Ainda tem dúvidas sobre o Open Finance? - Santander

Ainda tem dúvidas sobre o Open Finance?

Perguntas Frequentes

O que é o cadastro do Open Finance?

O cadastro é a autorização que os clientes, pessoa física ou jurídica, podem dar para que uma instituição consiga acessar seus dados de outras instituições.

Fiz o pré-cadastro. O que fazer agora?

Finalize seu cadastro para autorizar o compartilhamento dos seus dados. O consentimento é obrigatório para qualquer fluxo de dados de clientes no Open Finance. Finalizar meu pré-cadastro.

Como fazer o cadastro? Como e por onde eu vou autorizar o compartilhamento dos meus dados no Open Finance?

A autorização do compartilhamento sempre começa no ambiente digital da instituição que vai receber os dados que você quer compartilhar. Você pode autorizar o compartilhamento no app Santander, internet banking e Portal Santander. Empresas podem fazê-lo no app Santander Empresas e Internet Banking Empresarial. É um processo 100% online e gratuito.

 


Confira as instruções para compartilhar seus dados de outras instituições com o Santander:

 

1. Você precisa se identificar (realizar login e senha, por exemplo) no ambiente digital do Santander e entrar no ambiente Open Finance para criar um novo consentimento.

 

2. Escolha a instituição de origem para compartilhar seus dados. A partir daí, serão informados na tela os motivos do compartilhamento. Você pode selecionar quais dados quer compartilhar e por quanto tempo. Nessa tela, você pode consultar os Termos de Uso e a Política de Privacidade e, ao continuar, estará aceitando essas condições.

 

3. Você é redirecionado para o ambiente da instituição detentora dos seus dados para confirmar a autorização do compartilhamento. Para isso, basta ser um cliente digital nesta instituição e possuir os meios necessários para se autenticar. No caso de dúvidas nesta etapa, entre em contato com a instituição que originalmente detém seus dados.

 

4. Por fim, você retorna ao ambiente do Santander e assim recebe a confirmação de que seus dados serão compartilhados com a gente.

Por que não consigo autorizar o compartilhamento dos meus dados?

Provavelmente, por causa de restrições estabelecidas neste estágio do lançamento do Open Finance. Na fase 2 (com início em 13/08/2021), a implementação do sistema será feita de forma gradual em 4 ciclos, cada um deles com diferentes limitações: em relação aos tipos de dados que pessoas e empresas poderão dar/pedir consentimento; ao número de consentimentos que a instituição receptora pode liberar por ciclo, e também quanto ao horário de funcionamento.

Posso fazer o meu cadastro em qualquer horário?

Cada ciclo da fase 2 de implementação do Open Finance tem seus próprios períodos e horários para funcionamento. Veja:

 

De 13/08/2021 a 26/09/2021.
○ Das 8h às 18h,em dias úteis.

 

De 27/09/2021 a 10/10/2021.
○ Das 8h às 18h, todos os dias.
○ Exceto de quinta para sexta-feira (das 8h de quinta às 18h de sexta).

 

A partir de 11/10/2021.
○ Os cadastros podem ser feitos a qualquer momento (24h, 7 dias por semana).

O que você e as instituições financeiras ganham com o Open Finance?

Você terá mais autonomia e controle na gestão da sua vida financeira. Por sua vez, as instituições passam a conhecer melhor o seu perfil como cliente, oferecendo produtos e serviços mais adequados às suas necessidades.

Como o Open Finance vai impactar sua vida?

O Open Finance vai te ajudar a conquistar novas possibilidades como pessoa ou como empresa. Isso porque sua principal característica é oferecer autonomia para você ter mais controle sobre sua vida financeira, gerenciando suas contas e gastos em um único lugar.

Quem pode utilizar o Open Finance?

Você (pessoa física), e também o seu negócio (pessoa jurídica).

Estarei automaticamente inscrito no Open Finance?

Não. É preciso, primeiramente, que você autorize o compartilhamento. Sempre que for necessário o compartilhamento dos seus dados em alguma das instituições participantes, você será questionado sobre quais dados deseja ou não compartilhar.

É obrigatório o compartilhamento dos dados?

