Logo Santander Financiamentos
Ícone de lupa

O mundo digital nos proporciona inúmeras facilidades durante as tarefas do dia a dia. No entanto, é preciso tomar alguns cuidados para aproveitar esses recursos com segurança e evitar fraudes na internet e em espaços físicos. Confira a seguir 5 práticas de segurança para agir com confiança e tranquilidade.

1 - Sempre acesse os nossos canais oficiais

Se você já é cliente Santander Financiamentos, baixe o nosso aplicativo e tenha acesso a diversos serviços com segurança. Alguns deles também estão disponíveis no WhatsApp oficial , nosso número é o (11)4004-9090, que funciona como um canal de autoatendimento, onde não há diálogo com um humano.

Além disso, lembre-se de conferir se as comunicações recebidas por e-mail foram enviadas pelo nosso endereço oficial sitesantander@santander.com.br.

Sempre que precisar de atendimento humano nos contate pela Central de Atendimento 4004 9090 (regiões metropolitanas) e 0800 722 9090 (demais localidades).

computador sobre mesa branca com óculos ao lado

2 - Analise com atenção todas as comunicações recebidas

Seja por e-mail, SMS ou WhatsApp, uma boa dica é analisar o texto recebido. Verifique se o texto está bem escrito e desconfie de erros ortográficos, imagens desfocadas ou deformadas.

A atenção as comunicações também valem para as ligações. Fique atento, pois pessoas mal-intencionadas podem entrar em contato se passando por funcionários do banco para obter seus dados cadastrais e senhas.

Desconfie de descontos e valores muito abaixo do mercado, urgência para que você realize o pagamento e ofertas que parecem ser boas demais. Como por exemplo, propostas de quitação de contrato com valores abaixo do comum, e que são oferecidas como limitadas ou, até mesmo exclusivas, para se aproveitar da necessidade dos clientes.

Confira abaixo algumas medidas que adotamos e dicas para se proteger de forma simples e eficaz:

• A Santander Financiamentos NÃO ENVIA LINKS EM SMS OU WHATSAPP. Por isso, nunca clique em links de mensagem que solicitem informações pessoais, confidenciais ou dados do seu contrato;
• NÃO realizamos contato telefônico solicitando dados de acesso, senhas ou códigos de dispositivos de segurança;
• NÃO agendamos visitas ou enviamos motoboys na residência de nossos clientes;
• NÃO entramos em contato solicitando foto de QR Code ou código de validação, nem orientamos que você encaminhe essa imagem para outras pessoas;
• NÃO solicitamos depósitos para liberação de empréstimo;
• CRIE SENHAS SEGURAS. Utilize letras, números e caracteres especiais para formular a sua senha, evitando utilizar dados pessoais como, por exemplo, a data de nascimento.
• Utilize o DDA (Débito Direto Autorizado), dessa forma todos os boletos registrados em seu CPF serão enviados diretamente para sua conta bancária. O débito destes boletos irá ocorrer apenas quando você autorizar.

3 - Confira os dados do boleto bancário antes de realizar qualquer pagamento

As fraudes na internet relacionadas a boletos falsos podem causar dor de cabeça e prejuízos financeiros. Nesse tipo de fraude, os boletos são falsificados e editados para ficarem semelhantes a boletos reais. Para se proteger contra esse tipo de golpe, sempre emita seu boleto bancário em nossos canais oficiais, revise os dados do boleto antes de efetuar o pagamento e faça a validação na tela de pagamento anterior a confirmação da transação.

Separamos um checklist para ajudar você a confirmar se um boleto é verdadeiro:

• O beneficiário do seu boleto da Santander Financiamentos deve ser AYMORE CREDITO FINANCIAMENTO E INVESTIMENTO S.A. Não efetue o pagamento caso o beneficiário seja diferente;

• Todo boleto emitido pelo Santander começa com 033, confira sempre;

• Verifique se o valor é o de sua parcela e desconfie de valores diferentes;

• Confira se constam corretamente o seu nome e CPF no campo pagador.

4 - Não aceite ajuda de estranhos

Apesar de comuns no ambiente digital, as fraudes também ocorrem em ambientes físicos. Quando for realizar transações de forma presencial e precisar de ajuda, solicite somente a funcionários devidamente identificados.

Não perca de vista os seus documentos e não forneça senhas, informações pessoais ou dados do seu contrato.

5 - Tire suas dúvidas e faça uma denúncia

Recebeu uma comunicação ou ligação suspeita? Não realize nenhuma ação ou clique em links. Procure um dos canais oficiais da Santander Financiamentos e fale conosco! Estamos sempre à disposição para ajudar você a agir de forma segura e evitar golpes na internet.

Esse artigo foi útil?

Você sabe identificar se o boleto é falso?

Boleto Seguro