Atualizado em Wed Jun 08 12:16:13 GMT-03:00 2022

por Equipe Santander

Qual o melhor tipo de investimento que eu posso fazer?

Todo mundo se faz essa pergunta ao entrar no mundo dos investimentos, pois estamos em busca de um negócio perfeito, fácil e de alta rentabilidade. Mas a resposta para essa pergunta é mais complexa do que parece, pois alguns fatores devem ser observados. Os primeiros são: qual o objetivo financeiro do investimento e por quanto tempo você pretende aplicar o dinheiro?

Objetivo e prazo são duas premissas básicas e essenciais para um investidor. Se você tem interesse em começar a investir, confira o nosso guia prático e dê o primeiro passo.

Neste artigo, estabelecemos três tipos de metas: comprar um imóvel, viajar com mais frequência e viver de renda. Assim, vamos apresentar exemplos de investimentos que podem contemplar cada uma dessas metas.

Mas preste atenção: não são recomendações, hein? Queremos te abastecer com informação para que, com esse conhecimento, você entenda as distinções e saiba onde aplicar o seu dinheiro.

Quero comprar um imóvel

Um dos desejos mais caros, que envolvem mais planejamento financeiro, é a conquista da casa própria. Se você tem em mente a compra de um imóvel para morar e construir a vida nessa residência, veja quais investimentos podem te ajudar a realizar esse sonho.

Certificados de Depósito Bancários (CDBs)

Se você pretende comprar o imóvel em breve, as aplicações conservadoras devem ser prioridade, então concentre-se nos investimentos de Renda Fixa. O CDB é um título privado, emitido e oferecido pelos bancos e corretoras para captar recursos e financiar atividades de crédito. Ou seja, você vai emprestar dinheiro para um banco e a instituição vai pagar no prazo estabelecido com juros.

É seguro e a rentabilidade pode ser prefixada, pós-fixada ou híbrida. A prefixada apresenta rentabilidade definida no momento da aplicação, a pós-fixada acompanha algum indicador e a híbrida contém elementos dos dois tipos.

Outro ponto forte dos CDBs é que não há cobrança de taxas de administração, performance ou custódia, porém, há cobrança do Imposto de Renda com tabela regressiva.

Conheça os investimentos de renda fixa que contam com o respaldo da solidez do Santander.

Letra de Crédito Imobiliário e Letra de Crédito Agronegócio (LCI e LCA)

Mais uma opção em renda fixa com rendimento que pode ser superior ao da poupança. Aqui, você vai emprestar dinheiro para os setores imobiliários e agrícolas. Em geral, a remuneração é prefixada ou pós-fixada, e não há cobrança de taxas de administração, performance ou custódia, assim como no CDB. O detalhe destes produtos é que os rendimentos são isentos do Imposto de Renda.

Quero viajar com frequência

Toda tentativa de juntar dinheiro exige disciplina e sacrifícios para renunciar a gastos desnecessários. Se você está planejando uma viagem especial, para um destino dos sonhos, comece controlando seus gastos com responsabilidade e pense nos títulos do Tesouro Selic.

Títulos do Tesouro Selic

Se você não tem uma grande quantia para investir, vale a pena pensar no Tesouro Selic. Apesar do vencimento ser longo, com média de cinco anos, você pode retirar o investimento a qualquer momento. Ou seja, se você pretende viajar nos próximos meses, vale a pena começar agora uma aplicação até perto do dia de viajar. Até lá, a rentabilidade será diária e você vai ganhar em cima de cada dia que teve recursos investidos.

Mas atenção com o Imposto de Renda! Há cobrança do IR, entre 15% e 22,5%, dependendo do tempo da aplicação e do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) que você só paga se resgatar o dinheiro antes de 30 dias.

Dica: se você acessar o site do Tesouro Direto, é possível fazer uma simulação. Informe quanto deseja aplicar e tenha uma ideia de quanto vai lucrar até a data do resgate.

Quero viver de renda

Viver de renda parece um sonho distante, pois não deve ter nada melhor do que investir todo o seu tempo fazendo o que mais gosta, com o custo de vida garantido todo mês, sem se preocupar com os boletos.
Se você parar para pensar, tudo que você precisa fazer é investir dinheiro o suficiente para que o retorno pague as contas. Enquanto você não tem toda essa quantia, vale a pena começar com investimentos certeiros que vão te trazer rendimentos constantes.

Ah, aqui vale um ponto de atenção. Antes de iniciar sua caminhada pelo mundo dos investimentos, é importante fazer a sua Análise de Perfil do Investidor (API). Sabe o que é isso? É uma série de perguntas que te ajuda a entender qual os melhores produtos de investimentos para você. Com esse conhecimento, será mais fácil encontrar opções que te tragam satisfação, segurança e, claro, lucros dentro da sua própria realidade.

Fundos de Investimentos Imobiliários (FIIs)

Os FIIs são pra você que deseja investir no setor imobiliário, mas sem precisar comprar um imóvel. Esses fundos administram shoppings, condomínios, salas comerciais, entre outros. O dinheiro arrecadado com os aluguéis desses empreendimentos é dividido entre os investidores e sem a cobrança de Imposto de Renda. Legal, hein?

Muitos fundos realizam a distribuição da renda regularmente, mas esse não é um investimento em renda fixa. Se você pensar bem, um inquilino de ponto comercial pode desocupar um imóvel a qualquer momento. 

Não é possível apontar qual será o retorno do seu investimento, mas se a pesquisa for bem feita e o seu dinheiro estiver em um fundo bem administrado, a possibilidade de um retorno vantajoso é bem grande.

Ações que pagam bons dividendos

Você sabe o que são dividendos? São quantias que alguns tipos de ações pagam aos investidores, uma espécie de participação nos lucros da empresa.

Muitas empresas pagam dividendos, mas para isso você precisa entrar no universo da Renda Variável e comprar ações. No mercado de ações, existem inúmeras empresas e, cada uma delas, possui sua característica.

Algumas dessas empresas que têm o capital aberto focam na partilha de dividendos com os acionistas. Ah, é importante saber que a divisão do lucro pode ser feita em diferentes períodos: mensal, trimestral, semestral e até anualmente.

Em geral, as empresas estáveis são boas opções quando o assunto é dividendo, já que as companhias em ascensão utilizam o lucro para investir em estrutura e expansão. 

Confira o índice de Dividendos da B3, a bolsa de valores do Brasil, e veja quais ações pagam mais dividendos. É uma informação pública e essencial para você começar a investir.

Invista em ações, diversifique os seus investimentos em grandes empresas e ganhe com o crescimento dela.

Invista com o Santander

Já sabe em qual produto investir? Veja as principais soluções de investimentos que temos para você.