Atualizado em 09-02-2024

por Equipe Santander

Acessibilidade

Tema para daltônicos

Modo escuro

0:00

 / 

0:00
Na imagem, há a ilustração de uma mão segurando um celular, usando o aplicativo do Santander. No topo, a frase: O que é o prêmio do seguro?

No vasto campo do universo financeiro, a proteção e segurança proporcionadas pelos seguros desempenham um papel vital para a manutenção da condição financeira de um indivíduo e de sua família. Atualmente são inúmeros os tipos dessa modalidade, para proteger seu carro, sua viagem, sua casa, sua vida e até seus empréstimos.

No entanto, é comum ver pessoas em dúvida com o termo “prêmio do seguro” sem entender o que é e como funciona. Além disso, ao tomar a decisão de cancelar um seguro, surgem dúvidas sobre o destino do prêmio já pago.

No texto a seguir, vamos responder essas perguntas.

O que é o prêmio do seguro?

O "prêmio do seguro" é a quantia que as pessoas pagam regularmente às seguradoras para manter suas apólices e certificados ativos. Basicamente, é o preço do seguro que pode variar conforme o tipo de cobertura, o perfil do contratante e a modalidade de seguro contratado.

Vamos pensar em um exemplo? Suponha que você contratou um seguro e o valor foi de R$ 2000 por ano. Você pode escolher pagar tudo de uma vez ou dividir em parcelas. Esse valor é o prêmio do seguro. Simples, hein?

Leia também: Qual a diferença entre Seguro e assistências?

Como é calculado o prêmio do seguro?

O cálculo do prêmio depende de diferentes fatores, desde o tipo de seguro, aos tipos de coberturas que serão fornecidas pelo contrato, o perfil de risco do segurado, entre outras coisas.

Em um seguro de vida, por exemplo, a idade do segurado é fundamental para encontrar um valor. Se o seguro oferecer poucas coberturas e o segurado for jovem, é possível que o custo para o cliente seja menor.

Por outro lado, se o contrato oferecer diversas opções de coberturas e o segurado apresentar complicações na saúde, o valor do prêmio pode ser maior.

O que acontece com o prêmio do seguro em caso de cancelamento?

Suponha que você pagou o valor completo do contrato à vista. Ao cancelar a apólice, é possível que você fique em dúvida sobre o que vai acontecer com o dinheiro que já foi pago.

Pois é fundamental saber que você pode receber de volta uma parte do prêmio, referente ao tempo restante do contrato.

Após o pedido do cancelamento, é calculado o valor de estorno sempre considerando as regras do produto.

E aqui vale ficar atento para dois pontos:

- No Santander, as devoluções de prêmios são feitas em conta corrente do próprio banco. É importante sinalizar que, excepcionalmente, em situações em que o cliente não possua conta corrente Santander, ele pode indicar uma conta corrente de outra instituição. Caso isso não aconteça, pensando na sua comodidade, é realizada busca de alguma chave Pix vinculada aos dados cadastrais para a realização do estorno.

-  Então, se você recebeu um Pix da Zurich-Santander, seguradora do banco, sem nenhum aviso prévio, fique tranquilo. É possível que seja a devolução do prêmio de algum seguro que você cancelou ou do seguro atrelado a algum contrato de empréstimo que você liquidou.

Atenção: com o cancelamento do seguro, o cliente fica sem sua proteção. Por isso, antes de solicitar um cancelamento, pense se é realmente o que deseja fazer.

O que acontece se atrasar o pagamento do prêmio do seguro?

É importante manter as parcelas de seu seguro rigorosamente em dia para garantir as coberturas previstas. Ou seja, em caso de atraso e ocorrência de algum evento coberto, a seguradora poderá recusar a sua indenização.

Leia também: Quem é o segurado e o beneficiário no seguro de vida?

Qual a diferença entre prêmio e indenização do seguro?

Enquanto o prêmio representa o valor pago por você ou por qualquer cliente para contratar o seguro, a indenização é a quantia recebida pelo segurado quando aciona o seguro e é contemplado pela cobertura prevista.

Suponha que você tem um Seguro Casa e acionou o Santander para relatar um roubo na sua residência. Após a confirmação do roubo e a apresentação dos documentos necessários, você receberá uma compensação financeira equivalente ao valor de mercado dos bens materiais que foram roubados.

Em outas palavras, a indenização representa o benefício que um cliente recebe da seguradora após ter enfrentado um evento coberto pelo seguro, neste caso, o roubo da sua casa.

Seguros é com o Santander

O Santander oferece 8 diferentes tipos de seguros para você, além de muitos outros para a sua empresa e funcionários. Quer conhecer cada um deles?

Conhecer Seguros
Avalie esse artigo