Atualizado em 23-02-2024

por Equipe Santander

c. concepts / client-service/Bank and Counter/simple credit Copy 11

Acessibilidade

c. concepts / client-service/Bank and Counter/simple credit Copy 12
Aumentar espessura do texto Aa
Preto e amarelo - tema para daltônicos (WCAG 16:44:1)
Preto e branco - tema para daltônicos (WCAG 21:1)
c. concepts / client-service/Bank and Counter/simple credit Copy 11

Modo escuro

0:00

 / 

0:00
Na imagem temos um texto à direita com a frase ‘Compartilhe os dados da sua empresa'. Já à esquerda, temos uma ilustração que representa um homem vestido com roupa social mexendo em um notebook.

Se você pensa que o movimento do Open Finance, proporcionado pelo Banco Central do Brasil, é apenas para pessoas físicas, saiba que está enganado. Isso porque atualmente há funcionalidades que são específicas para as empresas.

Com isso, as pessoas jurídicas que tiverem interesse em aproveitar as facilidades que estão disponíveis a partir do compartilhamento de seus dados, poderão alcançar resultados ainda melhores ao longo do tempo com o uso do Open Finance. Quer saber como? Continue a leitura!

O que o Open Finance para empresas proporciona?

Primeiramente, é interessante saber que o Open Finance está baseado no compartilhamento de dados da sua empresa com as instituições financeiras da sua escolha. Você escolhe quais informações desejam autorizar a partilha, por quanto tempo e com quais organizações, de forma que seja um processo totalmente seguro e com credibilidade.

Para você saber: os dados que podem ser compartilhados são informações cadastrais, dados de contas, operações de crédito, cartões, investimentos e, em breve, seguros, capitalização, câmbio e previdência.

A partir dessa autorização de compartilhamento, a instituição financeira poderá apresentar ofertas mais assertivas e diferenciadas para seu negócio de acordo com suas principais necessidades, como linhas de crédito para expandir os seus negócios ou opções de investimentos mais rentáveis.

O Open Finance para pessoas jurídicas possui duas funcionalidades modernas que são específicas para atender os seus negócios: a funcionalidade que viabiliza os pagamentos via Open Finance e a Gestão Integrada.

Como pagar com Open Finance?

Sendo uma funcionalidade gratuita e segura, o Open Finance para empresas disponibiliza a Iniciação de Pagamentos, que tem como objetivo auxiliar você, gestor de empresa, a otimizar o processo de operar os seus pagamentos.

Com esse recurso de pagar com Open Finance, você pode realizar pagamentos e transferências via Pix com o uso do seu saldo de conta corrente empresarial da instituição financeira que preferir, diretamente pelos canais digitais do Santander. Assim, a sua empresa terá mais comodidade e praticidade nas tarefas cotidianas, e sem perder a proteção dos seus dados.

Hoje, você já consegue Pagar com Open Finance realizando um Pix aqui pelos canais Santander. Por aqui, você solicita o débito para qualquer instituição que você tenha conta e que seja de mesma titularidade.

No aplicativo, acesse: Open Finance > Pagar com Open Finance ou consulte o saldo de alguma instituição que já tenha compartilhado dados também terá essa opção.

| Veja também: Entenda o que é a Iniciação de Pagamentos e inclua no dia a dia da sua empresa.

O que é a funcionalidade de Gestão Integrada?

A Gestão Integrada é outra solução gratuita que está disponível no Internet Banking Empresarial. Com essa funcionalidade, conseguirá organizar as finanças do seu negócio em uma visão unificada, a qual apresenta passado, presente e futuro.

Essa ferramenta permite o acesso às suas informações totalmente online, de forma que ao incluir a Gestão Integrada na sua rotina como gestor, será possível tomar decisões ainda mais estratégicas em prol do crescimento saudável de sua empresa.

Para começar a utilizá-la, acesse o Internet Banking Empresarial > Menu > Gestão Integrada > Concordar. Para uma experiência completa, autorize o consentimento do Open Finance, assim terá a visualização completa de todos os dados financeiros, entre outras instituições em que possui contas correntes empresariais.

E não para por aí: conheça o Open Investment

O Open Finance também trouxe o Open Investment, que, com atenção para os investimentos, possibilita que sua empresa compartilhe as informações sobre o seu perfil de investidor e dados sobre o capital investido para que ofertas personalizadas sejam disponibilizadas para você.

Descubra como começar a usar o Open Finance para empresas

Se você ficou interessado em ter essas funcionalidades, além dos demais benefícios do Open Finance em sua empresa, é simples: basta seguir passo a passo para ativar o Open Finance em sua empresa.

Passo 01 – Faça login no App Santander Empresas se você já for correntista. Se ainda não for, abra a sua conta PJ;

Passo 02 – No menu do aplicativo clique em "Open Finance" e depois em “Adicionar Instituição";

Passo 03 – Agora, sinalize os dados e o período para ficarem disponíveis;

Passo 04 – Finalize o compartilhamento da instituição financeira que você escolheu e, em seguida, iremos direcioná-lo para o App Santander Empresas para que você possa verificar os status do que foi solicitado.

Viu só como é simples? Venha ser Open Finance com o Santander e otimize a sua gestão financeira empresarial!

Seja Open Finance

Avalie esse artigo