacotes de serviços para aderir ao que mais combina com as suas necessidades, incluindo o Pacote de Serviços Essenciais gratuito.

Abrir conta