Atualizado em 28-03-2022

por Equipe Santander

Se você alguma vez já se perguntou o que é saúde financeira, está no lugar certo! Ter saúde financeira significa que você consegue pagar suas contas do mês e ainda ter um dinheiro sobrando para emergências ou para tirar projetos do papel. Mas, a saúde financeira vai muito além disso.

Ela também é a responsável por noites bem dormidas, tranquilidade emocional, foco no trabalho e melhor bem-estar no seu dia a dia. Engana-se quem pensa que ter saúde financeira é sinônimo de conta bancária recheada.

Se você quer entender um pouco mais sobre saúde financeira e como alcançá-la, preparamos um pequeno guia com as principais dúvidas e dicas sobre o assunto. Vem ver!

O que é saúde financeira?

A saúde financeira vai muito além de evitar dívidas. Ter saúde financeira é conseguir uma vida mais equilibrada em todos os sentidos, especialmente, na relação que temos com o dinheiro.

Por isso, saúde financeira é sinônimo de equilíbrio entre pagar as contas, ter uma vida mais estável, saúde mental em dia, sustentar lazer e hobbies, manter uma reserva para urgências, e até mesmo, guardar ou investir seu dinheiro.

O que significa saúde financeira

Saúde financeira significa ter uma boa relação com o dinheiro. Afinal, ele está presente nas nossas vidas, e não saber como usá-lo pode gerar grandes problemas. E mais: saúde financeira é a liberdade de fazer escolhas que contribuem para que você aproveite bem a sua vida como um todo. Manter a disciplina e o controle financeiro para atingir seus objetivos, e se sentir seguro em relação ao futuro.

Qual a importância da saúde financeira?

Segundo dados da Serasa, no Brasil cerca de 65 milhões de pessoas estão com o nome negativado. Isso é quase metade de toda a população adulta no país! Mas, antes mesmo da pandemia do Coronavírus começar, o brasileiro já sofria com o endividamento e a falta de planejamento para lidar com seus gastos.

Por isso, a saúde financeira é importante para ter mais tranquilidade e qualidade de vida, isso porque:

Você mantém seu nome limpo

Assim você consegue ter acesso ao crédito e manter seu poder de compra. Além disso, com o nome limpo você tem maior controle sobre a sua vida, e escolhas como consumidor.

Consegue lidar com imprevistos

Lembra que a gente falou que saúde financeira é ter saúde mental em dia? Pois é, ela é aquele respiro diante de imprevistos e gastos surpresas.

Menos preocupação, mais qualidade de vida

A preocupação com contas e problemas com dinheiro podem causar estresse, depressão e até doenças do coração. Por isso, ter saúde financeira faz bem para o corpo e a mente.

Como ter saúde financeira?

Agora que você já entendeu o que é saúde financeira e a sua importância, chegou a hora de você organizar sua vida financeira com algumas dicas valiosas, vem ver:

Entenda sua situação financeira

Você precisa analisar quais são seus gastos básicos, com o que você está gastando hoje e o que dá para cortar. Assim, você terá uma visão geral da sua situação financeira.

Organize seu dinheiro

Você não sabe o quanto pode gastar em cada área da sua vida? Sugerimos o seguinte planejamento: reserve seu salário usando as porcentagens de 50% para contas básicas, 35% para hobbies e 15% para dívidas.

Guarde para os imprevistos

Se você não tem dívidas, tente guardar dinheiro todo mês. Pense que essa é uma conta fixa. Assim, fica mais fácil poupar e ter sempre um dinheiro extra para futuros imprevistos.

Organize as contas a pagar

Você pode sair do vermelho e trocar as dívidas do cartão de crédito ou cheque especial por juros menores - que cabem no seu bolso - por um empréstimo pessoal, por exemplo.

Como manter a saúde financeira em dia

Crie bons hábitos que vão te ajudar a manter sua saúde financeira sempre em dia, como:

  • Controlar suas despesas

  • Planejar os próximos gastos

  • Guardar dinheiro para a poupança

  • Evitar desperdícios

  • Não comprar por impulso

  • Não gastar mais do que você ganha

  • Estudar sobre educação financeira

Precisa de um empréstimo para organizar suas finanças?

A Sim Empréstimos, fintech do Grupo Santander, pode te ajudar a organizar seus gastos e colocar sua saúde financeira em dia. Faça uma simulação e receba ofertas personalizadas. Esse pode ser o pontapé inicial para você conquistar sua saúde financeira!

Faça uma simulação