Atualizado em Sun Dec 17 16:11:59 GMT-03:00 2023

por Equipe Santander

Acessibilidade

Tema para daltônicos

Modo escuro

0:00

 / 

0:00
Na imagem temos um texto à direita com a frase ‘Negativação indevida do seu CPF’. Já à esquerda, temos uma ilustração que representa um homem segurando um cartão Santander e um tablet.

Se tem algo que ninguém gosta, é de estar com o nome sujo. Afinal, na prática, significa estar com restrição para solicitar crédito, financiamentos e outros serviços financeiros por não ter quitado alguma dívida dentro do prazo. Mas, e quando o seu nome ficou sujo de forma indevida? O que pode ter acontecido e como resolver a questão?

Estar com o nome sujo indevidamente, ou ter uma negativação de forma indevida, é capaz de atrapalhar a sua vida financeira e precisar lidar com imprevistos por engano. Por isso, se você está vivendo essa situação e quer ajuda para resolvê-la, confira as dicas que estão a seguir.

O que significa estar com o nome sujo indevidamente?

Ficar limitado a contratar serviços financeiros por causa do seu histórico de crédito é uma das principais representações sobre estar com o nome sujo, uma expressão bastante conhecida nas diferentes partes da nossa sociedade.

Normalmente, a pessoa fica com o CPF marcado por, de fato, não ter pagado alguma dívida, como parcelas de empréstimos e outras contas.

Por outro lado, existem alguns casos em que a restrição (ou negativação) pode ser indevida, o que remete ao significado de nome sujo indevidamente. Por exemplo, não ter sido notificado pelo credor que você tinha essa despesa em aberto para quitar e, assim, não ter tempo de pagar a pendência antes de ser negativado.

Veja também: saiba como limpar seu nome e se livrar das dívidas.

Há ainda casos em que uma pessoa passa a ter uma negativação por causa de fraudes, roubos, perda ou clonagem de documentos. Isto é, pode ser alguém mal-intencionado utilizando o seu CPF para contratar créditos e serviços financeiros, e não pagar no prazo determinado. Nesse cenário, a dívida que gerou a negativação não foi feita por você e, portanto, é indevida.

Entenda como limpar o seu nome

Caso você tenha descoberto estar com o nome sujo de forma indevida, saiba que há como resolver o problema e conseguir encerrar esse ocorrido para não ter pendências incorretas no seu CPF. Em primeiro lugar, é importante identificar a dívida que gerou a negativação.

Após, entre em contato com a empresa que está indicando o fato de você ter dívidas pendentes, para entender a negativação. Se o caso, você pode demonstrar que não fez aquela dívida.

Por exemplo, você pode juntar os comprovantes, a cópia do registro da ocorrência no caso de fraudes ou outros ilícitos, ou outros documentos que demonstrem que você não é responsável por aquela dívida.  

O credor irá avaliar os seus documentos e, se de fato ficar demonstrado que a dívida não existe ou não é de sua responsabilidade, poderá desfazer a negativação.

Agora que você já sabe como agir se esse imprevisto acontecer com você, não deixe de colocar as nossas dicas em prática para resolver o quanto antes e voltar a ter como solicitar crédito. E se tiver alguma dívida pendente, aproveite para deixar a sua vida financeira ainda mais organizada ao renegociar com o Santander. Saiba como podemos te ajudar!

Renegocie suas dívidas

 

Avalie esse artigo