Não! No Open Finance, o compartilhamento dos seus dados só acontece se você quiser e permitir. Nenhuma instituição financeira terá acesso às suas informações sem autorização.

Com quais instituições será permitido compartilhar meus dados?

Será permitido compartilhar seus dados com as instituições financeiras, de pagamento ou demais instituições autorizadas. As informações sobre as instituições participantes você encontra aqui.

Quando poderei compartilhar os meus dados?

A partir da segunda fase, que tem início em 13/08/21, você poderá solicitar o compartilhamento de informações cadastrais e transacionais de suas contas (depósito à vista, poupança, pagamento pré-pago), de cartões e operações de crédito. Para saber mais, veja a resposta à pergunta “Posso fazer o meu cadastro em qualquer horário?”.

No caso de uma empresa, é necessária a autorização do sócio para solicitar o compartilhamento dos dados com outras instituições?

A confirmação de um consentimento para uma pessoa jurídica respeita o contrato do canal da empresa. Para o caso de único autorizador, será exibido o comprovante de compartilhamento feito com sucesso. Para situações que exijam mais de uma autorização, será exibida a mensagem de que são necessárias autorizações adicionais, e o prazo correspondente de expiração dessas autorizações.

Como eu sei que é seguro compartilhar meus dados pelo Open Finance?

O que torna o Open Finance um sistema mais ágil e seguro para o mercado financeiro são suas regras e rigorosos requisitos que garantem a autenticidade, segurança e sigilo das informações compartilhadas.

 

Além disso, somente as instituições autorizadas podem participar do Open Finance.

Quem são os responsáveis pela segurança dos dados e serviços compartilhados?

As instituições transmissoras dos dados são responsáveis pela segurança, sigilo e integridade dos dados e serviços que você está compartilhando. Todas as instituições participantes estão autorizadas a operar o sistema Open Finance pelos órgãos competentes.

Recebi uma mensagem pedindo para confirmar o compartilhamento dos meus dados. O que devo fazer?

As instituições financeiras continuam sendo responsáveis pela proteção e segurança de seus clientes. Por isso, se você tiver dúvidas ou receber qualquer solicitação de compartilhamento dos seus dados que seja suspeita, entre em contato com a instituição que mandou a mensagem.

O Open Finance respeita a Lei de Proteção de Dados (LGPD)?

Sim, pois o Open Finance entende que o cliente é o dono dos seus dados pessoais. Ou seja, somente você tem o direito de solicitar o compartilhamento. Por isso, suas informações só devem ser disponibilizadas para as instituições financeiras se você autorizar. Essas questões respeitam as medidas de segurança descritas na LGPD.

Como faço para cancelar o compartilhamento dos meus dados?

O cancelamento pode ser solicitado tanto na instituição em que você permitiu o compartilhamento de seus dados, quanto na que disponibilizou suas informações. Para tanto, você deve utilizar os canais digitais do banco (aplicativos ou internet banking).

Como fazer o cancelamento do pré-cadastro?

Se fez o pré-cadastro no Open Finance e deseja cancelar é só acessar: https://www.santander.com.br/obk-pre-cancelamento/   O pré-cadastro será excluído até o próximo dia útil, após o pedido de cancelamento.

Será cobrada alguma tarifa ou valor pelo serviço de compartilhamento dos dados?

Não, o Open Finance é um serviço gratuito.

Como será o compartilhamento de dados entre as instituições financeiras?

As instituições devem disponibilizar as informações por meio de interfaces digitais (APIs).

O que é API?

API é a sigla para “Application Programming Interface”.
É uma espécie de ponte que conecta diferentes plataformas a uma mesma base. Ou seja, quando os dados passam a ser compartilhados, as instituições autorizadas conseguem trocar informações entre si de maneira segura e padronizada, seguindo as regras e parâmetros estabelecidos pelo órgão regulador.

Como compartilhar meus dados do Santander com outras instituições?

Você (ou a sua empresa) precisa ser um cliente digital com credenciais (login, senha, Id Santander) válidas. O processo deverá ser iniciado nos canais digitais das instituições receptoras.

Fique por dentro de todas as informações sobre o Open Finance

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