Você sabe o que significa uma alienação fiduciária? Não saber é mais comum do que parece — e a gente vai te explicar tudo, de um jeito simples.
Vamos entender agora tudo sobre o assunto!
Você sabe o que significa uma alienação fiduciária? Não saber é mais comum do que parece — e a gente vai te explicar tudo, de um jeito simples.
Vamos entender agora tudo sobre o assunto!
Alienação fiduciária é uma modalidade de garantia utilizada em operações de crédito. Nesse tipo de garantia, o devedor transfere ao credor a propriedade de um bem.
Como Funciona?
A propriedade do bem é transferida ao credor como forma de assegurar o pagamento da dívida. Durante o período da operação, o credor detém a posse indireta do bem. Isso significa que, embora o bem esteja alienado ao credor, ele permanece com o devedor até que a dívida seja totalmente quitada.
Dessa forma, se por algum motivo o comprador deixar de pagar as parcelas do empréstimo ou financiamento, a instituição financeira tem o direito de recuperar o prejuízo, retomando o bem dado como garantia, ou seja, o veículo.
De forma prática: é como fazer um empréstimo oferecendo algo seu como garantia de pagamento das parcelas — também conhecido como empréstimo com garantia.
E o melhor: você continua usando o seu bem normalmente, seja morando no imóvel ou dirigindo seu carro!
O empréstimo com garantia de veículo é uma modalidade de crédito em que o proprietário de um carro quitado oferece o veículo como garantia de pagamento. Essa opção permite obter melhores condições para o empréstimo.
Na prática, isso significa que o veículo fica alienado ao credor até que o empréstimo seja totalmente pago. Durante esse período, o proprietário pode continuar utilizando o veículo normalmente.
Formalmente, o bem fica alienado à instituição financeira até você quitar o financiamento ou empréstimo.
Mas calma, isso não significa que você perde o direito de usar o imóvel ou o carro. Você continua com a posse, como quem aluga um carro, por exemplo: usa à vontade, mas não pode vender ou doar sem antes quitar o financiamento ou empréstimo.
Apenas em caso de inadimplência e seguindo um procedimento específico:
• Caso atrase uma parcela, você terá 30 dias para regularizar.
• Depois, caso ainda não pague, o credor entrará com os procedimentos para a retomada do bem Só depois disso é que o bem pode ir a leilão.
Ou seja: você tem tempo para negociar e resolver antes da retomada do bem.
Vamos esclarecer para você:
Pode ser uma ótima opção em emergências, como cobrir despesas médicas, sair do cheque especial ou até investir em um novo negócio.
Mas lembre-se: é importante fazer um bom planejamento para que as parcelas caibam no seu bolso, sem apertar demais seu orçamento.
Procure as instituições autorizadas pelo Banco Central do Brasil. Pesquise no Reclame Aqui e analise a reputação delas.
Você tem prazos legais para regularizar o pagamento, antes da retomada do bem.
Antes de assinar o contrato, simule as parcelas e veja se o valor cabe no seu orçamento.
Que tal aproveitar a segurança de uma empresa sólida para contratar seu empréstimo?
Com a Santander Financiamentos, você tem taxas atrativas e muito mais segurança. Simule já!
Sujeito à análise
Atualizado em 15-05-2025
por Equipe Santander Financiamentos