Atualizado em Mon Oct 23 20:12:09 GMT-03:00 2023

por Equipe Santander

c. concepts / client-service/Bank and Counter/simple credit Copy 11

Acessibilidade

c. concepts / client-service/Bank and Counter/simple credit Copy 12
Aumentar espessura do texto Aa
Preto e amarelo - tema para daltônicos (WCAG 16:44:1)
Preto e branco - tema para daltônicos (WCAG 21:1)
c. concepts / client-service/Bank and Counter/simple credit Copy 11

Modo escuro

0:00

 / 

0:00

Se você considera o seu portfólio de investimentos diversificado, deve ter alguma quantia investida na previdência privada. E se você não está feliz com os resultados ou com o valor das taxas que estão sendo pagas ao banco, saiba que é possível realizar uma portabilidade para outra instituição financeira. Quer saber como? Continue a leitura!

O que é previdência privada?

Antes de falar de portabilidade, é preciso entender o que é uma previdência privada.

A previdência privada é um tipo de investimento que funciona como uma alternativa para agregar valor da sua aposentadoria, por conta da diferença entre o valor recebido enquanto um profissional ativo e quando aposentado. A função é de servir como uma renda adicional à previdência pública. Pense numa aposentadoria sem conexão com o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Além de não estar relacionada ao INSS, permite que você determine a quantia de dinheiro que será contribuída mensalmente no momento da contratação do investimento. Na previdência privada, é possível resgatar o valor investido após o período de carência, além de escolher entre os modelos de tributação regressiva e progressiva.

Mas existem dois tipos de previdência privada, o Plano Gerador de Benefício Livre (PGBL) e o Vida Gerador de Benefícios Livre (VGBL).

PGBL - Para aqueles que apresentam uma declaração de rendimentos completa no Imposto de Renda, o PGBL permite-lhe deduzir 12% dos seus rendimentos anuais tributáveis do seu imposto sobre o rendimento. No entanto, o imposto devido no momento do levantamento será baseado na totalidade do montante do plano.

VGBL - As pessoas que não declaram Imposto de Renda ou preferem apresentar declarações simplificadas são mais propensas a utilizar este tipo de plano de previdência privada. Aqui, ao realizar o resgate, o desconto do IR é feito apenas sobre os rendimentos. Ou seja, o valor depositado no início do investimento estarão livres de desconto.

O que é e como realizar a portabilidade da previdência privada?

Só é permitido a portabilidade da sua previdência privada, ou seja, alterar o seu plano para outro banco, entre planos da mesma modalidade, ou seja, de PGBL para PGBL, de VGBL para VGBL. 

Ambas as opções são gratuitas, além de não ser preciso resgatar o dinheiro, ou seja, não paga imposto de renda. E isso é realmente um diferencial, já que em outros tipos de investimento, seria preciso resgatar o dinheiro, pagar o IR e reinvestir. Ah, a portabilidade pode ser feita a qualquer momento, desde que o tempo de carência já tenha finalizado.

Se você tem uma previdência privada em outro banco e deseja trazer para o Santander, basta entrar em contato com a gente. Se você já é cliente, ligue na Central de Atendimento ou fale com o seu gerente/assessor.

Contatos:

-4004 3535 (capitais e regiões metropolitanas)

-0800 702 3535 (demais localidades)

-0800 723 5007 (pessoas com deficiência auditiva ou de fala)

Se ainda não é cliente, abra agora a sua conta ou vá até uma agência para fazer a sua portabilidade.

Após o seu pedido, o Santander será responsável por entrar em contato com a sua instituição atual e realizar todos os processos para que o seu investimento seja tratado com segurança até que a mudança seja concluída. E a dica é: converse com o banco e tire todas as dúvidas, conheça os planos de previdência, as condições, os prazos e os valores de depósito. Existem planos para todos os perfis de investidor, dos conservadores aos arrojados, e é essencial que você escolha um que seja ideal com as suas características.

Conte com o Santander para cuidar do seu futuro. Cadastre-se no Open Finance e traga a sua Previdência Privada para o Banco que é 1º lugar na administração de fundos de investimentos. É rápido, sem custos, seguro e com ofertas sob medida para você. Saiba mais!

 

Avalie esse artigo