Atualizado em 15-03-2024

por Equipe Santander

c. concepts / client-service/Bank and Counter/simple credit Copy 11

Acessibilidade

c. concepts / client-service/Bank and Counter/simple credit Copy 12
Aumentar espessura do texto A+
Aumento de espessura do texto Aa
Preto e amarelo - tema para daltônicos (WCAG 16:44:1)
Preto e branco - tema para daltônicos (WCAG 21:1)
c. concepts / client-service/Bank and Counter/simple credit Copy 11

Modo escuro

0:00

 / 

0:00
Na imagem temos um texto à direita com a frase ‘Como agir se for uma vítima’. Já à esquerda, temos uma ilustração que representa uma mulher conversando com um homem, estando ambos em pé e com ícones de pontos de interrogação ao redor.

Um acontecimento que tem preocupado centenas de brasileiros, principalmente os moradores de grandes cidades, são os furtos ou roubos de celulares e de carteiras.

E aí, o que fazer em seguida? Como bloquear o cartão ou os acessos aos aplicativos do banco? E como evitar que suas contas sejam acessadas? Para que você saiba como agir nesta situação, trouxemos algumas importantes orientações de segurança após ser vítima de um furto ou roubo. Veja a seguir!

Fui uma vítima de furto ou de roubo, e agora?

Sabemos que lidar com esses imprevistos são uma dor de cabeça, não é? Assim, para precaver que nenhuma ação dos criminosos prejudique você ainda mais, entenda quais são as maneiras de bloquear o acesso aos aplicativos do banco e o seu cartão.

Confira como bloquear o acesso aos aplicativos do banco

Entre em contato imediatamente com a nossa Central de Atendimento para bloquearmos de forma preventiva os aplicativos do banco e checar se houve alguma movimentação indevida em sua conta. Confira em qual número ligar:

- 4004-3535: para capitais e regiões metropolitanas;

- 0800 702 3535: para demais localidades;

- 0800 723 5007: para pessoas com deficiência auditiva e de fala;

- 55 11 3012 3336: SAC para ligar a cobrar de outros países.

Ao conversar com os especialistas do Santander, relate o ocorrido para que possamos te apoiar e tomar as devidas providências.

Saiba que você pode utilizar o aplicativo Celular Seguro lançado pelo Ministério da Justiça para fazer o registro da ocorrência e ter os aplicativos bancários e linhas telefônicas bloqueados de forma rápida e conveniente.

Saiba como bloquear o seu cartão

Aqui no Santander você consegue bloquear o cartão de forma digital pelo app Santander ou app Way. Abaixo, você irá encontrar como resolver de forma rápida e prática:

App Santander

Faça o login no aplicativo, acesse o menu e clique em “Segurança”. Em seguida, vá em “Bloqueio ou remissão de cartão”, clique em “Bloquear e reemitir cartão” e verifique se o cartão selecionado realmente é o que precisa ser bloqueado.

Caso não seja, basta clicar em “Trocar cartão”. Depois, selecione o motivo para seguir com o bloqueio e emissão da nova via.

App Way

Faça o login no aplicativo, na tela inicial clique no botão “opções” ao lado da imagem do cartão, toque em “Perdi/Roubaram meu cartão”. Então, escolha o motivo e deslize para bloquear e reemitir a nova via.

Em seguida, você pode aguardar que o novo cartão chegará no endereço de cadastro. Até lá você pode utilizar seu Cartão Online para compras em lojas virtuais ou cadastrá-lo na carteira digital para compras em lojas físicas.

Caso você tenha sido vítima desse inesperado acontecimento e não está mais com o seu cartão, é essencial garantir que ele, seja de débito ou de crédito, fique inutilizável pelos criminosos.

Por isso, é importante seguir as orientações acima, pois com isso, eles não terão como fazer compras e pagamentos, nem realizar saques em seu nome.

Quais outras medidas de segurança seguir?

E as dicas de segurança a serem colocadas em prática ao ser vítima de um furto ou roubo não param por aí.

Tão fundamental quanto ligar na nossa Central de Atendimento e bloquear o seu cartão, é realizar o boletim de ocorrência em uma delegacia próxima e comunicar a sua operadora do celular, informando o IMEI para bloqueio da linha.

Além disso, não se esqueça de alterar as senhas das suas redes sociais, de contas de e-mail e de outros aplicativos, e de avisar os seus contatos. Também é possível utilizar outro aparelho para ativar um comando que apaga os dados do dispositivo roubado de modo remoto:

- Android: digite “android.com/find” na barra de endereços e, depois, colocar o seu login e senha. Agora, é só clicar em “Limpar Dispositivo”;

- iOS: digite “icloud.com” e, em seguida, informe o seu login e senha. Selecione o dispositivo e siga o passo a passo indicado.

Agora, que você já sabe o que fazer em caso de furto ou roubo, continue se mantendo atualizado sobre os golpes que estão sendo aplicados. Em nosso site de segurança, é possível conferir as principais, e mais atuais, informações de proteção fornecidas por especialistas do Santander especialmente para os nossos clientes.

Assim, você terá as dicas certas de como se prevenir de cada golpe ou até mesmo identificá-los.

Leia sobre segurança

Avalie esse artigo