Atualizado em 24-03-2022

por Equipe Santander

Hoje em dia, você não precisa mais ir até uma agência para pedir um empréstimo.  É só fazer um empréstimo pessoal online, sem sair de casa. Essa é uma maneira simples, rápida e segura de conseguir crédito e pôr as contas em dia ou até mesmo realizar um objetivo. Mas, se você ainda tem dúvidas sobre o empréstimo online, reunimos aqui algumas informações importantes sobre essa modalidade de empréstimo. Veja só!

O que é empréstimo pessoal online?

O empréstimo pessoal, também conhecido como crédito pessoal, é uma linha de crédito oferecida por bancos, financeiras ou fintechs de forma 100% digital. Ou seja, você contrata um empréstimo sem precisar sair de casa.

Como funciona o empréstimo pessoal online?

No empréstimo pessoal online você pode fazer simulações de valores, taxas, parcelas, juros e prazos que te permitem escolher a melhor opção para você. Vale lembrar que o processo de pedir seu empréstimo pode mudar de instituição para instituição, mas por ser feito online ele é muito mais simples e sem as burocracias do modo presencial.

As vantagens do empréstimo pessoal online

A contratação do empréstimo pessoal online costuma ter inúmeras vantagens, sendo a principal delas a facilidade de conseguir o seu acesso ao crédito.  Veja aqui outras vantagens que o empréstimo online te oferece:

É mais rápido

Chega de perder tempo em filas ou deslocamento! Com o empréstimo pessoal online você descobre de um jeito muito mais rápido se tem condições de pedir o empréstimo.

Menos burocracia

No empréstimo pessoal online, você só precisa do seu CPF para fazer a simulação 100% digital do seu crédito.

Controle na palma da mão

Dá para acompanhar tudo sobre seu empréstimo pessoal através do celular ou computador, gerar boletos de pagamento, fazer novas simulações e até mesmo ver outras opções de empréstimos.

É flexível

Você pode usar o empréstimo online para pagar gastos inesperados ou para tirar um sonho do papel, como fazer uma viagem em família, pagar um curso legal, abrir seu negócio, entre outras opções.

Facilidades para todo mundo

Existem empresas que liberam o empréstimo pessoal para quem não tem comprovante de renda. Aqui a contratação é facilitada, apenas com o pedido de crédito usando o seu CPF.

Qual a diferença entre empréstimo pessoal e consignado?

No empréstimo consignado, o valor do crédito liberado respeita um limite do salário líquido ou benefício INSS da pessoa que o pediu. Já no empréstimo pessoal não se considera esse limite, mas sim a sua situação financeira.

Empréstimo pessoal online para negativado

O empréstimo pessoal é a linha de crédito mais aprovada para quem procura por crédito e está negativado, ou como se fala por aí, estar com o nome sujo. Geralmente a aprovação do empréstimo e a taxa de juros está associada ao seu score de crédito.

O que é portabilidade de empréstimo?

A portabilidade de empréstimo pessoal é uma troca de dívida. Ela ajuda quem quer trocar uma dívida cara por outra com taxas de juros e condições de pagamento melhores.

Empréstimo pessoal com cheque

No empréstimo com cheque, o cliente usa folhas de cheques pré-datados como garantia. Com a modernização das opções financeiras, o cheque vem caindo em desuso. Mas, ainda existem empresas que operam nessa modalidade de crédito.

Calcular taxa de juros do empréstimo pessoal

Ao pedir um empréstimo você deve entender quais são os juros envolvidos na operação. Por isso, aprender como calcular juros de empréstimo pessoal é muito importante para analisar se a opção de crédito cabe no seu bolso.

Como funciona o pagamento do empréstimo?

O empréstimo pessoal online pode ser pago através do débito em sua conta bancária. E dá para pagar por boleto, se assim você preferir.

Cuidados para não cair em golpes de empréstimo falso

Fazer empréstimo pessoal online é uma opção bastante segura. Mas, é muito importante tomar cuidado para não cair em golpes de empréstimo falso.

1º Pesquise a empresa

Busque informações sobre a empresa que faz empréstimo online. E desconfie se a propaganda for “boa demais pra ser verdade”.

2º Verifique a segurança do site

Veja se o site da empresa apresenta os selos de certificação de segurança em local visível. Mas, atenção: sites fraudulentos podem usar imagens dos selos com qualidade duvidosa para confundir o público.

3º Cuidado com seus dados

O site da empresa de empréstimo online deve ter uma política de proteção de dados pessoais bem clara, que respeite a LGPD, a Lei Geral de Proteção de Dados.

4º Verifique os bancos parceiros

As plataformas de empréstimos independentes devem estar cadastradas junto a um banco parceiro. A forma mais segura é buscar empréstimo em uma plataforma que pertença a um banco confiável.

Faça seu empréstimo pessoal online com uma empresa confiável

Conheça a Empréstimo Sim, fintech do Grupo Santander. A Sim oferece crédito com avaliação mais justa, parcelas que cabem no seu bolso e com opções de empréstimo online que possibilitam ter melhores taxas. A Sim, não pede pagamento antecipado para liberar seu empréstimo, aqui você está 100% protegido. 

Simule agora