Atualizado em Wed Jun 08 12:04:59 GMT-03:00 2022

por Equipe Santander

Tá precisando de dinheiro e ouviu falar sobre empréstimo consignado, mas não sabe o que é e nem se ele é indicado para você?

Então dá só uma olhada no conteúdo que preparamos sobre o assunto para você tirar suas dúvidas e saber mais sobre esse tipo de crédito.

Afinal, o que é empréstimo consignado?

Diferente do empréstimo comum, o Empréstimo Consignado é uma modalidade de crédito cujo valor das parcelas é descontado diretamente da folha de pagamento (servidores públicos) ou do benefício (no caso de aposentados e pensionistas do INSS).

Além disso, as taxas do crédito consignado são menores do que outros tipos de empréstimos e variam de acordo com o valor contratado e com as regras de cada convênio¹.

¹Convênio é uma parceria firmada entre um órgão público e o banco para realização de serviços de crédito consignado.

Como ele funciona?

No Empréstimo Consignado, a cobrança das parcelas não acontece por meio de conta corrente ou boleto bancário, mas, sim, em parcelas descontadas diretamente da folha de pagamento (servidores públicos) ou do benefício (aposentados e pensionistas do INSS).

Por conta disso, esse tipo de linha de crédito pode ser uma opção vantajosa, pois costuma ter taxas com juros bem menores.

Qual o valor disponível para um empréstimo consignado?

A liberação do crédito está disponível mediante a análise, porém de acordo com a Lei Nº 10.820, o limite da parcela de empréstimo consignado não pode ser maior que 35% do valor total do salário ou benefício.

Além disso, é importante dizer que o valor disponibilizado e a quantidade de parcelas dependem de uma análise de crédito e do convênio firmado entre um órgão público e o banco.

Lembrando que o uso de qualquer tipo de crédito precisa ser consciente. No caso do consignado, ele pode te ajudar a pagar as contas, organizar uma viajem, estudar, fazer intercâmbio, comprar um carro, quitar dívidas ou até mesmo resolver uma situação emergencial, mas é importante se planejar, pois o valor será descontado diretamente do benefício INSS ou do salário. Ou seja, você não vai poder contar com o valor cheio dessa fonte de renda.

Como contratar um empréstimo consignado?

A contratação desse tipo de empréstimo é relativamente simples, mas vai depender da política de cada instituição.

Aqui no Santander, por exemplo, se o órgão público ou empresa que você trabalha tem parceria de Crédito Consignado com o Santander, é possível realizar a contratação por diferentes canais: App Santander*, Internet Banking*, Caixas Eletrônicos*em uma de nossas Agências, nos Escritórios de correspondentes no País ou, se preferir, na Central de Atendimento*.

*Disponível apenas para os convênios elegíveis.

Para conferir as opções disponíveis ou fazer uma simulação, clique aqui.

E para você que não é cliente Santander, mas busca uma solução de crédito, o empréstimo da Olé é perfeito para você que é: servidor público federal, servidor público estadual, servidor público municipal, além de aposentados e pensionistas do INSS.

Mas, não se esqueça: para solicitar o empréstimo consignado, você precisa verificar se seu convênio é atendido pela Olé durante sua simulação.

Agora, se você precisa de uma outra solução de crédito, a gente oferece diferentes opções de empréstimo. Dá só uma olhada:

Procurando crédito, mas ainda não tem conta aqui? Conheça as soluções disponíveis para não correntistas.

img      img

img      Sim garantia auto

img