Atualizado em Wed Jun 08 12:04:05 GMT-03:00 2022

por Equipe Santander

ETF (Exchange Traded Funds) de Renda Fixa são fundos de investimento que têm como base a referência dos índices de Renda Fixa. No Brasil essa modalidade de ETF ainda é nova, chegou em 2018. Antes de aprofundar o assunto sobre ETF de Renda Fixa (ETF-RF), é preciso primeiro entender o que significa ETF.

O que é ETF?

ETFs são fundos de investimentos que acompanham índices de mercado e que são comercializados na Bolsa de Valores.
Uma característica interessante do produto é que para investir em ETF não é preciso ter muito dinheiro, pois existem opções com cotas de valores bem variadas, sem contar que é fácil investir sozinho e você pode fazer isso através do App Santander ou App Santander Corretora.

O que é ETF-RF?

ETF-RF é uma modalidade de ETF, mas que tem como base os índices atrelados à Renda Fixa.
As cotas de ETF-RF são negociadas na Bolsa de Valores e acompanham índices de Renda Fixa como, por exemplo, o IMA-B (índice ANBIMA com composição de títulos do Tesouro IPCA+) e IRF-M (Índice ANBIMA com composição de títulos do Tesouro Prefixados).

Vantagens do ETF-RF de Renda Fixa

- Livre de come-cotas

- Por ser negociado na Bolsa, tem mais flexibilidade na comercialização, sendo possível comprar e vender com mais praticidade

- Possibilidade de acompanhar a variação dos índices relacionados

- Alíquota de imposto de renda (IR) de 15% incidente sobre os ganhos, independente do prazo que o investidor ficar com a cota

Quem pode investir

Para aplicar nesses fundos, o mais indicado é que o investidor já tenha realizado uma reserva de emergência com produtos de maior liquidez e tenha uma Previdência Privada, produto para quem deseja planejar o futuro.  

Além disso, uma dica importante para qualquer aplicação é sempre ter o API – Análise de Perfil do Investidor atualizado para saber se os investimentos estão adequados aos seus objetivos, situação financeira e necessidades pessoais.

Invista com a Santander Corretora

Primeiro, preencha seu perfil de investidor (API) para ter acesso às soluções de investimentos mais adequadas para você. Depois, cadastre-se na Santander Corretora (se você ainda não for cadastrado). Você pode fazer o seu cadastro pelo App Santander, pelo Internet Banking ou através de seu Gerente de Relacionamento.

Faça seu cadastro

Para apoiar você, a Santander Corretora tem diferenciais, como:

1. Relatórios diários com as perspectivas e oportunidades na Bolsa feitos pelo time de estratégia.

2. Recomendações por perfil para investir em Ações, Fundos Imobiliários, ETFs e outros produtos.

3. Inteligência de mercado: análise dos eventos que mais impactaram o dia anterior e perspectivas para o dia que se inicia  

Acesse os relatórios no Painel do Investidor, dentro do Home Broker.  

Ficou com alguma dúvida? Procure seu Gerente de Relacionamento.

 


Para mais informações, acesse:  
www.santandercorretora.com.br > Invista > Fundos de Índice ETF > ETF Renda Fixa > Lâmina ETF Renda Fixa e o portal do fundo na rede mundial de computadores. O portal do fundo na rede mundial de computadores é a forma de divulgação de informações oficiais do fundo.   Material publicitário. Os investimentos apresentados podem não ser adequados aos seus objetivos, situação financeira ou necessidades individuais. O preenchimento do formulário API – Análise de Perfil do Investidor é essencial para garantir a adequação do perfil do cliente ao produto de investimento escolhido. Leia previamente as condições de cada produto antes de investir.