E a geração distribuída?
Mesmo sendo voltado a grandes usinas, o crescimento da energia solar incentivado pelos leilões também traz reflexos positivos na chamada geração distribuída - ou seja, quando você mesmo gera sua própria energia, com painéis solares no telhado, por exemplo.
Com o avanço da tecnologia, aumento da oferta e mais players no mercado, os sistemas solares estão ficando mais acessíveis. Isso favorece o consumidor final, que passa a ter mais opções e preços melhores para investir em sua própria energia.
Por isso, o Leilão A-5 é uma peça-chave na expansão da energia solar no Brasil. Ele traz mais segurança para quem investe, estimula a construção de novas usinas e ajuda, aos poucos, a reduzir o custo da energia no país.
Para o consumidor, o impacto pode não ser imediato, mas faz parte de um movimento maior que está transformando o setor elétrico, deixando-o mais limpo, moderno e econômico.
Seja investindo em usinas solares ou pensando em gerar a própria energia em casa, o futuro da energia solar no Brasil é promissor.