Atualizado em 21-08-2023

por Equipe Santander

c. concepts / client-service/Bank and Counter/simple credit Copy 11

Modo escuro

0:00

 / 

0:00

O mundo moderno nos trouxe ferramentas, tecnologias e soluções que facilitam a vida cotidiana, o trabalho, os relacionamentos e até o lazer. O cartão de crédito, por exemplo, é essencial atualmente na praticidade em realizar transações financeiras. E se tem algo que a humanidade está sempre em busca é de mais conveniência e conforto.

Se você tem um cartão de crédito do Santander, deve conhecer alguns dos benefícios que ele traz para o seu dia a dia. Mas no texto a seguir, abordaremos diversos aspectos relacionados ao uso do cartão, desde a fatura ao melhor dia de compra, em dicas rápidas do que fazer em caso de perda ou roubo e muito mais.

O que preciso saber sobre o meu cartão de crédito?

1. Fatura

A fatura do cartão de crédito é um lugar onde você pode verificar todos os gastos realizados com aquele cartão durante um determinado período, um mês por exemplo. Ao fim do mês, você vai pagar a fatura. É essencial ficar atento às datas de vencimento para evitar cobranças de juros e multas.

O fechamento da fatura marca o encerramento do ciclo de compras. Nessa data, são registrados todos os gastos que estarão presentes na próxima fatura. É importante estar ciente do período de fechamento para evitar surpresas e controlar melhor os gastos. E você pode escolher o dia do fechamento que faça mais sentido para a sua realidade. Ou seja, veja o dia que você recebe seu salário ou qualquer outra forma de renda, para ter a quantia necessária em conta para pagar a sua fatura.

Para a sua segurança, é essencial ficar atento a todos os lançamentos que são feitos na fatura. Ou seja, veja se o que está sendo cobrado foi realmente gasto por você. Procure sempre conferir os lançamentos e, se identificar alguma irregularidade, entre em contato com a administradora do cartão.

2. Débito em Conta

Muitas instituições financeiras oferecem a opção de débito em conta, também conhecido como débito automático, para o pagamento da fatura do cartão de crédito. Essa modalidade permite que o valor seja automaticamente descontado da sua conta corrente, facilitando o controle dos gastos e evitando atrasos.

3. Pagamento de Boletos

Além da fatura, é possível utilizar o cartão de crédito para pagar boletos de diversas naturezas, como contas de serviços, mensalidades e compras online. Porém, fique atento, se optar por pagar um boleto com o cartão de crédito pode haver cobrança de taxas e outras cobranças. É mais uma das facilidades que o cartão de crédito traz para o dia a dia.

4. Melhor Data de Compra

Escolher a melhor data para realizar suas compras com o cartão de crédito pode ser estratégico. E como fazer isso?

O melhor dia para realizar compras com o cartão é no dia posterior ao fechamento da sua fatura. Por exemplo, se a sua fatura fecha no dia 30, faça compras no dia 1º do mês seguinte. Assim, você vai garantir mais prazo paga pagar, já que essa compra não virá na fatura que fechou no dia 30, mas apenas no próximo mês.

Isso pode auxiliar na organização das suas finanças pessoais.

5. Cartão Online

Novas funcionalidades do cartão de crédito estão sempre aparecendo e uma das novidades que ganhou mais espaço nos últimos anos foram os cartões digitais, pois oferecem praticidade e segurança nas transações.

Com eles, é possível realizar compras pela internet ou em estabelecimentos físicos sem a necessidade de portar o cartão físico. Basta ter os dados do cartão cadastrados no aplicativo ou carteira virtual do seu banco.

As carteiras virtuais nada mais são do que aplicativos capazes de transformar o seu celular ou um relógio inteligente em um meio de pagamento. E o funcionamento é bem simples: você cadastra seu cartão (físico ou online) e ativa pelo app quando precisar usá-lo, aproximando o celular ou relógio da maquininha.  

Além da comodidade de não precisar estar com seu cartão em todos os momentos, é também uma forma de se proteger, pois as carteiras virtuais contam com criptografia para proteger as suas informações bancárias.

6. Bloqueio e Reemissão de Cartão

Em casos de perda, roubo ou suspeita de fraude, é fundamental bloquear imediatamente o cartão de crédito.

Se foi um cartão Santander, você pode realizar o bloqueio pelo app Santander. Basta seguir o caminho:

- Faça o login no app e, em seguida, vá até o menu, na lateral superior direita;
- Clique em Cartões e, depois, em Bloquear e reemitir cartão;
- Informe o motivo do bloqueio e clique em Bloquear e reemitir cartão.

Ou entre em contato com Santander e informe o ocorrido. Muitas vezes, será necessário solicitar a reemissão do cartão, que chegará com um novo número de identificação.

Telefones:
SAC
0800 762 7777

Central de Atendimento
4004 3535 para capitais e regiões metropolitanas
0800 702 3535 para as demais localidades;

7. Limite

O limite do cartão de crédito é o valor máximo que você pode gastar, ou seja, é o valor máximo que o banco ou instituição financeira aceita liberar para que você use durante aquele mês, sem juros se o pagamento for realizado dentro da data de vencimento.

Existem maneiras de aumentar suas chances de conquistar mais limite? Sim, vamos falar disso a seguir. Mas é importante utilizar o limite de forma consciente, evitando endividamento excessivo. Caso você não consiga pagar a sua fatura, por exemplo, é possível cair no crédito rotativo.

8. Como Aumentar o Limite

Existem fatores que o banco avalia antes de delimitar o seu limite, como o histórico de pagamentos. Se você paga em dia a fatura completa e evita atrasos, isso vai contar pontos para que o seu limite aumente. Além disso, se você aumentar a renda que entra mensalmente na sua conta, isso também pode ajudar a sua situação.

Veja outras dicas para aumentar o limite do seu cartão.

9. Seguro para o seu cartão

Aqui no Santander, oferecemos o Seguro Cartão Protegido, um tipo de seguro para proteção contra perda, roubo e danos. Resumidamente, é uma solução que busca reduzir o seu prejuízo financeiro caso uma pessoa não autorizada utilize o seu cartão.

10. Cartões Adicionais

Muitos cartões de crédito oferecem a possibilidade de solicitar cartões adicionais para familiares ou dependentes. Essa opção permite compartilhar os benefícios do cartão principal, mas é fundamental estabelecer limites e acompanhar os gastos de cada usuário adicional.

Como fazer um cartão de crédito?

O cartão de crédito é uma ferramenta financeira versátil, mas requer responsabilidade assim como todas as outras soluções de crédito. Se você deseja um novo cartão, é importante conhecer as opções para fazer uma escolha que combine com a sua realidade.

Contratar Cartão

Avalie esse artigo