Atualizado em 28-03-2024

por Equipe Santander

c. concepts / client-service/Bank and Counter/simple credit Copy 11

Acessibilidade

c. concepts / client-service/Bank and Counter/simple credit Copy 12
Aumentar espessura do texto Aa
Preto e amarelo - tema para daltônicos (WCAG 16:44:1)
Preto e branco - tema para daltônicos (WCAG 21:1)
c. concepts / client-service/Bank and Counter/simple credit Copy 11

Modo escuro

0:00

 / 

0:00
Na imagem temos um texto à direita com a frase ‘Emita a certidão pela internet’. Já à esquerda, temos uma ilustração que representa um homem e uma mulher segurando um bebê.

O primeiro documento para os brasileiros é a Certidão de Nascimento, o qual afirma a existência do novo cidadão do país ao oficializar o seu nome, sobrenome, filiação e os seus direitos como indivíduo, e que será a base para outros documentos.

A partir do nascimento da criança, os pais ou responsáveis devem solicitar o registro. Depois disso, é comum usar a Certidão de Nascimento ao longo da vida como um documento para cadastros, para diversos registros e como um documento oficial de forma generalista.

Dessa forma, pode acontecer de você precisar de uma segunda via, principalmente caso tenha perdido a original, e agora se tornou possível emitir a Certidão de Nascimento online. Abaixo, trouxemos como você pode fazer essa solicitação sem sair de onde estiver.

6 passos para solicitar a 2ª via da Certidão de Nascimento pela internet

Confira o passo a passo abaixo para descobrir como emitir a Certidão de Nascimento online sem precisar lidar com os deslocamentos para ir até o cartório nem com as filas deste local.

Passo 01 – Entre no site do Registro Civil, clique em “Nascimento” no menu de solicitação de 2ª via;

Passo 02 – Preencha as informações sobre o cartório de registro da sua certidão;

Passo 03 – Em seguida, preencha os campos com os seus dados: nome completo, CPF, data de nascimento e os nomes dos seus pais ou responsáveis (filiação 1 e filiação 2);

Passo 04 – Agora, você vai precisar informar alguns números do seu documento original, como livro, folha e termo.

Se você não estiver com ele em mãos, não tem problema pois há duas soluções possíveis: pular para a próxima etapa ou consultar as informações do seu cartório de registro na parte de trás do seu RG.

Passo 05 – Escolha se você quer a versão digital ou física da 2ª via da sua Certidão de Nascimento. Se optar pelo formato impresso, você precisará definir se irá buscar no cartório ou receber em casa via Correios.

Passo 06 – Para finalizar o processo de emitir a sua Certidão de Nascimento online, realize o pagamento (por cartão de crédito ou por boleto) do valor que irá aparecer na tela e estará pronto.

Após isso, você terá como imprimir o seu documento, caso tenha optado pela versão digital, ou precisará aguardar recebê-lo no seu endereço.

Para você saber: apenas a via que é feita junto ao nascimento é gratuita por Lei Federal. Para emitir a 2ª via, será preciso pagar emolumentos e você pode usar o seu cartão Santander para isso ou realizar o pagamento do boleto pelo App Santander.

Com segurança e praticidade, você finaliza essa etapa para ter o seu documento em mãos o quanto antes. Ainda não é cliente para aproveitar essas facilidades? Não deixe para depois e abra sua conta no Santander.

Abra sua conta

Por que solicitar a emissão da sua Certidão de Nascimento?

Como falamos no início deste conteúdo, a Certidão de Nascimento de uma pessoa brasileira é um documento de grande importância visto que outros documentos ao longo da vida irão depender deste primeiro, além de ser um dos que a pode reconhecer como cidadão.

Por causa disso, entre outros motivos, é muito comum que seja solicitado em diferentes contextos, como ao ingressar em uma instituição de ensino ou em um novo trabalho, ao emitir o seu RG, ao se cadastrar nos programas do Governo Federal, ao fazer a sua Carteira de Trabalho e ao tirar o Título de Eleitor.

Assim, seja porque perdeu o documento ou pela versão original ter ficado desgastada, é possível ter uma 2ª via desse certificado, caso você precise em algum momento. Para isso, basta seguir o passo a passo que indicamos acima.

| Leia também: Novo RG: veja o que mudou e quem precisa trocar a documentação.

Fonte: Registro Civil e Gov.br

Avalie esse artigo