Quando o assunto é programação cultural, muitas opções acabam vindo à mente, como exposições de arte, shows, apresentações de rua, teatros e museus. Pensando nessa infinidade de opções, quanto de cultura você está consumindo ultimamente?
Nós separamos algumas dicas de museus pelo Brasil com programações disponíveis para você aproveitar cada uma delas sempre que quiser.
O que é o Dia Internacional do Museu
Criado pelo ICOM – Conselho Internacional de Museus em 1977, como uma parceria integrada à Unesco, o Dia Internacional do Museu acontece em 18 de maio, e é uma comemoração importante para o calendário cultural, visto que a data incentiva o aumento nas visitações e apreciação da cultura nas suas mais variadas formas de expressões e arte.
No Brasil, durante esse período de comemorações, acontece a semana nacional de museus, a qual é organizada pelo Ibram – Instituto Brasileiro de Museus, e funciona com o mesmo intuito da parceria anterior: aumentar a movimentação e a visibilidade dos museus e centros expositivos de todo o país.
3 dicas de museus para você conhecer as exposições
Ir em museus é uma atividade que estimula a criatividade, ensina novos conhecimentos e apresenta diferentes perspectivas sobre os mais variados temas. Por isso, seja nesta data específica ou em qualquer outra situação, visitar esses espaços é algo interessante a se fazer.
Para proporcionar incentivos que te ajudarão a aproveitar as visitas aos Museus ainda mais, você sabia que o banco Santander é patrocinador e incentivador dos museus citados abaixo?
Quem é cliente Santander, precisa saber quais são as facilidades e os benefícios que seus cartões, e conta corrente oferecem. Vamos conhecer!
Museu Judaico (São Paulo)
Repleto de histórias e tradições, o Museu Judaico (MUJ), fala sobre as memórias de seu povo por quase duas décadas. Localizado na região da Bela Vista, o MUJ, é uma iniciativa que visa a junção das raízes judaicas e a cultura brasileira nas diferentes formas de expressões.
O Santander foi um dos patrocinadores pioneiros do projeto em parceria de investidores e, atualmente, o museu acolhe grandes exposições sobre o tema.
Dois exemplos interessantes são a exibição “Judeus no Brasil: histórias trançadas”, que aborda o contexto geral da presença migratória dos judeus no país, e “A vida judaica”, a primeira longa exposição do museu. Nela, há como ver os costumes, o estudo da religião, as festividades e acontecimentos sob o ponto de vista cultural.
Além disso, é possível fazer visitas ao acervo judaico acontece às quartas-feiras. Ela é gratuita e vale a pena a visita.
- Clientes Santander têm 10% de desconto na compra com o cartão de crédito Santander;
- Cliente Santander Select: 20% de desconto para clientes Santander Select, na compra com o cartão de crédito Santander
Museu do Amanhã (Rio de Janeiro)
Nem só de praias paradisíacas vive o Rio de Janeiro. Se você mora ou vai passear pela cidade, precisa incluir o Museu do Amanhã no seu roteiro. Esse é um museu com atividades divertidas e reflexivas, e expõe narrativas sobre o futuro, seguindo o mote de “viver e moldar os próximos 50 anos”, de acordo com a instituição.
Com o intuito de questionar todas as formas de vida, desde aonde viemos e/ou iremos, assim como as possibilidades de construções do amanhã, o museu está, atualmente, com uma exposição imersiva: “Celular 50 – Da primeira ligação à próxima geração”, a qual fica na programação até o final de agosto.
Ao visitá-la, o público poderá conferir sobre os impactos da tecnologia com o passar dos anos e como a flexibilidade afetou as formas que nos comunicamos e compartilhamos informações.
O museu é a união de parcerias da prefeitura do Rio de Janeiro, da Fundação Roberto Marinho e tem patrocínio master do Santander. Por isso, têm benefícios para clientes e funcionários:
- Para clientes Santander, está disponível a meia entrada com pagamentos efetuados com cartão Santander (válido apenas para titular do cartão)*; 10% de desconto na loja do museu, e fila expressa para entrada.
- Para funcionário Santander, tem gratuidade no ingresso (somente o titular)*.
Ambos os ingressos podem ser comprados pelo site Sympla.
*Necessário apresentação do documento comprovativo e disponibilidade de bilheteria.
Museu do Ipiranga (São Paulo)
Há quase um ano o Museu do Ipiranga foi reaberto e conta com melhorias estruturais e novas construções para os visitantes aproveitarem ainda mais a experiência cultural e aprender sobre o Brasil. As exposições de longas e curtas temporadas proporcionam uma verdadeira volta às aulas de História com toques modernos.
Farol Santander (São Paulo e Porto Alegre)
Claro que não poderíamos falar sobre exposições e deixar de fora o incrível Farol Santander. Localizado no centro e coração de São Paulo, nele, você encontra ótimas opções de lazer, arte e o um espaço gastronômico para aproveitar todas as opções do nosso café com a vista do mirante e cardápio exclusivo.
Além da unidade da cidade de São Paulo, o Farol conta com uma unidade em Porto Alegre, localizado no Centro Histórico da região. Confira a programação para visitar as exposições disponíveis, clientes Santander ainda têm 10% de desconto com cartões Santander.
Tudo certo para visitar a programação dos museus que indicamos?
As exposições acontecem nos centros de algumas capitais do país e além de fácil acesso, têm ingressos que cabem em todos os bolsos para se beneficiar com seu cartão Santander.
Ainda não é cliente? Abra sua conta agora mesmo e aproveite os benefícios de ser cliente Santander.